Francisco José Costa Eleutério (Cadeira 16)
Ary da Silva Ramalho
Membro Titular da Cadeira 45 da ACM
Nascido em Fortaleza em 5 de janeiro de 1949. Fez seus estudos primário e secundário, respectivamente, nos colégios Christus e Castelo Branco. Ingressou na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará em 1968. Cursou residência médica no Hospital Geral Dr. César Cals, da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará, nos anos de 1974 e 1975.
Em 1976, recebeu o título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia, outorgado pela Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO), e o título de Especialista em Ultrassonografia pelo Colégio Brasileiro de Radiologia (CBR) em 1978.
Logrou o primeiro lugar no Ceará, em concurso público federal para médicos, tendo prestado serviços nos seguintes hospitais: Hospital Geral do Exército de Fortaleza (1978 a 1982) e Hospital Geral de Fortaleza (1982 a 2015), de onde se aposentou por tempo de serviço. Foi médico civil, admitido por concurso público do Ministério do Exército, lotado no Hospital Geral do Exército de Fortaleza, por quase década, nos anos 1980.
Desde o término da residência médica, em 1975, trabalhou na área de ensino médico como preceptor do Internato e da Residência no Hospital Geral Dr. Cesar Cals e do Hospital Geral de Fortaleza (HGF). Também integrou a equipe de professores do Curso de Medicina da Universidade Estadual do Ceará (UECE), na disciplina de Ginecologia e Obstetrícia.
Nos dias atuais, continua a exercer seu ofício de partejar, diuturnamente. Milhares de nascituros de Fortaleza chegaram ao mundo sendo acolhidos por suas experientes mãos.
Especialista em Ginecologia e Obstetrícia, ministra cursos preparatórios aos candidatos do Ceará ao Título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia (TEGO) e tem, amiúde, a responsabilidade de elaboração de questões de GO para processos seletivos de Residência Médica e concursos públicos com vistas à admissão funcional de médicos ginecologistas e obstetras.
No exercício da sua especialidade, Dr. Eleutério tem se destacado como um grande Mestre da Toco-Ginecologia Cearense, dando continuidade ao brioso trabalho empreendido pelos seus mestres e antecessores da cadeira de Obstetrícia da Faculdade de Medicina da UFC: Drs. Galba Araújo, Anastácio Magalhães e Francisco das Chagas Oliveira.
É membro da Sociedade Cearense de Ginecologia e Obstetrícia (SOCEGO) e do Sindicato dos Médicos do Estado do Ceará.
Participou como colaborador, editor ou autor, das seguintes publicações médicas: “Condutas em Clínica Médica” (2008); “10 Temas Básicos de Obstetrícia” (2010); “Temas de Obstetrícia” (2013); “Manual de Intercorrências Clínicas na Gestação” (2013); “Protocolos de Obstetrícia” (2014).
Francisco Eleutério também tem incursionado pela Literatura, sendo membro atuante da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores (SOBRAMES) – Regional Ceará, ingresso em 2013, tendo participação nas antologias sobramistas desde então, e, como tal, publicou algumas obras significativas: Garranchos Esculpidos (2008); Reflexões Espinhosas (2010); Meia-Volta, Volver (2014); Digno de Nota (2014); Ordinário, Marche (2015); Um Mar de Saudades na Transversal do Tempo (2015); e Ombro, Arma! (2018).
Em 2001, recebeu Comenda “Governador Tasso Jereissati”, do Governo do Estado do Ceará, pelos relevantes serviços prestados em favor da vida. Foi professor homenageado por várias turmas de concludentes do Curso de Medicina da UECE, já tendo sido patrono, paraninfo e expositor da aula da saudade, cabendo-lhe a denominação da sétima turma de Medicina da UECE, em 2014.
Em 31/07/2015, foi empossado na Academia Cearense de Medicina (ACM) como ocupante da cadeira 16, patroneada pelo Dr. João Otávio Lobo.
É casado com a sra. Ana Lúcia Feitosa Eleutério, com quem teve os seguintes filhos; Natacha (médica), Felipe (médico), Andrei (advogado), Viviane (advogada) e Ana Lis (estudante).
Biografia baseada em:
RAMALHO, Ary da Silva. Saudação aos Acadêmicos Francisco Eleutério e Salvio Pinto. Anais – Academia Cearense de Medicina. v. 17, ano 17, 2017. p. 251-255.
Número acadêmico: 111
Cadeira: 16 (Patrono: João Otávio Lobo)
Membro: Titular
Seção: Ciências Aplicadas à Medicina
Posse: 31/07/2015
Nascimento: 05/01/1949