Academia Cearense de Medicina

Desde 1978

Álber Furtado de Vasconcelos


O Professor Dr. Alber Furtado de Vasconcelos Patrono da Cadeira 25 da Academia Cearense de Medicina nasceu em Fortaleza em zzz 1914.

Sua formação secundária foi realizada no Liceu do Ceará e a formação superior na Faculdade Nacional de Medicina da antiga Universidade do Brasil, hoje Universidade Federal do Rio de Janeiro, concluindo o curso médico em 1935. Realizou os seguintes cursos de Pós-Graduação: Estágio na Mayo Clinic, Rochester, MN, EUA e na Lahey Clinic, Boston, Mass. EUA, durante dois anos.

Foi admitido como professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará no ano de 1948. Professor Fundador como Catedrático da 1ª. Cadeira de Clínica Médica, Departamento de Medicina Clínica na Categoria Professor Titular. Chefia e Cargos: Chefe do Departamento de Medicina Clínica. Teve 11 trabalhos publicados de divulgação científica.

O Professor Dr. Alber Furtado Vasconcelos foi um docente de fino relacionamento com seus alunos, perspicaz pesquisador de atualizações médicas-científicas e gozava de excelente conceito sócio-profissional em Fortaleza com robusta clientela privada além de dedicado chefe de família.

Na docência superior contou com a colaboração de professores assistentes, dentre outros, os professores João Barbosa Pires de Paula Pessoa, Paulo Marcelo Martins Rodrigues e José Pierre Filho, com os quais mantinha um respeitoso e amigável relacionamento e perfilaram-se, como é notório, em pilastras importantes na Medicina Clínica do Ceará. Além de professor universitário, foi também Inspetor Federal de Ensino do Ministério de Educação e Saúde (1938 a 1945); em 1946 foi nomeado 2º. Tenente Médico da Reserva de 2ª. Classe. Era membro da Sociedade Brasileira de Gastroenterologia.

A vida médica de Alber Vasconcelos teve uma ligação íntima com a Faculdade de Medicina do Ceará. Em 1947, ele começou a participar de reuniões preparatórias para a criação da “Sociedade Promotora da Faculdade de Medicina do Ceará”, entidade que se constituiu no embrião da futura Faculdade de Medicina do Estado. No dia 9 de junho de 1947, na residência do Dr. Jurandir Picanço, reuniram-se diversos médicos, entre eles, o Dr. Alber, para criação da referida sociedade.

A Diretoria foi assim composta: Presidente de Honra: Dr. César Cals; Presidente: Dr. Jurandir Picanço; 1º. Secretário: Dr. Antônio J. Queiroz Jucá; 2º. Secretário: Dr. Alber Furtado de Vasconcelos; e Tesoureiro: Dr. Eliezer Studart da Fonseca.

Em 13 de abril de 1948 foi concedida a autorização para o funcionamento da Faculdade de Medicina do Ceará, pelo então Presidente da República, Eurico Gaspar Dutra. Segundo reconhecimento do Conselho Nacional de Educação, foram aprovadas as três primeiras séries da nova Faculdade, ficando o Dr. Alber Vasconcelos como Professor Titular da Cadeira de Clínica Médica. Continuou, ao longo de toda sua carreira acadêmica, como Professor Titular da 1ª Cadeira de Clínica Médica, do Departamento de Medicina Clínica, tendo sido inclusive Chefe deste Departamento.

Em 1946, após cumprir todos os requisitos necessários, o Dr. Alber foi eleito “Fellow” da National Gastroenterological Association, e também foi eleito “Fellow” do American College of Gastroenterology, em julho de 1954. Ao longo de sua carreira, apresentou vários estudos e trabalhos importantes sobre sua especialidade, nos Congressos Brasileiros de Gastroenterologia, realizados pela Federação Brasileira de Gastroenterologia, nos anos 1950, 1960 e princípios dos anos 1970.

Faleceu em atividade, no dia 3 de agosto de 1975, em Seattle, nos Estados Unidos, na residência de uma de suas filhas, vítima de complicações de hepatite tipo B, provavelmente contraída de algum de seus pacientes. A viagem aos Estados Unidos foi uma última tentativa para enfrentar a referida doença, que no Brasil ainda não tinha tratamento eficaz. Ele já havia feito várias consultas na Inglaterra com conceituados especialistas e também no Rio de Janeiro com seu amigo Professor Clementino Fraga.

Em junho de 1978 ele recebeu o Título de Membro Honorário (in memoriam) do Centro Médico Cearense, pelos relevantes serviços prestados à classe médica e à saúde do povo cearense.

Biografia elaborada com base nas seguintes fontes:

ROLIM, Francisco Waldeney. Discurso de Posse. In: Anais – Academia Cearense de Medicina. Fortaleza: Expressão Gráfica, 2017. p. 217-224).

GIRÃO, José Eduilton. Clínica médica no Ceará – passado e presente. 2.ed. Fortaleza: Expressão, 2017. 312p.

CRUZ, Vladimir Távora Fontoura. Homenagem póstuma ao Dr. Alber Furtado de Vasconcelos. In: Anais – Academia Cearense de Medicina. Fortaleza: Expressão Gráfica, 2017. p. 373-375.

Cargos, funções e reconhecimentos

INFORMAÇÕES GERAIS

Nascimento: 26/05/1914

Falecimento: 03/08/1975