Academia Cearense de Medicina

Desde 1978

Hélio Góes Ferreira


Com grande honra o destino me concedeu o privilégio de fazer, documentar algumas notas bibliográficas, do Patrono da Cadeira 29 de nossa excelsa Academia Cearense de Medicina – Dr. Hélio de Góes Ferreira - á qual passei a ocupar à partir de 09 de maio de 2003. O Dr. Hélio nasceu em Fortaleza no dia 15 de fevereiro de 1900, filho do comerciante Coronel João Ferreira Costa e de D. Angelina Castro de Góes Ferreira. Iniciou e concluiu seus estudos primários e secundários no Ceará. Aos 19 anos, em 1919, ingressou na faculdade de Medicina da Praia Vermelha, no Rio de Janeiro. Frustrado em sua tentativa inicial de ser um cirurgião geral, passou a frequentar, na Policlínica do Rio de Janeiro, a Clínica do Dr. Moura Brasil, grande oftalmologista cearense. Defendeu, com muito sucesso, a tese de doutoramento intitulada “Da Simulação em Oftalmologia”, tendo colado grau em Medicina em 30.12.1924.

Retornou ao Ceará em 1925 e iniciou sua clínica especializada, de muito sucesso, com seu irmão Dr. Antônio de Góes Ferreira. De seu casamento, em 15.08.1930, com a Sra. Maria José Menescal de Góes Ferreira nasceram 04 filhos: Carmem, Helena, Maria Lúcia e Hélio Filho. A frustrada pretensão do Dr. Hélio de ser cirurgião geral foi de extrema importância para a Medicina Cearense, em particular para a oftalmologia, tal a sua participação na fundação e direção de grandes serviços da especialidade em nossa terra.

Foi chefe do serviço de Olhos da Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza por 40 anos, a partir de 1928, em substituição ao Dr. Meton de Alencar.

Na década de 1940, em associação com os Drs. Abner Brígido, Raimundo Bezerra e Porfírio Sampaio, fundou e dirigiu a Casa de Saúde São Lucas, posteriormente incorporada pelo Hospital Geral Dr. César Cals.

Em 1942, em companhia dos Drs. João Mendes Filho, Fernando Leite e Sílvio Ideburque Carneiro Leal, fundou a Sociedade de Assistência aos Cegos, mantenedora do Instituto dos Cegos do Ceará, tendo sido Presidente do Conselho Deliberativo dessa Associação.

Em 1944 fundou uma escola para cegos que após sua morte recebeu o nome de Instituto dos Cegos Dr. Hélio Góes Ferreira.

Em 1968 fundou clínica e hospital especializado em Oftalmologia na Associação de Assistência aos Cegos, na Av. Bezerra de Menezes, 892, onde clinicou e operou até 1975.

Foi sócio fundador e primeiro presidente da Sociedade de Oftalmologia do Ceará, tendo ainda sido Chefe de Clínica de Olhos de diversas Instituições como o Serviço de Olhos, Nariz e Garganta do Centro de Saúde de Fortaleza que funcionou muitos anos na Praça José de Alencar.

Participou assiduamente do Centro Médico Cearense.

Estendeu suas atividades para a área social, tendo sido Sócio Honorário do Rotary Club de Fortaleza e Diretor e Presidente do extinto Clube Iracema.

Notabilizou-se por sua intensa atividade profissional tendo recebido mais de três mil facectomias até a celebração de seu jubileu de ouro. Outro grande destaque de sua vida foi seu trabalho “O Valor Social do Cego”, hoje ainda bastante atual para uma compreensão mais abrangente do potencial de trabalho e de participação do deficiente visual.

Este grande médico faleceu, em Fortaleza, em 18.05.1976, nos deixando este grande legado de trabalho, capacidade de empreendimento e visão social.

Cargos, funções e reconhecimentos

INFORMAÇÕES GERAIS

Nascimento: 15/02/1900

Falecimento: 19/05/1976