FRANCISCO MONTEIRO DE CASTRO JUNIOR (Cadeira 14)
Francisco Flávio Leitão de Carvalho
Membro titular da cadeira 50 da ACM
Francisco Monteiro de Castro Junior nasceu em Fortaleza no dia 27 de novembro de 1950, sendo o terceiro filho do casal Francisco Monteiro de Castro, industriário, e Maria Lucimar Barroso de Castro, professora e técnica em educação.
Alfabetizado no Colégio Lourenço Filho, sob a égide do educador e poeta Filgueiras Lima, o pequenino Monteiro persistiu na trilha da ânsia pelo conhecimento, fazendo o curso secundário no Colégio Santo Inácio, da famosa Companhia de Jesus.
Dotado de sentimento altruístico, que o impelia a uma preocupação diuturna com o bem-estar do próximo, pensou em estudar Sociologia. Entretanto, orientado pela mãe e com o salutar concurso do tio materno, o médico Francisco de Assis Barroso – ex-Diretor do Hospital Geral de Fortaleza –, ingressou na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC).
Assim, na luta pela consecução de seus ideais, recebeu o galardão do diploma de médico pela conceituada UFC em 1975. Moto-contínuo, tentando aprofundar seus conhecimentos na arte de Esculápio, faz residência médica no Instituto Nacional de Câncer do Rio de Janeiro, tendo se sobressaído a ponto de ocupar, apesar do abjeto e inaceitável preconceito contra nordestinos, o cargo de chefe dos médicos residentes.
Adquiriu o cobiçado título de Especialista em Cirurgia de Cabeça e Pescoço na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, apresentando a monografia Conduta Terapêutica nos Blastomas Malignos da Tireoide.
Passou a ostentar o laborioso título de Mestre em Cirurgia pela Universidade Federal Fluminense, com a dissertação Reconstrução do Trânsito Alimentar Pós-faringolaringo-esofagectomia, em 1987, quando, de volta a Fortaleza, ingressa no conceituado Serviço de Oncologia da Santa Casa de Misericórdia, onde funda o Centro de Estudos Professor Osvaldo Soares – do qual foi o seu primeiro Presidente – em homenagem a seu estimado professor de Urologia.
Para confirmar sua indiscutível capacidade técnica e comprovar a largueza de seu coração, foi Coordenador do Programa de Prevenção do Câncer de Boca do Instituto de Prevenção do Câncer do Ceará.
Pertenceu ao Instituto Dr. José Frota e exerceu o magistério na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará por 23 anos, ocasião em que chefiou o Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço, criando a primeira Residência Médica da especialidade do Norte e Nordeste do País, e a disciplina do Módulo Optativo de Cirurgia de Cabeça e Pescoço.
Ostenta o título de Presidente de congressos na especialidade, tanto regionais como nacionais. Na sua profícua vida acadêmica, publicou mais de 20 trabalhos científicos, editando, inclusive, o livro Cirurgia de Cabeça e Pescoço – Tópicos Essenciais, da Editora Revinter, neste ano.
Exibe com fidalguia a glória de Membro Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, da Sociedade Brasileira de Cancerologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço, da qual foi idealizador e seu primeiro presidente. Assim, como foi idealizador e presidente da I Jornada Norte e Nordeste de Cirurgia de Cabeça e Pescoço.
Tem incontáveis participações em congressos médicos, bancas examinadoras e em capítulos de livros.
Foi agraciado com a medalha Boticário Ferreira da Câmara Municipal de Fortaleza e como Membro Honorário da Disciplina de Cirurgia de Cabeça e Pescoço da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Junto com o Dr. Wilson Meireles, Dr. Monteiro construiu o Hospital São Carlos, que se transformou em uma das maiores estruturas hospitalares do Estado do Ceará, situando-se na vanguarda em várias especialidades médicas do Ceará.
Foi empossado na Academia Cearense de Medicina (ACM), em 13/09/19, como ocupante da Cadeira 14, patroneada pelo médico Adalberto Moraes Studart.
Casado desde 1985 com Eveline Campos, médica pediatra da Maternidade Escola Assis Chateaubriand da UFC, que o presenteou com duas filhas: Luciana (oncologista), também casada com o oncologista Wellington Alves Junior; e Natália (oftalmologista), coincidentemente casada com o oftalmologista Lucas Perez Vicente.
Número acadêmico: 123
Cadeira: 14 (Patrono: Adalberto Moraes Studart)
Membro: Titular
Seção: Ciências Aplicadas à Medicina
Eleição: 24/07/2019
Posse: 13/09/2019
Nascimento: 27/11/1950