Academia Cearense de Medicina

Desde 1978

Leopoldo Farias de Moura


LEOPOLDO FARIAS DE MOURA (Cadeira 35)

Francisco Valter da Justa Freitas

Membro titular da cadeira 36 da ACM

Leopoldo Farias de Moura, filho de Elvécio Moura e Francisca Farias Moura, nasceu no dia 24 de junho de 1929, em Nova Russas (CE).

Fez o curso primário, em Sobral, e o ginasial e científico nos Colégios Cearense Sagrado Coração e São João, em Fortaleza.

Em 1962, graduou-se em Medicina pela Universidade Federal do Ceará. Bacharelou-se, também, em Geografia e História pela Faculdade Católica de Filosofia do Ceará.

Em 1971, recebeu diploma de especialista em Oftalmologia, pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia e Associação Médica Brasileira.

Como professor-adjunto coordenou a disciplina de Oftalmologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará e a Residência Médica de Oftalmologia do Hospital Universitário Walter  Cantídio (HUWC) da UFC, cujo Serviço de Oftalmologia chefiou durante largos anos.

Acumulou diversos títulos: Membro titular do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, do Instituto Barraquer, de Barcelona, e da Associação Pan-Americana de Oftalmologia; Sócio titular da Sociedade Brasileira de Oftalmologia e Sócio-fundador da Sociedade de Oftalmologia do Ceará, no qual teve papel relevante como Vice-Presidente e secretário, em duas gestões.

Em 1973, foi co-relator do tema oficial do XVII Congresso Brasileiro de Oftalmologia. Em 2009, foi Presidente de Honra do XXXIV Congresso da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo. A Sociedade de Oftalmologia do Ceará o agraciou com o Título de Sócio Emérito e o Conselho Regional de Medicina do Ceará, com a medalha de Honra ao Mérito Profissional (08 de outubro de 2000).

Professor de inúmeras gerações de médicos da UFC, Leopoldo Moura foi homenageado pelos concludentes de onze turmas e paraninfo da 56ª. Modesto, de gênio afável e sempre atento a quantos o procuravam nosso biografado era imensamente estimado e admirado por seus alunos.

Admitido como membro titular na Academia Cearense de Medicina, foi empossado em 09 de setembro de 1994, tendo ocupado a cadeira 35, patroneada pelo Dr. Lineu de Queiroz Jucá.

Casado com a Sra. Ieda Castelo Moura. Tiveram dois filhos: Eugenio Castelo Moura (homem de negócios) e Fred Castelo Moura (médico especialista em neuro-oftalmologia, militando em São Paulo).

Faleceu em Fortaleza em 8 de agosto de 2017.

Biografia baseada em:

JUSTA, Valter. Discurso de Saudação aos Novos Acadêmicos. Anais – Academia Cearense de Medicina. v. 7, ano 7, 1998. p. 111-117.

ROSEMBERG, Ana Margarida Furtado Arruda. Discurso de Posse. Anais – Academia Cearense de Medicina. v. 17, ano 17, 2017. p. 209-216.

 

Cargos, funções e reconhecimentos

INFORMAÇÕES DO ACADÊMICO

Número acadêmico: 58

Cadeira: 35 (Patrono: Lineu de Queiroz Jucá )

Membro: Titular

Seção: Ciências Aplicadas à Medicina

Posse: 09/09/1994

Nascimento: 24/06/1929

Falecimento: 08/08/2017