Academia Cearense de Medicina

Desde 1978

José Iran de Carvalho Rabelo


JOSÉ IRAN DE CARVALHO RABELO (Cadeira 29)

Paulo Eduardo Garcia Picanço

Membro titular da cadeira 6 da ACM

Nasceu José Iran de Carvalho Rabelo em Iguatu-CE, em 1º/02/1941, sendo o último filho de Orígenes Rabelo, comerciante e agropecuarista, por fim, funcionário público estadual, e de Maria Olga de Carvalho Rabelo, de prendas domésticas. Desse matrimônio nasceram 12 filhos; de um casamento anterior, seu pai teve outros 8 filhos.

Quando atingiu a idade escolar iniciou seus estudos no Círculo Operário de Iguatu. Em virtude das constantes mudanças de cidades, face aos deveres profissionais de seu pai, àquela época trabalhando para o DAER, frequentou o Grupo Municipal de Pereiro. Voltando a residir em Fortaleza frequentou o Grupo Escolar Presidente Roosevelt e o Grupo Escolar Juvenal de Carvalho, ambos da esfera municipal. Transferindo-se para Santa Quitéria continuou o curso primário no Educandário Santa Quitéria. Regressando a Fortaleza fez o Curso de Admissão ao ginásio, no Colégio Dom Bosco e logo a seguir foi transferido para o Ginásio Municipal de Fortaleza, hoje Colégio Filgueiras Lima. Concluiu o curso secundário no Liceu, referência de ensino de nossa terra. Eram os idos 1959. No início do ano seguinte prestou exame vestibular para a Faculdade de Medicina da Universidade do Ceará (UFC), tendo se classificado em quarto lugar.

Concluiu sua graduação médica em 1965 na Faculdade de Medicina da UFC. Aprovado para a Pós-graduação no Hospital dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro, pioneiro do sistema de Residência Médica no País. Durante os 3 anos (1966/67/68) permaneceu naquela instituição, sendo os dois primeiros dedicados ao estudo e prática da Clínica Médica e o derradeiro ano em Gastroenterologia. Lá teve oportunidade de conviver com boa parcela da elite médica de nosso País, aprendendo a conviver com os mestres, colegas residentes e demais membros da equipe de saúde. Quando de sua estadia no Rio, fez Curso de Especialização em Pré e Pós-Operatório em Cirurgia do Aparelho Digestivo na Escola Carlos Chagas.

Nas últimas décadas, Iran Rabelo tem se insurgido, vigorosamente, contra o poder mercantilista da indústria farmacêutica e do lobby dos políticos no uso massivo de medicamentos sem a necessária qualidade farmacêutica. Daí seu compromisso, de retribuir o que recebera de seu povo dedicando-lhe toda sua energia, de suas ações e de sua experiência na defesa da sua assistência aos pacientes e na luta insana pelo melhor desempenho profissional.

No HGF, Iran Rabelo exerceu importantes funções além da Coordenadoria da Enfermaria do Serviço, Coordenador da Residência Médica, Chefe do Serviço de Clínica Médica, Coordenador do Setor de Pré e Pós-Operatório, Membro de várias Comissões de Ética, Chefe do Corpo Clínico, Presidente da Comissão de Prontuários Médicos, Presidente da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar. Na Secretaria da Saúde do Estado do Ceará foi Presidente do Comitê de Clínica Médica com a elaboração de 2 edições do Manual de Clínica Médica e Presidente do Comitê de Uso Racional de Antimicrobianos com o Manual de Normatização do Uso Racional de Antimicrobianos. Publicou trabalhos sobre Úlceras Atípicas e Abdome Agudo.

De sua união matrimonial em 20/09/1969, com sua colega de turma, Maria dos Prazeres Ferreira Rabelo, resultou na maior realização do casal: três filhos – Helena, Cristina e Paulo, que lhes deram dois netos – Clara e Marina.

Consagrando sua trajetória de médico foi eleito, em 09.03.2003 para a Cadeira 29 da Academia Cearense de Medicina, patroneada pelo insigne Oftalmologista, Dr.Hélio de Góes Ferreira, que deixou um extenso e notável legado à medicina. Seu ocupante anterior foi o brilhante médico Luiz Carlos Fontenele.

 

Biografia baseada em:

ANDRADE, Francisco Braga. Saudação aos Novos Recipiendários. Anais – Academia Cearense de Medicina. V. 11, ano 11, 2006. P. 121-124.

GIRÃO, José Eduilton. Clínica Médica no Ceará: passado & presente. 2.ed. Fortaleza: Expressão Gráfica, 2017.

 

Cargos, funções e reconhecimentos

INFORMAÇÕES DO ACADÊMICO

Número acadêmico: 80

Cadeira: 29 (Patrono: Hélio Góes Ferreira)

Membro: Titular

Seção: Cirurgia

Posse: 09/05/2003

Nascimento: 01/02/1941

Falecimento: 09/04/2022