Academia Cearense de Medicina

Desde 1978

José Iran dos Santos


JOSÉ IRAN DOS SANTOS (Cadeira 14)

Francisco José Costa Eleutério

Membro titular da cadeira 16 da ACM

José Iran dos Santos, nasceu em São Bento D’Amontada, à época, um distrito pertencente ao município de Itapipoca, no interior do Ceará, no dia 15 de agosto de 1932. Seus pais foram o sr. Antônio Rôla dos Santos e sra. Maria Alayde Marfim dos Santos.

O petiz José Iran tomou suas primeiras aulas na Escola Particular da Professora Nila, na cidade de Fortaleza, como preparação para enfrentar a difícil prova de admissão ao Ginásio notradicional Colégio Liceu do Ceará, onde realizou com sucesso seu curso secundário. No Colégio São João, o jovem José Iran realizou o curso científico, já vislumbrando a concretização de um sonho antigo de tornar-se mais um filho de Hipócrates a laborar como um verdadeiro guardião da saúde da comunidade.

José Iran dos Santos iniciou o curso superior de medicina na Universidade Federal do Ceará no ano de 1952 e graduou–se na 5ª turma, a de 1957.

Durante seu curso de medicina, o acadêmico José Iran dos Santos frequentou com assiduidade, em sua eterna busca do saber, tradicionais nosocômios cearenses como a Casa de Saúde São Raimundo, a Maternidade Dr. João Moreira e a Santa Casa de Misericórdia, com ênfase no aprendizado em Cirurgia Geral, Ginecologia e Obstetrícia.

No Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, o Dr. José Iran dos Santos, cumpriu com proficiência, estágio de especialização em Ginecologia, sob a orientação do Professor Doutor José Galotti.

Logo adiante conquistou através de concurso, o Título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia outorgado pela Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO).

Em sua atividade profissional, José Iran dos Santos exerceu principalmente as atividades de médico obstetra e ginecologista e de professor universitário da ciência Fisiologia Médica.

O Dr. José Iran dos Santos exerceu com destacada atuação a Chefia do Serviço de Ginecologia do Hospital Geral de Fortaleza do INAMPS, no período entre 1970 e 1995, onde contribuiu com seu largo saber para a formação de um grande número de médicos especialistas. Nesse hospital foi chefe e preceptor de Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia.

Integrou o seleto quadro de plantonistas do Hospital de Pronto Socorro/ Assistência Municipal de Fortaleza entre os anos de 1958 e 1969 como Cirurgião e Clínico numa equipe composta pelos doutores José Bastos Macambira, Wilcar Cavalcante Gondim, Valdecílio Saldanha Fontenele, Antônio Webster Costa e Antenor Maia.

Em 1965, uma vez mais, admitido por concurso, o Dr. José Iran dos Santos inicia uma profícua carreira no magistério superior, como Instrutor de Ensino Superior em Fisiologia, da então Faculdade de Farmácia e Odontologia, que tinha como catedrático a figura do nobre Professor Dr. Jorge Romcy. Por ocasião da Reforma Universitária e com a criação do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Ceará, o Professor José Iran dos Santos transfere-se para a disciplina de Fisiologia, logrando sua aposentadoria em 1996, como Professor Adjunto IV.

O Dr. José Iran dos Santos contraiu núpcias com a sra. Maria Zuleide Carvalho dos Santos. O casal gerou três filhos: Rejane, Marcos Emanuel e Paulo Humberto.

O Dr. José Iran dos Santos foi acolhido na Academia Cearense de Medicina (ACM), no dia 23 de agosto de 2002 como Membro Titular da Cadeira 14 que tem como Patrono o ilustre Dr. Adalberto Moraes Studart, sendo saudado pelo confrade Chagas Oliveira. Junto ao Dr. José Iran dos Santos integram esta cadeira, a Dra. Maria Gonzaga Pinheiro (já falecida), e como Membro Honorário, o Professor Doutor Antônio Lacerda Machado. Em 2019, por razões de saúde, o Acad. José Iran dos Santos passou para o seleto quadro de Membro Honorável da ACM.

Deste modo, o Dr. José Iran dos Santos, um vero esculápio de escol, cuida e se deixa tocar pelo sofrimento alheio, humanizando-se, tendo a preciosa chance e privilégio de crescer em sabedoria na certeza que a vida é um dom a ser compartilhado solidariamente.

Biografia baseada em:

OLIVEIRA, Francisco Chagas. Discurso saudando o Novo Membro Honorário e os Novos Membros Titulares da Academia Cearense de Medicina. Anais – Academia Cearense de Medicina. v. 11, ano 11, 2006. p. 105-108.

Cargos, funções e reconhecimentos

INFORMAÇÕES DO ACADÊMICO

Número acadêmico: 78

Cadeira: 14 (Patrono: Adalberto Moraes Studart)

Membro: Titulares Honoráveis

Seção: Ciências Aplicadas à Medicina

Posse: 23/08/2002

Nascimento: 15/08/1932