Academia Cearense de Medicina

Desde 1978

Renan Magalhães Montenegro


RENAN MAGALHÃES MONTENEGRO (Cadeira 21)

Maria Zélia Petrola Jorge Bezerra

Membro Titular da Cadeira 57 da ACM

Renan Magalhães Montenegro nasceu em 28 de agosto de 1936 no município de Senador Pompeu, Ceará. Primeiro dos seis filhos do casal Alfredo Azevedo Montenegro e Edna Magalhães Montenegro, Renan Montenegro veio ainda pequeno residir em Fortaleza com as tias maternas Edília e Alba Benevides, para estudar.

Fez os cursos primário e ginasial no Colégio 7 de Setembro e o colegial, no Liceu do Ceará.

Ingressou na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará, em 1956 e colou grau em dezembro de 1961. Fez residências de Clínica Médica no Hospital Universitário Walter Cantídio, seguindo em 1963 para Ribeirão Preto em São Paulo, onde se especializou em Endocrinologia, sob a orientação dos professores Hélio Lourenço de Oliveira, José Moacir Tabosa Veríssimo, Domingo Lomônaco e Luís Carlos Fernandes Reis.

Retornou a Fortaleza em 1964 e de janeiro a agosto, a convite do Professor Jurandir Picanço, entrou como instrutor voluntário de Clínica Médica (2ª Cadeira – Endocrinologia), da Faculdade de Medicina da qual faziam parte os professores Geraldo Wilson da Silveira Gonçalves e César Romcy. Posteriormente, como auxiliar de ensino, iniciou a formação do Laboratório de Endocrinologia. O Dr. Renan Montenegro tronou-se Professor Adjunto IV da cadeira de Endocrinologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará, aposentando-se ao completar 70 anos.

Em 1982 estagiou na Universidade de Virgínia, nos Estados Unidos, onde teve a oportunidade de trabalhar com os professores Robert Carey e Michael Thorne, uma das maiores autoridades mundiais em Neuroendocrinologia.

Em 2012, doutorou-se em Farmacologia pela Universidade Federal do Ceará com a Tese intitulada “Estudo da Associação entre Acromegalia e a Presença da Mutação BRAF V600E e a Expressão Imunohistoquímica de IGF-1 e Galextina-3 no Carcinoma Papilífero de Tireoide”, sob a orientação da professora Maria Elisabete Amaral de Moraes. Atualmente, Dr. Renan Montenegro pesquisa Neuroendocrinologia, em especial Acromegalia e Tumores Neuroendocrinos e Distúrbios da Tireoide.

Fundou, em 23 de novembro de 1976, a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia – Regional do Ceará, da qual foi o primeiro Presidente. É também Fundador e Presidente do Instituto Cearense de Endocrinologia (ICE), instituição vinculada ao Hospital Universitário Walter Cantídio da Universidade Federal do Ceará (HUWC). Criou em 1993 a Residência em Endocrinologia e Diabetes do HUWC da qual foi coordenador até sua aposentadoria em junho de 2006. Foi, durante muitos anos, o Diretor do Serviço de Endocrinologia do HUWC da UFC. Atualmente, o Dr. Renan Montenegro é Professor Voluntário do Departamento de Medicina Clínica do Centro de Ciências da Saúde da UFC e possui consultório particular.

Recentemente, em maio de 2018, o Dr. Renan Montenegro foi agraciado com a Medalha Boticário Ferreira pela Câmara Municipal de Fortaleza. É ainda Presidente da Câmara Técnica de Endocrinologia do Conselho Regional de Medicina (CRM) e Membro do corpo editorial da Revista Científica Europeia Frontiers.

É Membro Titular da Academia Cearense de Medicina, ocupando a Cadeira 21 cujo patrono é o Dr. Antônio F. Rodrigues Albuquerque. Tomou posse em 14 de dezembro de 1995 e nesse dia foi saudado pelo Acadêmico José Wilson Accioly.

Dr. Renan Montenegro tem diversos artigos científicos publicados em revistas nacionais e internacionais. Participou da VIII Reunião Bienal da Academia Cearense de Medicina (em maio de 1999) com a apresentação do tema “História do Ensino de Endocrinologia no Ceará” - o qual foi publicado, posteriormente, no volume número nove dos Anais da Academia Cearense de Medicina.

Renan Magalhães Montenegro é casado com D. Vera Sílvia Coelho Montenegro, do casamento nasceram três filhos: Renan Júnior (Médico), Ricardo (Veterinário) e Alexandre (Engenheiro Eletrônico).

Biografia baseada em:

ACCIOLY, José Wilson. Discurso de Saudação aos Novos Acadêmicos. Anais – Academia Cearense de Medicina. v. 8, ano 8, 1999. p. 113-119.

LIMA, Eliomar de. Presidente do Instituto Cearense de Endocrinologia ganhará a Medalha Boticário Ferreira. O Povo. Fortaleza, 11 de maio de 2018, 2018. Disponível em: < https://goo.gl/tcCFre >. Acesso em: 29 set. 2018.

MONTENEGRO, Renan Magalhães. História do Ensino de Endocrinologia no Ceará. Anais – Academia Cearense de Medicina. v.9, ano 9, 2001. p. 373-375.

 

Cargos, funções e reconhecimentos

INFORMAÇÕES DO ACADÊMICO

Número acadêmico: 64

Membro: Titular

Seção: Cirurgia

Posse: 14/11/1996

Nascimento: 28/08/1936