FRANCISCO DAS CHAGAS DE OLIVEIRA(Cadeira 2)
Roberto Misici
Membro titular da cadeira 2 da ACM
Francisco das Chagas de Oliveira, nascido numa pequena e bucólica cidade serrana de São Benedito, interior do Ceará em 8 de março de 1924, filho Alberto Oliveira Freire e de Ana Alice Fontenele Oliveira.
As primeiras letras do nosso biografado foram cursadasnas escolas primárias da cidade natal de São Benedito. Deste grupo saíram cinco médicos.
Sendo o mais velho de uma respeitável prole de quatorze filhos nunca esqueceu as responsabilidades, dessa primogenitura, isso talvez muito o tenha ajudado. A vinda para a cidade grande era condição indispensável para o prosseguimento dos estudos, vindo à Fortaleza em 1936.
Frequentou o curso ginasial entre o “Instituto São Luiz” e o velho e querido “Liceu do Ceará”, deixando-o em 1944, quando se deslocou para a Bahia, para frequentar o ultimo ano cientifico e tentar o vestibular de Medicina.
A Segunda Guerra Mundial era o pano de fundo daquela época e os meios de transporte habituais sofriam a influencia da conflagração. O deslocamento para Salvador foi através do transporte rodoviário, precaríssimo, com péssimas estradas carroçáveis, com uma demora de seis a oito dias, para chegar ao seu destino.
Francisco das Chagas de Oliveira viveu naquela terra talvez os mais trepidantes dias da vida, entrando na Faculdade de Medicina da Bahia em fevereiro de 1946 e se formando em 12 de dezembro de 1951, foramseis anos inesquecíveis por todos os títulos.
Terminando o Curso Medico, voltou para Fortaleza em 1952, pois havia um compromisso moral, porquanto seu querido pai, após um esforço hercúleo, necessitava de sua ajuda na tarefa de encaminhar a educação do restante da prole, que felizmente conseguiu.
Chegando ao Ceará, assumiu um lugar efêmero em um Posto de Bouba, em sua terra. Para quem tinha se especializado em Cirurgia, Ginecologia e Obstetrícia realmente era uma parada indigesta. Passou pouco tempo lá, porque com seis meses voltou à Bahia em 1952, para casar com sua querida esposa Sra. Aracy Maria de Oliveira.
O Dr. Chagas de Oliveira realizou o primeiro concurso médico para o Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Comerciários (IAPC), onde saiu aprovado etomou posse em agosto de 1953 em Fortaleza.
No final da década de cinquenta foi admitido para a Faculdade de Medicina do Cará, como Assistente Voluntário da “Cadeira de Técnica Operatória e Cirurgia Experimental”.
Em 1960 foi nomeado e logo depois, com a extinção desta cadeira da Faculdade de Medicina, passou a integrar e ensinar na cadeira da Obstetrícia da nossa Faculdade.
Com a inauguração da “Maternidade Assis Chateaubriand” em 1965, a cadeira foi transferida para esta nova estrutura hospitalar, onde permaneceu até julho de 1999, agora transformada na disciplina “Gineco-Obstetrícia, pela fusão com a cadeira de “Ginecologia”.
Em 1977, fez concurso para Professor Livre–Docente de Ginecologia – Obstetrícia, obtendo aprovação com louvor.
A “Previdência Social” proporcionou que ele junto com um valoroso grupo de destacados médicos, organizassem e monitorassem o “Hospital Geral de Fortaleza (HGF), em 1968.
Foi então montada neste ano 1968, a “Clínica Obstétrica do HGF”, para o qual foi indicado como Chefe do Serviço e permaneceu neste hospital (HGF), durante 16 anos.
Deixou a Chefia da Clinica Obstétrica do HGF em 1983, quando teve que assumir a direção da “Maternidade Escola Assis Chateaubriand”, pelo falecimento de seu diretor o Professor Galba Araújo.
O seu desempenho na ACM, na posse como “Membro Titular” deste sodalício em 02/12/1986, onde ele termina seu discurso com as seguintes palavras: “As emoções que me inundam de desvanecimento e orgulho, neste momento tão significativo da minha vida, sejam também o mais veemente compromisso de honrar o nome, a tradição e a beleza deste templo sagrado da cultura”.
Em 20/05/2004, Chagas de Oliveira assumiu a Presidência da ACM, para dirigi-la no biênio de 2004 a 2006.
Permaneceu na Maternidade Assis Chateaubriand até julho de 1999 e continuou sua pratica medica no consultório privado até inicio do ano de 2007.
Faleceuem Fortaleza em 20/09/2012.
Biografia baseada em:
MISICI, Roberto. Discurso de Posse. Anais – Academia Cearense de Medicina. v. 16, ano 16, 2015. p. 359-364.
OLIVEIRA, Francisco das Chagas. Memória Autobiográfica. Anais – Academia Cearense de Medicina. v. 3, ano 3, 1988. p. 65-69.
Número acadêmico: 37
Nome: Oswaldo Oliveira Riedel
Cadeira: 32 (Patrono: João Capistrano da Mota )
Membro: Titular
Seção: Medicina
Posse: 20/09/1983
Nascimento: 21/07/1913
Falecimento: 01/06/1989