Academia Cearense de Medicina

Desde 1978

Jorge Romcy


JORGE ROMCY (Cadeira 30)

Sebastião Diógenes Pinheiro

Membro titular da cadeira 30 da ACM

Filho de migrantes da terra dos cedros, Jorge Romcy nasceu em 21/07/1922, em Fortaleza, cidade que acolhera seus pais que aqui chegaram ainda meninos. O notável descendente libanês veio a falecer em sua cidade natal no dia 17 de junho de 2009, aos 87 anos de idade.

Destarte, para registrar os fatos mais importantes da vida do Prof. Jorge Romcy, assumimos a incumbência de escrever a sua biografia, cuja vida foi pautada pela honradez, pela ética, pela virtude moral, pela dedicação ao trabalho e pelo amor à família.

Graduou-se em medicina em 1947 pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Pernambuco. Durante o ano de 1948 realizou o curso de especialização em Medicina Esportiva na Escola de Educação Física da então Universidade do Brasil, na cidade do Rio de Janeiro.

Em 1949, Dr. Jorge Romcy retornou a Fortaleza e assumiu o cargo de médico da Assistência Municipal, onde trabalhou durante 16 anos. Neste mesmo ano, graças à vocação para o magistério, foi designado para exercer o cargo de professor de Fisiologia da Faculdade de Farmácia e Odontologia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Dezessete anos depois, em 1966, assumiu a disciplina de Fisiologia da Faculdade de Medicina da supracitada universidade. Inicialmente, o fez como assistente do professor catedrático Aluísio Pinheiro, e algum tempo depois, como professor titular.

No período de 1969 a 1974 ocupou os cargos de chefe e subchefe do recém-criado Departamento de Fisiologia e Farmacologia da Universidade Federal do Ceará. Foi um professor judicioso, aplicado e rigoroso em relação às suas obrigações docentes. Exerceu a dignificante profissão de professor universitário durante 32 anos, aposentando-se com a consciência tranquila de ter exercido o magistério com dignidade e respeito.

Em 1974 fez o curso de Medicina do Trabalho, o primeiro a se realizar em Fortaleza, e exerceu a especialidade com competência técnica.

Com a aposentadoria na Faculdade de Medicina, Prof. Jorge Romcy julgou que sua nobre missão de servir à Medicina houvera chegado ao fim, conforme suas próprias palavras: “Pensei que havia chegado meu canto de cisne, mas qual não foi minha surpresa quando, um dia, recebi um ofício do então Presidente da Academia, Prof. Walter de Moura Cantídio.” O ditoso ofício comunicava a sua eleição como Membro Titular da Academia Cearense de Medicina (ACM). Passada a primeira fase da forte emoção, Prof. Romcy compreendeu que sua missão ainda não estava concluída. O “Canto do cisne”, metáfora que utilizara para designar sua derradeira e mais importante obra, não aconteceu, porque a História da Medicina no Ceará, através deste panteão, recrutou-o, com acerto, para arrostar mais um desafio.

O Acad. Jorge Romcy teve uma atuação de destaque na Academia Cearense de Medicina. Suas importantes participações estão registradas nos anais deste sodalício sob os mais diversificados gêneros de publicações. Dentre eles destacam-se: Esboço Histórico do Departamento de Fisiologia e Farmacologia do Centro de Ciências da Saúde da UFC (V. VI – No. 6); Discurso de Posse na Presidência da Academia Cearense de Medicina (V. VI – No. 6); História do Ensino da Fisiologia Humana no Ceará (V. VII – No. 7); Histórico da Traumatologia e Ortopedia no Ceará (V. X – No. 10); História da Medicina do Trabalho no Ceará (V. XI – No. 11); A Importância do Exercício Físico na Vida do Ser Humano (V. XII – No. 12); Homenagem Póstuma à Francisco Aluísio Pinheiro (V. XIII – No. 13). Na presidência da Academia, durante o biênio 1992/1994, Dr. Romcy realizou uma excelente administração, feito venturoso que o Acad. Raimundo Hélio Cirino Bessa imortalizou nas páginas dos anais: “Jorge Romcy cumpriu com zelo e brilhantismo a função de presidente, oportunidade em que deixou registrados seus dotes de excelente administrador”.

Do consórcio com a Sra. Zeina Aleme Romcy nasceram três filhos: Jorge Filho (Engenheiro), Cristina (Arquiteta e professora doutora da Unifor e da Fanor) e Claudia (Psicóloga). Os filhos deram-lhe três netos.

O inolvidável mestre faleceu em plena atividade acadêmica, em Fortaleza, em 17 de junho de 2009.

 

Biografia baseada em:

PINHEIRO, Sebastião Diógenes. Discurso de Posse. Anais – Academia Cearense de Medicina. v. 16, ano 16, 2014. p. 285-290.

ROMCY, Jorge. Discurso de Posse na Presidência da Academia Cearense de Medicina, In: ACADEMIA CEARENSE DE MEDICINA. Anais – Academia Cearense de Medicina. Fortaleza: Imprensa Universitária, 1995. v. VI, nº 6. 362p. p.63-68.

 

 

Cargos, funções e reconhecimentos

INFORMAÇÕES DO ACADÊMICO

Número acadêmico: 29

Nome: Jorge Romcy

Cadeira: 30 (Patrono: João Luiz de Oliveira Pombo )

Membro: Titular

Seção: Ciências Aplicadas à Medicina

Posse: 10/03/1982

Nascimento: 21/07/1922

Falecimento: 17/06/2009