LEOPOLDO FARIAS DE MOURA (Cadeira 35)
Francisco Valter da Justa Freitas
Membro titular da cadeira 36 da ACM
Leopoldo Farias de Moura, filho de Elvécio Moura e Francisca Farias Moura, nasceu no dia 24 de junho de 1929, em Nova Russas (CE).
Fez o curso primário, em Sobral, e o ginasial e científico nos Colégios Cearense Sagrado Coração e São João, em Fortaleza.
Em 1962, graduou-se em Medicina pela Universidade Federal do Ceará. Bacharelou-se, também, em Geografia e História pela Faculdade Católica de Filosofia do Ceará.
Em 1971, recebeu diploma de especialista em Oftalmologia, pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia e Associação Médica Brasileira.
Como professor-adjunto coordenou a disciplina de Oftalmologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará e a Residência Médica de Oftalmologia do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) da UFC, cujo Serviço de Oftalmologia chefiou durante largos anos.
Acumulou diversos títulos: Membro titular do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, do Instituto Barraquer, de Barcelona, e da Associação Pan-Americana de Oftalmologia; Sócio titular da Sociedade Brasileira de Oftalmologia e Sócio-fundador da Sociedade de Oftalmologia do Ceará, no qual teve papel relevante como Vice-Presidente e secretário, em duas gestões.
Em 1973, foi co-relator do tema oficial do XVII Congresso Brasileiro de Oftalmologia. Em 2009, foi Presidente de Honra do XXXIV Congresso da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo. A Sociedade de Oftalmologia do Ceará o agraciou com o Título de Sócio Emérito e o Conselho Regional de Medicina do Ceará, com a medalha de Honra ao Mérito Profissional (08 de outubro de 2000).
Professor de inúmeras gerações de médicos da UFC, Leopoldo Moura foi homenageado pelos concludentes de onze turmas e paraninfo da 56ª. Modesto, de gênio afável e sempre atento a quantos o procuravam nosso biografado era imensamente estimado e admirado por seus alunos.
Admitido como membro titular na Academia Cearense de Medicina, foi empossado em 09 de setembro de 1994, tendo ocupado a cadeira 35, patroneada pelo Dr. Lineu de Queiroz Jucá.
Casado com a Sra. Ieda Castelo Moura. Tiveram dois filhos: Eugenio Castelo Moura (homem de negócios) e Fred Castelo Moura (médico especialista em neuro-oftalmologia, militando em São Paulo).
Faleceu em Fortaleza em 8 de agosto de 2017.
Biografia baseada em:
JUSTA, Valter. Discurso de Saudação aos Novos Acadêmicos. Anais – Academia Cearense de Medicina. v. 7, ano 7, 1998. p. 111-117.
ROSEMBERG, Ana Margarida Furtado Arruda. Discurso de Posse. Anais – Academia Cearense de Medicina. v. 17, ano 17, 2017. p. 209-216.
Número acadêmico: 58
Nome: Leopoldo Farias de Moura
Cadeira: 35 (Patrono: Lineu de Queiroz Jucá )
Membro: Titular
Seção: Ciências Aplicadas à Medicina
Posse: 09/09/1994
Nascimento: 24/06/1929
Falecimento: 08/08/2017