ROBERTO MISICI (Cadeira 02)
Sérgio Gomes de Matos
Membro Titular da Cadeira 52 da ACM
Roberto Misici é filho de Emídio Misici e Letizia Albertina Bottelli Misici, nasceu em 21 de abril de 1947, em Milão – Itália.
Aos quatro anos de idade, a família mudou-se para Spolleto, na Úmbria, próximo a Assisi e Perúgia, onde cursou até os sete anos o curso primário. Em 1956, a família Misici mudou-se para o Brasil, mais exatamente para o Ceará. Os estudos primários foram feitos no antigo Colégio Externato Cristo Rei, hoje Colégio Santo Inácio; já os ginasiais foram feitos no Colégio Cearense Sagrado Coração de Jesus.
Prestou exame vestibular para a Faculdade de Medicina do Ceará em 1966, logrando exitosa aprovação. Logo no 3º ano de curso foi Estagiário Voluntário na Disciplina de Patologia Humana. Além disso, fez Estágio no Serviço de Clínica Cirúrgica da Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza. Em 1970, durante o 5º ano, tornou-se Chefe dos Internos da Enfermaria 2 da Santa Casa de Misericórdia. Foi também Estagiário Voluntário Plantonista da Emergência do Hospital José Frota, em 1968 e 1969, e Estagiário Voluntário da Maternidade São Pedro. Frequentou o Serviço de Cirurgia Toráxica do Hospital de Maracanaú durante os anos de 1968 a 1971. Quando cursando a faculdade, destaca-se, também, como professor de biologia e língua italiana nos cursinhos pré-vestibular da cidade e no Centro de Cultura Italiana da UFC.
Gradua-se em Medicina em 1971 e em 1972 cumpre Residência Médica em Cirurgia Geral, na Clínica São Vicente, Rio de Janeiro, no Serviço Cirúrgico do Dr. Fernando Paulino. Em 1973, cumpre nova Residência Médica em Coloproctologia no Hospital Miguel Couto, também no Rio de Janeiro, no Sérviço do Dr. Décio Pereira.
De 1973 a 1974, especializa-se em Medicina Desportiva na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Volta para Fortaleza, e de 1974 a 1986 faz parte da Staff do Serviço de Proctologia da Santa Casa de Misericórdia chefiada pelo Dr. Pedro Henrique Saraiva Leão. Nesse meio tempo, em 1975, especializa-se em Medicina do Trabalho pela UFC.
Em 1976, recebeu o Título de Especialista em Coloproctologia pela Associação Médica Brasileira e, em 1981, cumpriu extenso treinamento, em área de sua especialidade, no Ospedale Maggiore di San Giovanni Battista, em Turim, no Piemonte. Em 1984, obtém a qualificação de Especialista em Proctologia e Cirurgia Geral por Concurso de Títulos pelo Conselho Federal de Medicina e, em 1996, lhe é conferido o Título de Especialista em Cirurgia Geral, por Concurso de Títulos pelo Colégio Brasileiro de Cirurgiões.
Tem Mestrado em Educação em Saúde (1999-2001), pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Foi Professor Colaborador, Professor Assistente e Professor Adjunto IV da UNIFOR, de 1974 até 1992. Atuou na UFC como Professor Convidado em diversos cursos que ministrou. De 2001 a 2015 foi Professor Adjunto IV da Faculdade Integrada do Ceará.
Dr. Roberto Misici é Membro Titular das seguintes associações médicas: Sociedade Brasileira de Colo-Proctologia; Associação Brasileira de Prevenção do Câncer de Intestino; Colégio Brasileiro de Cirurgiões; Sociedade Cearense de ColoProctologia – foi Presidente desta associação nas gestões de 1983-1987 e na de 1997-1999; e, Sociedade Cearense de Cirurgia. É Membro Criador da Regional Norte-Nordeste de Coloproctologia – foi Presidente da Regional e do Congresso em 2000. É também Sócio Fundador da Sociedade de Medicina Desportiva do Ceará. É Membro Efetivo da Sociedade Brasileira para o Desenvolvimento da Pesquisa em Cirurgia, da UCP Club Association of Coloproctology Units e do Centro Médico Cearens . É Membro Associado da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva e da Sociedade Internacional Universitária dos Cirurgiões de Colon e Reto É Membro Fellow do Internacional College of Surgeons – Secção Brasileira.
O Dr. Roberto Misici pertence ao corpo editorial de vários periódicos, dentre os quais a Revista da Sociedade Brasileira de Coloproctologia.
Tem 16 artigos médicos publicados em periódicos indexados, 13 capítulos de livro publicados e participou, como colaborador, em três livros editados, além de ter publicado dois livros em colaboração com os Drs. Pedro Henrique Saraiva Leão e Sérgio Regadas.
Apresentou 264 trabalhos em congressos, participou como palestrante e debatedor em vários congressos e reuniões médicas. Como atividades extracurriculares, cumpre incluí-lo como Cônsul Honorário da Itália em Fortaleza desde o ano de 2015 e como fundador do Instituto de Cultura Italiana de Fortaleza, sendo idealizador e coordenador do convênio de pós-graduação com dupla titulação Brasil-Itália, firmado entre a Universidade de Fortaleza e a Universittá per Stranieri de Peruggia.
Dr. Roberto Misici é Membro Titular da cadeira de número 2, da Academia Cearense de Medicina, a qual tomou posse em 11 de abril de 2014. Em 2015, fez parte do Conselho Científico da ACM. É também Membro da Sociedade Médica São Lucas.
Dr. Roberto Misici é casado com Veulena Maria Pinheiro Misici, do casamento nasceram dois filhos: Emídio Giuseppe (Psicólogo) e Mirella (Fisioterapeuta).
Biografia baseada em:
MATOS, Sérgio Gomes de. Discurso de Saudação aos Acadêmicos George Magalhães e Roberto Misici. Anais – Academia Cearense de Medicina. v. 16, ano 16, 2014. p. 327-341.
Saudação aos Acadêmicos Francisco George Magalhães e Roberto Misici, na solenidade de posse, em 11/04/2014.
SILVA, Marcelo Gurgel Carlos da. George Magalhães: internista de escol na Academia Cearense de Medicina. Jornal do Médico – Em Revista. Fortaleza, ano 10, ed. 55, mar.-jul. de 2014. 2014. Disponível em: < https://goo.gl/bAE496 >. Acesso em: 28 set. 2018.
SILVA, Marcelo Gurgel Carlos da. Roberto Misici: um médico cultor do bel canto. In: MISICI, Roberto. Ópera, Doença e Morte – um espetáculo compartilhado. Fortaleza: Academia Cearense de Medicina, 2015. 11p.
Número acadêmico: 105
Nome: Roberto Misici
Cadeira: 2 (Patrono: José Cardoso de Moura Brasil)
Membro: Titular
Seção: Ciências Aplicadas à Medicina
Posse: 11/04/2014
Nascimento: 21/04/1947
Falecimento: 01/02/2022