Academia Cearense de Medicina

Desde 1978

Viliberto Cavalcante Porto


VILIBERTO CAVALCANTE PORTO (Cadeira: 31)

Marcelo Gurgel Carlos da Silva

Membro titular da cadeira 18 da ACM

Viliberto Cavalcante Porto nasceu em 6/01/1932, em Aracati, Ceará. Após seus estudos iniciais, em sua cidade natal, cursou o ginasial e o científico no Colégio Castelo Branco, em Fortaleza, de 1942 a 1950.

Aprovado no vestibular para a Faculdade de Medicina do Ceará, em 1951, cursou, em Fortaleza, os três primeiros anos, transferindo-se para Escola de Medicina e Cirurgia, do Rio de Janeiro, em 1954, graduando-se em Medicina em 1956.

Durante seus estudos médicos, completou a formação com os seguintes estágios:  Hospital Moncorvo Filho; Serviço de Ginecologia da Maternidade da Policlínica de Botafogo; Clínica Médica da Santa Casa de Misericórdia e Emergência do Hospital Geral Getúlio Vargas.

Sua formação pós-graduada contemplou os Cursos de Aperfeiçoamento em: Anatomia, Neuroanatomia, Orientação Psico-Pedagógica e Avaliação em Educação Superior; e de Especialização em Direito Educacional e em Acupuntura, e a Livre-Docência em Anatomia na UFC em 1965.

Ao voltar ao Ceará, foi nomeado médico do Departamento Estadual de Saúde, em 1957, lotado no Posto de Saúde de Aracati, cujo prédio recuperou, reabrindo o ambulatório de atenção materno-infantil, clínica geral de adultos e sala de pequenas cirurgias.

Contando com a ajuda das Irmãs de Caridade e de muitos aracatienses, inaugurou o Hospital Santa Luiza de Marillac. Nesse período, em Aracati, atuou como Professor de Higiene do Ginásio São José e como médico do Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem.

Em 1983, ocupou a função de Secretário de Medicina Social do antigo INAMPS/CE, trabalhando na implantação do Plano de Reestruturação da Assistência Médica no âmbito da Previdência Social.

Em 1958, passou a trabalhar na Cátedra de Anatomia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC). Em 1960, foi enquadrado cargo de Instrutor de Ensino Superior do Quadro do Pessoal da UFC. Em 1977, por concurso, conquistou o cargo de Professor Titular de Anatomia da Faculdade de Medicina.

Por mais de quarenta anos dedicou-se ao ensino da Anatomia Humana nas disciplinas de Anatomia Sistemática, de Anatomia Topográfica, de Anatomia Aplicada à Clínica e à Cirurgia e de Neuroanatomia, para os Cursos de Graduação e, eventualmente, da Pós-Graduação, da área das Ciências da Saúde da UFC, da Universidade de Fortaleza (Unifor) e da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Na UFC, exerceu, dentre outros, os seguintes cargos e funções: Coordenador do Curso de Medicina; Membro da Comissão Coordenadora do Vestibular; Pró-Reitor Adjunto de Graduação; Membro da Comissão Permanente de Pessoal Docente; Pró-Reitor de Graduação; e Assessor de Legislação do Ensino.

Na Unifor teve o exercício dos seguintes encargos: Diretor do Centro de Ciências da Saúde; Membro da Comissão do Concurso Vestibular; Diretor de Assuntos Estudantis; e Vice-Reitor de Ensino e Administração Acadêmica. Foi um dos fundadores da Unifor, tendo sido o primeiro vice-reitor dessa entidade.

Na UECE foi Professor Visitante de 1996 a 2013, com atribuições de Assessor de Legislação do Ensino; participou da Comissão de Criação do Curso de Medicina, tendo sido o primeiro Coordenador desse curso médico, na fase de sua implantação, em 2002/2003. A UECE, em 21/01/2011, outorgou-lhe o Diploma de Doutor Honoris Causa.

Exerceu importantes funções acadêmicas nas principais universidades cearenses e na Escola de Saúde Pública do Ceará, coroando a sua atuação como Conselheiro do Conselho de Educação do Ceará.

Sua produção científica está reunida em artigos e em capítulos de livro, com relevo para as publicações na Revista da Fac. Med. Univ. Ceará e nos Anais da Academia Cearense de Medicina.

Foi também dermatologista, clinicando em Aracati, nos últimos anos de sua vida.

Foi membro titular da Academia Cearense de Medicina, empossado em 10/05/1985, da qual se afastou, por razões de saúde, passando ao quadro de Membro Acadêmico Honorável em 6/11/2015.

Viliberto Porto casou com Rita Maria Carneiro Porto e dessa união resultaram quatro filhos: Viliberto Jr. (administrador), Ana Isabel (fisioterapeuta), Fernanda (assistente social) e Ângelo José (professor de anatomia da UFC e oftalmologista).

O Prof. Viliberto faleceu em Fortaleza em 17/11/2016.

Biografia baseada em:

SILVA, Marcelo Gurgel Carlos da. Viliberto Cavalcante Porto. Anais – Academia Cearense de Medicina. v. 18, ano 18, 2018. (no prelo).

 

Cargos, funções e reconhecimentos

INFORMAÇÕES DO ACADÊMICO

Número acadêmico: 42

Cadeira: 31 (Patrono: Aurélio Lavor)

Membro: Titulares Honoráveis

Seção: Medicina

Posse: 10/05/1988

Nascimento: 06/01/1932

Falecimento: 17/11/2016