JOSÉ HUYGENS PARENTE GARCIA (Cadeira 13)
Paulo Henrique de Moura Reis
Membro Titular da cadeira 58 da ACM
Realizador de sonhos, José Huygens Parente Garcia nasceu de pai inspirador, Huygens Correia Garcia, e mãe acolhedora, Maria Parente Garcia, em Crato-CE, no dia 9 de maio de 1958, sendo o quarto de 7 irmãos.
Estudou, até o segundo ano do segundo grau, no tradicional Colégio Diocesano do Crato. A partir de então, passou à rotina de sonhar e lutar para tornar seus sonhos realidade. O primeiro, ingressar na faculdade de medicina, e, para isto, transferiu-se para Fortaleza, morou numa “república” e estudou no Colégio Equipe.
Em março de 1977, inicia sua graduação na atual Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (FM-UFC). Durante o curso foi monitor das disciplinas de Patologia Geral e de Clínica Médica, estagiou na Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza e no Instituto Dr. José Frota (IJF). Concluiu sua graduação em julho de 1983.
Para ser cirurgião, ideal equivalente ao de ser médico, fez Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) da FM-UFC em 1984/85. O seu compromisso, responsabilidade, competência e habilidade cirúrgica demonstrados neste período, levaram à sua imediata contratação como Cirurgião Geral dos Serviços de Emergência do HUWC e IJF. No HUWC iniciou sua formação em transplantes de órgãos atuando na equipe pioneira de transplante renal.
Ser professor na faculdade que o formara, este sonho exigia mais. Realizou Mestrado no Departamento de Farmacologia da FM-UFC obtendo título de Mestre com a dissertação “Alterações metabólicas induzidas por isquemia hepática normotérmica experimental” em 7 de janeiro de 1994. Foi admitido por concurso público como Professor Assistente do Departamento de Cirurgia da FM-UFC em 1º de julho de 1994. Tornou-se doutor pelo programa de pós-graduação em Farmacologia da UFC com a tese “Implantação de um Programa de Transplante de Fígado no Estado do Ceará”, em 20 de dezembro de 2002. Em 2012 assume como Prof. Titular do Departamento de Cirurgia da FM-UFC e Chefe do Serviço de Cirurgia Digestiva e Transplante de Fígado do HUWC.
Um sonho de muitos. O Prof. Antônio Lacerda Machado idealizou, na década de 1970, a implantação de um centro de transplante hepático no Ceará; aposentou-se antes de realizar este ideal, que foi assumido por uma pequena equipe de cirurgiões sob a liderança do Prof. Huygens. Realizá-lo exigiu planejamento, disciplina, treinamento e determinação. Cirurgia experimental em suínos no Laboratório de Cirurgia Experimental do Departamento de Cirurgia da FM-UFC durante o ano 2000. Prosseguiu em 2001 com treinamentos em serviços com experiência em transplante hepáticos no Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo e no Hospital Clínic e Provincial da Universidade de Barcelona, liderando um longo processo de credenciamento do HUWC como centro de transplante hepático. No dia 18 de maio 2002 o primeiro transplante hepático no Ceará é realizado com sucesso e em 26 de agosto de 2021 o transplante de número 2.000.
Como reconhecimento pelo seu trabalho, Dr. José Huygens foi homenageado por 32 turmas de graduados pela FM-UFC, recebeu prêmios, medalhas e comendas entre eles: Medalha Boticário Ferreira, 2005; Medalha da Abolição, 2015; Troféu Sereia de Ouro, 2017.
O seu compromisso com o futuro é mantido participando ativamente na formação de novos médicos, na graduação, pós-graduação Lato sensu e Stricto sensu; publicando em livros e periódicos; realizando apresentações, moderando debates em jornadas e congressos nacionais e internacionais; participando em Comissões e Câmaras Técnicas estaduais e nacionais e sobretudo formando equipes transplantadoras que prescindam de sua presença. É presidente, biênio 2020/21, da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos.
O acadêmico José Huygens é membro titular da Academia Cearense de Medicina, empossado em 25/01/2015 na Cadeira 13, patroneada por seu conterrâneo Joaquim Fernandes Telles, tendo sido saudado pelo confrade João Martins de Sousa Torres.
Não sonhou sozinho, não lutou sozinho. Casado com a médica nefrologista Regina Célia Ferreira Gomes Garcia, companheira inspiradora, motivadora, coautora e suporte nesta caminhada, construíram uma família com cinco filhas (Denissa, Ticiana, Clarissa, Marília e Letícia) e cinco netos.
Número acadêmico: 109
Cadeira: 13 (Patrono: Joaquim Fernandes Telles )
Membro: Titular
Seção: Ciências Aplicadas à Medicina
Posse: 23/01/2015
Nascimento: 09/05/1958