SARA LÚCIA FERREIRA CAVALCANTE (Cadeira 8)
Paulo Eduardo Garcia Picanço
Membro Titular da Cadeira 6 – ACM
Sara Lúcia Ferreira Cavalcante, nasceu em Fortaleza, em 21 de setembro de 1952, contudo foi registrada por seus pais como sendo natural de Capistrano – Ce. Primogênita de Francisco Newton Cavalcante, natural de Capistrano, comerciante e de Margarida Ferreira Cavalcante, cartorária do Registro Civil de Capistrano.
Sua formação católica começou na família e aprofundou-se no Internato das Irmãs Salesianas no Instituto Nossa Senhora Auxiliadora, em Baturité – Ce., seguida pelas Irmãs de Caridade do Colégio Maria Goretti, em Fortaleza.
Cursou parte do segundo grau no Colégio Júlia Jorge concluindo no Colégio Castelo Branco, ambos em Fortaleza, ingressando na Faculdade de Medicina da UFC em 1972, após ter sido aprovada no exame vestibular.
No meio do Curso de Medicina casou-se com Luiz Roberto de Oliveira, também estudante de medicina. Luiz Roberto, seu marido, é hoje Professor Adjunto Doutor e Associado do Curso de Medicina da UFC.
Sara e Luiz Roberto tem três filhos. Raquel Cavalcante de Oliveira, Deborah Cavalcante de Oliveira Salomão Guarines e Aníbal Cavalcante de Oliveira.
Graduou-se em medicina na UFC em 1977, e sua turma de formandos decidiu pela feliz denominação de turma Professor José Carlos Ribeiro.
Após concorrido processo seletivo, seguiu para o Rio de Janeiro, onde cumpriu Residência Médica em Anestesiologia, no IASERJ, durante os anos de 1978 e 1979. Durante este período fez o Curso de Especialização em Anestesiologia, na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
De volta ao Ceará, depois da sua especialização em anestesiologia, decidiu-se pelo interesse em atividades docentes, tendo sido admitida em 1983, por concurso na UFC, para lecionar na disciplina de Bases da Técnica Cirúrgica e da Anestesia e prestar seus serviços técnicos no Hospital Universitário Walter Cantídio.
Ingressou em 1985, no Mestrado em Farmacologia da UFC, encerrado em 1988, com a defesa da dissertação “Aspectos hemodinâmicos da dopamina em cães anestesiados com fetanil”, sob a orientação do Prof. Dr. Lino Lemônica. Em 1987, iniciou o doutorado em Bases Gerais da Cirurgia e Cirurgia Experimental da Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho, em Botucatu-SP, concluindo-o em 1989, com a defesa da tese “Efeitos renais da dopamina em cães com anestesia mantida por fetanil”, orientada pelo Prof. Dr. Pedro Tadeu Galvão Viana.
Sua produção científica destaca-se pela publicação de 20 artigos científicos. Integram também a sua produção, 60 trabalhos completos e 49 resumos publicados em anais de congressos.
Participou de inúmeros congressos, muitos deles como expositora convidada, a exemplo da sua condição de palestrante nos Congressos Brasileiros de Anestesiologia em 2013, 2014, 2015, 2016, 2017 e 2018.
Pertence à Sociedade Brasileira de Anestesiologia, pela qual foi dignificada como Sócia Honorária; à Sociedade Europeia de Anestesiologia, e à Sociedade de Anestesiologia do Estado do Ceará (SAEC), da qual foi Presidente de 1995 a 1998, sendo atualmente membro da Comissão de Ética e Sócia Honorária, desde 2001. Em 2012, aposentou-se por tempo de serviço, como Professora Associada do Departamento de Cirurgia da UFC, mas prosseguiu com suas atividades como anestesiologista do Hospital São Carlos e médica plantonista do Ministério da Saúde, lotada no Hospital Geral de Fortaleza (HGF).
Engajada na formação de médicos, além de contribuir para a especialização de centenas de anestesiologistas do Ceará, segue corresponsável pela Residência Médica do Centro de Treinamento em Anestesiologia do HGF/SBA/MEC e participa da docência de Curso Avançado de Suporte de Vida.
Em 2016, recebeu uma substantiva Homenagem da Assembleia Legislativa do Ceará, pelos serviços prestados em anestesiologia à comunidade cearense.
Em 2018, foi palestrante speaker no Congresso Americano de Anestesiologia, em Boston (USA).
Em 25/10/2019 foi admitida na Academia Cearense de Medicina, como membro titular ocupando a Cadeira 8, patroneada pelo eminente médico Pedro Augusto Sampaio, e que teve como primeiro ocupante o renomado médico José Borges de Sales.
Número acadêmico: 125
Cadeira: 8 (Patrono: Pedro Augusto Sampaio)
Membro: Titular
Seção: Ciências Aplicadas à Medicina
Posse: 25/10/2019
Nascimento: 21/09/1952