ORMANDO RODRIGUES CAMPOS (Cadeira 10)
Maria Helena Pitombeira
Membro titular da Cadeira 41 da ACM
O Dr. Ormando nasceu em Camocim em 27 de janeiro de 1937, sendo o oitavo dos quatorze filhos do casal Osvaldo Gonçalves Campos e Maria Assunção Campos. Fez o Curso Primário no Grupo Escolar José de Barcelos, em Camocim, e o Ginasial e Científico no Ginásio Sobralense e Colégio Cearense do Sagrado Coração.
Ingressou na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará em 1958. Concluiu o curso em 1963, integrando uma turma que hoje conta com quatro membros nesta augusta Academia: os acadêmicos Pedro Henrique Saraiva Leão, Oswaldo Augusto Gutierrez, Ormando Rodrigues Campos e Maria Helena da Silva Pitombeira.
Construiu um extenso currículo seja nas atividades médicas, como na área administrativa. Em sua formação profissional, fez Residência Médica em Clínica Obstétrica na Universidade Federal do Ceará, sob orientação do Professor Galba Araújo. Dado a enfrentar desafios, em 1965 foi trabalhar no Hospital Regional de Quixeramobim, com o inesquecível Dr. Pontes Neto, onde atuou durante dois anos. Voltando para Fortaleza, associou, às suas atividades de obstetra, os primeiros passos na Hemoterapia, ao lado do Dr. Laerte Colares.
Em 1965, casou-se com a Dra. Telma Campos, médica veterinária, professora da Universidade Estadual do Ceará, e desta feliz união nasceram Lia, turismóloga e funcionária públic; Ormando Jr., prestigiado médico oncologista; Márcia, pedagoga e empresária e Marcelo, médico, professor da Universidade de Harvard, em Boston, Estados Unidos.
Em 1977, aconteceram as primeiras reuniões para criação do HEMOCE – Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará. Tomando parte nesse importante empreendimento na área da saúde, Dr.Ormando foi enviado para Montpellier (França), onde trabalhou com o mais notório nome da Hemoterapia na Europa, Monsieur le Professeur Pierre Cazal. Com os atualizados conhecimentos adquiridos, voltou para Fortaleza, ajudou a criar e recriar o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (HEMOCE), do qual foi sei diretor de 1995 a 2002. Após deixar a direção do hemocentro, foi convidado para a Câmara de Assessoramento Técnico em Hemoterapia do Ministério da Saúde.
No seu currículo de hemoterapeuta, constam mais de trinta participações em cursos de atualização, no Brasil e no exterior. Ministrou aulas e palestras, sobre Hematologia e Hemoterapia, em diversos cursos de graduação e pós- graduação.
Tem 25 publicações técnicas na sua área de atuação e mais de uma centena de participações em seminários e congressos. É membro da Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia.
O acadêmico Ormando Campos tem uma reconhecida capacidade de liderança, sendo, desde sempre, o aglutinador da turma de 1963.
Foi um dos idealizadores e membro do Instituto Pró-Hemoce, entidade criada para apoiar o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará em suas atividades técnicas e cientificas.
O acadêmico Ormando Rodrigues Campos ocupa a Cadeira 10, tomando posse no dia 5 de agosto de 2016 nesta augusta instituição, patroneada pelo Acadêmico José Carlos da Costa Ribeiro e teve como seu último ocupante o inesquecível confrade Aprígio Mendes Filho, companheiro que precocemente nos deixou.
O acadêmico Ormando Rodrigues Campos participa ativamente das atividades da Academia Cearense de Medicina, tendo apresentado uma conferência intitulada “Hemoterapia no Ceará – ontem e hoje”.
Biografia baseada em:
Dados coletados do Arquivo sobre o Dr. Ormando Rodrigues Campos na Academia Cearense de Letras e no discurso de saudação ao ser recepcionado por Maria Helena Pitombeira quando da posse em 5 de agosto de 2016.
Número acadêmico: 117
Nome: Ormando Rodrigues Campos
Cadeira: 10 (Patrono: Carlos da Costa Ribeiro)
Membro: Titular
Seção: Medicina
Eleição: 23/03/2016
Posse: 05/08/2016
Nascimento: 27/01/1937