VITORIANO ANTUNES BARBOSA (Cadeira 28)
Vladimir Távora Fontoura Cruz
Membro Titular da cadeira 11 da ACM
Vitoriano Barbosa é o primogênito do saudoso cirurgião Ac. Milton Escócia Barbosa, Membro Honorário da Academia Cearense de Medicina, laureado no Sodalício em 1993 e da Sra. Mirtes Antunes Barbosa.
Nascido em Fortaleza em outubro de 1943, fez o curso secundário no renomado Colégio Cearense.
Em 1962, ingressou na Fac. de Medicina da UFC. Influenciado pelo desempenho do pai e do tio, Damião Escócia, de saudosa memória, ainda universitário enveredou no difícil e cansativo caminho da prática cirúrgica. Foi interno-bolsista da Assistência Municipal, hoje IJF, em 1966 e 1967.
Vitoriano foi um dos melhores jogadores de futebol de salão que atuou em nosso Estado. Tanto é que foi campeão brasileiro universitário em 1967.
Colou grau em Medicina em dezembro de 1967, tornando-se em seguida Residente do Hospital de Cirurgia da Faculdade de Medicina da UFC, Serviço do Prof. Newton Gonçalves, em 1968/69.
Em 1970, o jovem cirurgião partiu para os Estados Unidos a fim de conseguir a especialização em cirurgia plástica. Em 1973 recebeu o Diploma do Board Certified pelo Estado de Michigan, Estados Unidos e em 1975 foi pós-graduado pela Universidade de Wayne, em Detroit.
Foi membro do Colégio Brasileiro de Cirurgiões e Fellow do Colégio Internacional de Cirurgiões.
É membro Titular Especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
Em 1980, foi o Secretário do XVII Congresso Brasileiro de Cirurgia Plástica realizado em Fortaleza, e, a convite seu, tivemos em Fortaleza presenças marcantes da cirurgia plástica norte-americana.
Casado em primeiras núpcias com a Sra. Deonita Almeida Barbosa, três filhos nasceram desta união: Milton Neto – Professor universitário de Informática, Fabiano – Designer profissional e arquiteto e Vitor Henrique – Publicitário, profissional de computação gráfica em Vancouver, Canadá.
Casado em segundas núpcias com a Professora Elídia Clara Aguiar Veríssimo.
Fundou, em associação com alguns colegas cirurgiões plásticos, a Plasticlinica que foi durante muitos anos referência da especialidade no Estado do Ceará.
Na Câmara Técnica de Cirurgia Plástica do Conselho Regional de Medicina do Estado do Ceará temos três profissionais de alto padrão, entre os quais o confrade Vitoriano Antunes Barbosa.
A Sra. Mirtes, sua genitora, apesar de ter sido exímia pianista e de ter ensinado aos filhos a prática do instrumento aristocrático, não incentivava a aprendizagem do violão, temendo que o jovem Vitoriano desviasse a sua atenção dos estudos escolares, e, como dizia o escritor Lêdo Ivo, “talvez vida a fora levasse a morte nas ancas do seu cavalo”.
O fato do Vitoriano não ser destro serviu de barreira na aprendizagem do violão, aspecto que ele soube contornar, mesmo sem dispor de professores que tivessem igualmente a predominância do hemisfério cerebral direito, por seu amor ao prático e plangente instrumento musical.
Passam-se os anos e, não satisfeito, o Dr. Vitoriano tornou-se novamente universitário e cumpriu de maneira soberba o Curso Superior de Música da Universidade Estadual do Ceará, fato que ele confessa, entre tantas Cadeiras humanísticas, abriu a sua mente, observando o mundo por uma ótica mais fraterna. E continua: “se a medicina me permitiu que descobrisse os mistérios da anatomia humana, a música tornou-me mais sensível no convívio com os semelhantes”.
E foi também nesse curso que, ao ser orientado pela bela professora a acionar o teclado do piano, Vitoriano encontrou alguém muito especial em sua vida, que também tocou seu coração. E já são quase 30 anos de convivência harmoniosa e feliz com Elídia Clara Veríssimo.
Vitoriano é Diretor artístico da Associação dos Médicos Artistas, onde desenvolve seu lazer musical.
Em 14 de agosto de 2009, tomou posse como membro Titular da Academia Cearense de Medicina na Cadeira 28 que tem como Patrono o venerado Dr. Eduardo Rocha Salgado, coroando uma vida profissional pontilhada de vitórias.
Biografia baseada em:
CRUZ, Vladimir Távora Fontoura. Discurso de Saudação aos Recipiendários, Drs. Alberto Lima de Souza e Vitoriano Antunes Barbosa. Anais – Academia Cearense de Medicina. v. 14, ano 14, 2010. p. 97-106.
Número acadêmico: 90
Cadeira: 28 (Patrono: Eduardo Rocha Salgado )
Membro: Titular
Seção: Ciências Aplicadas à Medicina
Posse: 14/08/2009
Nascimento: 20/10/1943