Academia Cearense de Medicina

Desde 1978

Antônio Guarany Mont`Alverne


Antônio Guarany Mont’Alverne nasceu em Sobral a 3 de outubro de 1912, tendo por genitores Antonio Mont’Alverne Filho e Maria Marphisa Mont’Alverne.

Iniciou seus estudos em sua cidade natal, cursando o primário no Colégio N. S. da Assunção. Transferindo-se para Fortaleza, cumpriu o secundário no Colégio Cearense, de 1925 a 1929, seguindo para o Rio de Janeiro, onde, em 1930, fez vestibular e ingressou na Faculdade de Medicina da Universidade do Rio de Janeiro, e colou grau a 4 de dezembro de 1935. Durante a sua permanência na então Capital Federal, foi interno do Serviço de Dermatologia e Sifilografia da Santa Casa, a cargo do professor Eduardo Rabelo, estagiário da Assistência Municipal e Hospital do Pronto Socorro (atual Hospital Sousa Aguiar) na equipe do professor Rocha Maia, e interno e assistente do Serviço de Cirurgia e Urologia do Hospital São Francisco de Assis, dirigido pelo Dr. Jorge Gouvêa.

Logo após formado, foi nomeado Assistente da Cadeira de Técnica Operatória, na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, da qual era titular o professor Jorge de Moraes Grey. Em fins de 1936, retornou ao Ceará, assumindo a chefia do Serviço de Cirurgia da Santa Casa de Sobral. Atraído para a capital cearense, em 1938, foi nomeado cirurgião da Assistência Municipal de Fortaleza, cargo que exerceu por poucos meses, optando pela sua fixação na “Princesa do Norte”.

Convidado a integrar a Embaixada Médica Brasileira, chefiada pelo professor Raul Leitão da Cunha, então Reitor da Universidade do Rio de Janeiro, em 1941, esteve na Argentina, visitando as mais famosas clínicas daquele país. Em 1958, viajou com destino a Europa, a fim de visitar os serviços cirúrgicos do seu interesse, em Paris, o L’Hotel Dieu (nome da Santa Casa em Paris) e em Roma a Santa Casa. Em 1969, foi aos Estados Unidos, visitando em Kansas City, o Serviço de Urologia do S. Lukas Hospital. Em 1975, teve seu nome indicado como um dos representantes da Academia Brasileira de Medicina Militar, para participar em Lisboa da “Jornada Médica dos Povos de Língua Portuguesas”.

Introduziu em nosso meio vários procedimentos grandiosos como a cirurgia de próstata, tendo inclusive treinado vários especialistas na técnica; também foi pioneiro em nossa região do exame de Pielografia Retrógrada. Com a sua visão das necessidades sociais da região incursionou pela Medicina Social, tendo criado o primeiro Banco de Sangue do interior do estado. Dedicou-se com afinco a organizações assistenciais, destacando-se a Santa Casa de Misericórdia de Sobral, à qual se devotou durante 40 anos.

Participante ativo das associações científicas, em 1950, fundou o Centro Médico – Secção de Sobral, com o presidente do Centro Médico Cearense, Prof. Haroldo Juaçaba, assumindo a presidência do CMC Secção de Sobral por 10 anos. Em 1954, foi eleito Membro Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, tendo sido presidente do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, capítulo Ceará, recebendo o cargo do Professor Paulo Machado. Foi membro honorário da Academia Brasileira de Medicina Militar.

Dr. Guarany recebeu várias homenagens destacando-se a homenagem pelo Centro Médico Cearense, como presidente in memoriam do Congresso Científico do Centro Médico Cearense, na época dirigido pelo inesquecível Paulo Marcelo Martins Rodrigues. Em 1975 foi agraciado com a Medalha D. José, conferida pela Santa Casa de Sobral, pelos 40 anos de serviços prestados a esse tradicional nosocômio. Em 1976, recebeu a Comenda Centro Médico Cearense das mãos do Presidente Thurbay Barreira.

Dr. Guarany era presença marcante nos congressos nacionais. Dentre os principais trabalhos apresentados em Congressos destacam-se: “Enxerto de pele total no tratamento das hérnias”, “Materiais de sutura em cirurgia”, “Hemostasia nas prostatectomias”, “Câncer do aparelho urinário” e “Abdome agudo pós-operatório”. O trabalho :Enxerto de pele total no tratamento das hérnias inguinais foi publicado no Ceará Médico e uma contribuição de Sobral à medicina nacional foi publicada no jornal Correio da Semana edição de 5 de julho de 1973.

Guarany Mont’Alverne partiu para a eternidade de modo abrupto, trágico, face a necrose tubular aguda pós-prostatectomia transuretral, em 29 de janeiro de 1978, na cidade do Rio de Janeiro. (*)

(*) notas complementares postas pelo seu filho Dr. Ronaldo Mont’Alverne.

Biografia elaborada a partir de:

MONT’ALVERNE, Antônio Guarany. Biografia de Guarany Mont’Alverne. In: Anais – Academia Cearense de Medicina. Fortaleza: Expressão Gráfica, 2010. p. 269-273.

Cargos, funções e reconhecimentos

INFORMAÇÕES GERAIS

Nascimento: 03/10/1912

Falecimento: 29/01/1978