Academia Cearense de Medicina

Desde 1978

João Batista Saraiva Leão


A cadeira 17 da Academia Cearense de Medicina tem por patrono é o Professor João Batista Saraiva Leão. Majestosa, digna e nobre pessoa que exerceu em toda a sua existência a mais edificante escalada de vida, plena de exemplar cidadania e competência profissional.

O professor Saraiva Leão nasceu em Quixeramobim-CE aos 25 de dezembro de 1895: um verdadeiro presente natalino para nós cearenses. Também foi o ano abençoado da descoberta dos raios X por Konrad Roentgen na Universidade de Würzburg-Alemanha.

Por questão de justiça é válido e indispensável nominar os pais de tão ilustre personagem: João Batista Saraiva Leão e Maria Auta Saraiva Leão.

Seus estudos primários foram em Baturité e Quixeramobim. O curso secundário, o fez em Fortaleza no prestigiado Liceu do Ceará. Para aliviar os pais, trabalhou nos Correios em Fortaleza. Já relativamente maduro, seguiu para a Bahia, onde foi aprovado na Faculdade de Medicina em 1927. Em 1932, recebeu o diploma de médico aos 37 anos. Enquanto estudante, foi exemplarmente diligente, tendo sido interno attaché na Cadeira de Clínica Médica do Professor Prado Valadares, como também na de Ginecologia sob a direção do sábio e renomado mestre, o Prof. Aristides Maltez. O dedicado estudante Saraiva Leão também foi interno na Clínica de Otorrinolaringologia sob a direção do Prof. Eduardo Morais, ocasião em que se motivou para escolher a otorrinolaringologia como sua área profissional médica em Fortaleza.

O mestre Saraiva Leão, ao retornar à Fortaleza, foi professor de Higiene e Anatomia no Colégio Imaculada Conceição; de Francês, no Colégio Militar e no Colégio Floriano. Depois assumiu a Cátedra de Anatomia Descritiva e Médico-Cirúrgica da Boca, na Faculdade de Odontologia do Ceará. Com a fundação da Faculdade de Medicina em 1948, foi eleito seu primeiro diretor além de ser nomeado professor das disciplinas de Anatomia Descritiva e Anatomia Topográfica.

Sua intensa capacidade de trabalho, competência e seriedade, levaram-no a ocupar muitos outros cargos e funções, como: Chefe do Serviço de Otorrinolaringologia da Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza, entre outros. Vale destacar: foi Membro Titular do Instituto do Ceará: Histórico, Geográfico e Antropológico.

O Prof. Saraiva Leão, possuidor de vasta cultura geral e médica, foi um grande estudioso em toda a sua vida, mesmo depois de aposentado. Característica dos que são fascinados pelo saber e por saber transmitir aos discípulos, seu legado de conhecimentos.

Foi um mestre que exercia grande fascínio e profundo respeito entre seu corpo de assistentes e seus discípulos. Merecem destaque, além da nobreza, as inúmeras virtudes cidadãs como: a simplicidade, elegância, austeridade, denodo, diligência ao ensinar e sempre estudar, confiabilidade, dignidade e, coroando todas, a humildade. É um Pater.

Após 82 anos na Terra, a ela voltou somaticamente aos 30 de dezembro de 1977. Hoje se encontra em outras esferas, mas sempre vivo em nossa memória.

João Martins Souza Torres

Cargos, funções e reconhecimentos

INFORMAÇÕES GERAIS

Nascimento: 25/12/1895

Falecimento: 30/12/1977