Academia Cearense de Medicina

Desde 1978

Adalberto Moraes Studart


O doutor Adalberto Morais Studart nasceu em 1890, em Fortaleza, filho de Guilherme Studart, médico e capitão de corveta da Marinha do Brasil e da senhora Perpétua de Morais Studart.

No ano de 1910, após concluídos os cursos primário e secundário na capital cearense, rumou para Salvador – a meca da Medicina de então, graduando-se em 1915, com a defesa da tese “Ligeira Contribuição para o Estudo de Uma Nova Docimásia Pulmonar”.

Em Fortaleza, a partir de 1916, recebeu convite para lecionar, de modo pioneiro nesta capital, Química Toxicológica e Bromatológica na Faculdade de Farmácia e Odontologia, atividade em que ficou até 1924, quando foi substituído pelo Dr. Amadeu Furtado.

Dedicado sobremaneira à atividade da Clínica Médica, era considerado um dos mais brilhantes clínicos de Fortaleza com grande dedicação aos seus pacientes, atendendo-os em domicílio e, quando necessário, nos hospitais, em especial na Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza. Nesse nosocômio, comparecia diariamente e chefiava todo um serviço, onde se primava pela assistência competente e humanitária aos pacientes, boa higiene e prontuários corretamente preenchidos. Quando já não mais exercia a clínica particular, continuava, incansavelmente, dando assistência à Santa Casa. Tais aspectos, aliados à figura delicada e dedicada daquele médico, foram da maior importância também para a formação profissional e ética dos estudantes que lá frequentavam.

Cabe lembrar ter sido aquela instituição de misericórdia, na década de 1950, o campo para aulas práticas dos alunos de várias disciplinas da novel Faculdade de Medicina do Ceará.

Do consórcio com a senhora Odete Braga Studart, vieram seis filhos. Dentre eles, cabe citação Adalberto Studart Filho, que viria a ser notável neurologista, professor da FMUFC, com especial dedicação a eletroencefalografia, tendo como principal discípulo Dr. Vicente Leitão e vindo a ser também um dos patronos da ACM.

Faleceu o Dr. Adalberto Morais Studart em Fortaleza em 1973.

José Eduilton Girão

Cargos, funções e reconhecimentos

INFORMAÇÕES GERAIS

Nascimento: 13/01/1890

Falecimento: 26/06/1991