JOÃO MARTINS DE SOUSA TORRES (Cadeira 17)
José Huygens Parente Garcia
Membro Titular da Cadeira 13 da ACM
Nasceu João Martins de Sousa Torres em Ipu-CE, em 13 de dezembro de 1941. Filho do agropecuarista Abdias Martins de Souza Torres e de Maria Natividade Martins. É o quinto dentre 10 filhos do casal, todos nascidos em casa sob os cuidados da tradicional parteira da região. Cursou a escola primária inicialmente em Ipu, e posteriormente, em Tianguá, em regime de internato na Escola Preparatória São José.
Em 1956, se deslocou para Campina Grande–Paraíba, onde estudou no Seminário Santo Antônio, dirigido por padres franciscanos. Dr. João Martins desejava ser sacerdote. Durante o período de 7 anos em que permaneceu no seminário, aflorou a sua verve cultural, estudando latim, francês, inglês, grego e alemão. Ao concluir o segundo grau, a vocação sacerdotal foi transferida para a medicina. Por esse motivo, deixou o seminário e retornou ao Ceará.
Em 1964, após vestibular, entrou na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC), colando grau em 1969. Como estudante de medicina, foi interno bolsista concursado da Assistência Municipal de Fortaleza, atualmente Instituto Dr. José Frota.
Após conclusão do curso médico e, influenciado pelo professor Newton Teófilo Gonçalves, patrono da cadeira 48 da Academia Cearense de Medicina, decidiu ser cirurgião. Cumpriu o programa de Residência de Cirurgia Geral no Hospital Geral de Fortaleza durante os anos de 1970-71, sendo o primeiro residente dessa especialidade. Durante esse período, cresceu o entusiasmo pela cirurgia vascular.
O aprimoramento de seus conhecimentos cirúrgicos foi realizado na Alemanha, nas Universidades de Ulm, Munich, Hanover e Colônia durante o período 1972/73, particularmente em Serviços de cirurgia vascular e transplante renal. Estagiou também, por um breve período, em Londres, no St Thomas Hospital. Na ocasião, visitou o Professor do Departamento de Cirurgia da Universidade Federal do Ceará (UFC), Antonio Lacerda Machado, que estava no Kings College, em treinamento nas áreas de transplantes hepático e renal. Esse contato inicial foi importante para formação da equipe que realizaria em 1977, os primeiros transplantes de rim do Estado no Hospital Universitário Walter Cantidio da UFC.
Retornando ao Ceará em 1974, fixou residência em Fortaleza. Vocacionado para o ensino, foi aprovado em concurso público para professor do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da UFC.
Fixando-se em Fortaleza, Dr. João Martins dedicou-se a cirurgia cardiovascular, tendo uma longa folha de serviços prestados em sua área, quer como cirurgião, quer como professor. Sempre procurando manter-se atualizado com os avanços da medicina, retornou em 1982 e em 1992, como bolsista na área de cirurgia cardiovascular, ao Instituto do coração de Munique e em Hannover na Alemanha.
É titulado mestre pelo programa de pós-graduação do Departamento de Cirurgia da Universidade Federal do Ceará, onde é professor adjunto desse Departamento. Tem título de especialista em Cirurgia Cardiovascular pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular.
Ao longo de sua rica vida profissional, o Prof. João Martins exerceu vários cargos e funções, tais como: 1 – Diretor do Hospital Geral César Cals; 2 – Chefe do Serviço de Cirurgia Cardiovascular e torácica do Hospital de Messejana; 3 – Chefe do Serviço de Cirurgia Cardiovascular do Hospital Universitário Walter Cantidio; 4 – Presidente da Sociedade Cearense de Angiologia e Cirurgia Vascular.
Foi professor de alemão no Centro de Cultura Germânica da UFC.
Frequentador assíduo de Congressos Médicos, tem trabalhos publicados em revistas de circulação local e nacional.
No HUWC, coordenou junto com o Prof. Antônio Lacerda Machado, a Enfermaria D de Cirurgia Geral, contribuindo para a formação de muitos cirurgiões. Como chefe do serviço de transplante renal, deixou sua marca ao introduzir o conceito de que o cirurgião deveria ser treinado para realizar todas as etapas do procedimento (nefrectomia do doador, anastomoses vasculares e ureterovesical).
Esse é João Martins de Sousa Torres, titular da cadeira 17 da ACM, mas acima de tudo, um médico, um professor e um cidadão.
Número acadêmico: 82
Cadeira: 17 (Patrono: João Batista Saraiva Leão)
Membro: Titular
Seção: Ciências Aplicadas à Medicina
Posse: 24/11/2005
Nascimento: 13/12/1941