ARTHUR ENÉAS VIEIRA FILHO (Cadeira 16)
Francisco José Costa Eleutério
Membro Titular da Cadeira 16 da ACM
Arthur Enéas Vieira Filho veio ao mundo na cidade de Fortaleza no dia 17 de janeiro de 1940. Seus pais foram Arthur Enéas Vieira – médico radiologista, professor universitário e membro da Academia Cearense de Medicina -, e a sra. Stela Leitão Vieira. Todos os quatro filhos do casal Arthur e Stela seguiram na vida o nobre ofício de Hipócrates: Luciano Enéas Vieira, Arthur Enéas Vieira Filho, Antônio Enéas Vieira e Tereza Maslowa Vieira.
Arthur Enéas Vieira Filho recebeu a instrução básica primária nos tradicionais estabelecimentos de ensino de Fortaleza: Colégio 7 de setembro e no Colégio Cearense Sagrado Coração. O jovem Arthur cumpriu o dever cívico de servir ao Exército Brasileiro no antigo Centro de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR), no Corpo de Saúde do Hospital Militar de Fortaleza. Em 1959 ingressou na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará, onde obteve o diploma de médico, colando grau no dia 16 de dezembro de 1964.
Através de concurso, o Dr. Arthur Enéas Vieira Filho parte para a Universidade de Miami, na Flórida, como Interno do Jackson Memorial Hospital. Em seguida, realiza Residência Médica em Radiologia, após renhida disputa, no mesmo hospital onde fora interno, chegando ao cargo de residente-chefe do Departamento de Radiologia.
No ano de 1971, o Dr. Arthur Enéas Vieira Filho completa sua apurada formação acadêmica nos Estados Unidos da América realizando um curso de Medicina Nuclear no National Medical School, em Bethesda – Mariland e um curso de Correlação Radiologia – Patologia no Armed Forces Institute of Pathology, Washington D.C. Por conta deste feito, recebe o honroso diploma Physician’s Recognition Awards, por educação médica ininterrupta. Curso Completo de Imagenologia na Thomas Jefferson University, Filadelfia, EUA.
De volta a Fortaleza, enfrenta, como de costume, um novo concurso, com sucesso, para a obtenção do Título de Especialista em Radiologia pelo Colégio Brasileiro de Radiologia (CBR). O próximo degrau a ser alcançado em sua brilhante trajetória profissional seria na Faculdade de Medicina da UFC, no Serviço de Radiologia do Hospital Universitário Walter Cantídio, com exercício na Disciplina de Medicina Clínica. Integrou o corpo clínico de radiologista do Hospital Geral de Fortaleza onde ocupou o cargo de Chefe do Serviço após a aposentadoria do Prof. Beroaldo Jurema. Na Clínica Radiológica Arthur Enéas situada na área central de Fortaleza, atuou por um longo período, junto a seu pai e irmãos. Neste fraterno e rico ambiente laboral, o patriarca Arthur Enéas, um preceptor de escol, um luminar da especialidade, transmitiu a todos, magnas lições de ética e minúcias na ciência/arte de cuidar de nossos semelhantes.
Em 14 de novembro de 1996, o Dr. Arthur Enéas Vieira Filho foi admitido como Membro Titular da Academia Cearense de Medicina para ocupar a cadeira 16, patroneada pelo Prof. Acadêmico João Otávio Lobo, sendo recebido pelo Acadêmico Vinícius Barros Leal. O novel acadêmico sucede ao Prof. Acadêmico Aluísio Pinheiro, transferido para outro quadro social.
A História da Radiologia em nosso estado principia no ano de 1922, quando o então Governador do Estado, Desembargador Moreira da Rocha escolhe o Dr. Carlos da Costa Ribeiro para estudar este novel método de diagnóstico no sul do país. Em seguida, figuras como Dr. Lineu de Queiroz Jucá, Dr. Rafael de Codes y Sandoval e Dr. Arthur Enéas Vieira, este último um dos fundadores da Faculdade de Medicina do Ceará, Professor Titular da Disciplina de Radiologia Clínica da Faculdade de Medicina da UFC e Chefe do Serviço de Radiologia do Hospital das Clínicas da UFC, dignificam o sedimentam esta especialidade no Estado do Ceará.
O Dr. Arthur Enéas Vieira Filho, ao lado de seu brilhante ofício de esculápio, moldou de forma artesanal sua sinfonia terreal, junto à sua esposa, Cecília Targino e suas duas filhas, Maria Inês e Stela. Junto a seu pai e irmãos, o Dr. Arthur Enéas escreveu um capítulo a parte na especialidade de Radiologia do Ceará, servindo como um exemplo para os pósteros. Em 05 de setembro de 2014, aos 73 anos de idade, o Dr. Arthur Enéas Vieira Filho partiu rumo às nuvens do divino dando fecho a sua luminosa trajetória terrena.
*Biografia baseada em:
ELEUTÉRIO, Francisco José Costa. Discurso de Posse. Anais – Academia Cearense de Medicina. v. 17, ano 17, 2017. p. 257-262.
LEAL, Vinícius Barros. Discurso lido pelo Acadêmico Vinícius Barros Leal na Sessão Solene de Posse aos Acadêmicos Artur Enéas Vieira Filho, Francisco José Aguiar Ramos, José Gerardo Ponte e Fernando Frota. Anais – Academia Cearense de Medicina. v. 8, ano 8, 1999. p. 151-159.
Número acadêmico: 63
Cadeira: 16 (Patrono: João Otávio Lobo)
Membro: Titular
Seção: Medicina
Posse: 14/11/1996
Nascimento: 17/01/1940
Falecimento: 05/09/2014