Academia Cearense de Medicina

Desde 1978

Eduardo Rocha Salgado


O Dr. Eduardo Rocha Salgado nasceu em Fortaleza-CE no dia 20 de abril de 1864. Filho do negociante português Francisco Luiz Salgado e D. Virgínia da Rocha Salgado, descendente do também português Joaquim da Rocha Moreira, que tinha a patente de oficial reformado e era conhecido pelo nome de Rocha Gouveia. Essa família por muito tempo foi moradora da Praça do Palácio em Fortaleza.

Em 1988 formou-se em medicina pela Faculdade no Rio de Janeiro, laureando-se com a Tese sobre O Tratamento Cirúrgico dos Aneurismas da Aorta. Continuou seu aperfeiçoamento profissional nos hospitais europeus. Fez parte do Corpo Clínico da Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza, tornando-se mais tarde Diretor Clínico, e até hoje tem seu nome fixado numa ala desse hospital.

No seu desempenho profissional constam as funções de Professor de Medicina Pública-Medicina Legal na Faculdade de Direito do Ceará em maio 1905, chegando a ser diretor daquela escola; Inspetor de Higiene do Estado do Ceará, sendo encarregado do Serviço Médico do Batalhão de Segurança; atuou como jornalista nos Periódicos “Divulgador” e “A República”, onde escreveu aconselhamentos sobre práticas de medicina doméstica e sugeriu orientações de tratamento em acidentes e envenenamentos. Escreveu vários trabalhos sobre temas de urgências médicas, sendo um dos fundadores da Academia Cearense de Letras.

Em 1913 presidiu na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará a Sessão solene da criação do então Centro Médico Cearense. No mesmo ano, juntamente com o Dr. Eliezer Studart Fonseca, inaugurou nos altos da Farmácia Fonseca, na Praça José de Alencar, o primeiro protótipo de Casa de Saúde em nossa cidade, contando com seis quartos, sala de esterilização e centro cirúrgico. Após seis anos da sua criação, esse estabelecimento de saúde foi fechado, devido à incompreensão e insatisfação popular em não aceitar tal inovação, que preferia continuar recebendo atendimento médico nos seus domicílios, mesmo sem as mínimas condições de higiene.

Dr. Eduardo Rocha Salgado casou-se com D. Amélia Barroso no dia 4 de maio de 1895, tendo dessa união concebido sete filhos: Esther, Paulino, Fernando, Elsa, Edith, Francinet e Eduardo filho. No dia 21 de maio de 1934, aos 70 anos de idade, faleceu na cidade do Rio de Janeiro.

Por suas destacadas atividades sócio-profissionais foi meritoriamente escolhido como membro da Academia Cearense de Medicina, sendo o Patrono da Cadeira 28. Seu nome encontra-se registrado nos livros: “Cearenses Notáveis” de F. Silva Nobre e no “Dicionário Bio-Bibliográfico Cearense” do Barão de Studart. A ele nossas reverências.

Cargos, funções e reconhecimentos

INFORMAÇÕES GERAIS

Nascimento: 20/04/1864

Falecimento: 21/05/1934