Academia Cearense de Medicina

Desde 1978

Antonio Francisco Rodrigues Albuquerque


O médico Antônio Francisco Rodrigues de Albuquerque, filho de Henrique Rodrigues de Albuquerque, falecido e D. Maria Antonieta Rodrigues de Albuquerque, nasceu em Sobral a 18 de setembro de 1909.

Foram seus avós paternos José Gomes Rodrigues de Albuquerque e D. Francisca Lopes Rodrigues de Albuquerque e maternos Antônio Mont’Alverne e D. Maria Elisa Mont’Alverne.

Os estudos primários fez com Prof. Luiz Felipe e o curso de preparatório em quatro anos no Colégio Cearense, em Fortaleza, onde matriculou-se em 1921.

Na Faculdade de Medicina da Universidade do Rio de Janeiro, matriculou-se em 1926, doutorando-se em Medicina a 2 de dezembro de 1933. Sucessivamente, obteve diplomas de especialização em Bacteriologia e Parasitologia, Doenças Tropicais, Leprologia e Saúde Pública.

Foi auxiliar no Instituto Oswaldo Cruz, em Manguinhos e especializou-se nesse Instituto em doenças tropicais e leprologia.

Foi aluno laureado e depois professor de lepra do Centro Internacional de Leprologia. Foi professor de médicos no Curso de Leprologia no Instituto Oswaldo Cruz e do curso de tuberculose do Departamento Nacional de Saúde. Publicou diversos trabalhos sobre a lepra e colaborava na publicação “Ordem”, de Sobral.

Em 1938, foi nomeado para o cargo de Vice-Diretor da Delegacia Federal de Saúde do Ceará, função que exerceu por muitos anos. Em 1946, foi nomeado chefe do Serviço Nacional de Tuberculose, no Rio de Janeiro.

Era registrado no Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro, sob o número 29.200. Foi um médico epidemiologista dos mais consagrados no País, tal a vastidão de sua obra generosa, principalmente nos campos da Leprologia e da Tisiologia.

Casou no Rio a 15 de agosto de 1937, com D. Honorata Gardini Rodrigues, filha de Afonso Gardini e D. Ernestina Gardini, italianos. Era irmão do tenente José Gomes Rodrigues de Albuquerque e do tenente Henrique Rodrigues de Albuquerque Filho.

Faleceu em 2 de dezembro de 1973, aos 64 anos.

 

Biografia baseada em:

MONTENEGRO, Renan Magalhães. Discurso ao tomar posse da cadeira 21 na Academia Cearense de Medicina. In: Anais – Academia Cearense de Medicina. Fortaleza: Expressão Gráfica, 1998. p. 157-161.

Cargos, funções e reconhecimentos

INFORMAÇÕES GERAIS

Nascimento: 18/09/1909

Falecimento: 02/12/1973