De conhecida família desta cidade, Dr. Alísio Borges Mamede nasce em Fortaleza, no dia 5 de maio de 2012, filho do casal Mário e Maria Júlia Borges Mamede. Ao terminar seus estudos secundários no Liceu do Ceará, viaja a Salvador para estudar na antiga Faculdade de Medicina da Bahia, onde tantos jovens de todo o país fizeram sua formação médica. Depois de colar grau, em 1953, volta para sua cidade natal, com especialização em Urologia.
Inicialmente, dedica-se à pratica dessa especialidade. Ao se defrontar, porém, com a carência de cuidados especializados às crianças no Ceará, aperfeiçoa seus conhecimentos em Pediatria, realizando estágios em diversos centros do País e dedica-se a esse ramo do saber médico, o que demonstra não somente na prática clínica como em publicação de vários artigos sobre temas pediátricos. Por outro lado, atua na promoção de eventos médicos na área e neles participa relatando temas como “Classes Sociais e Mortalidade Infantil”, “Assistência à Criança nas Zonas Urbana e Rural do Brasil”, “O amparo às crianças e o problema das creches”.
Exerceu cargos no Serviço de Assistência Médica à Maternidade e à Infância, foi Membro da Comissão Estadual da Semana da Criança e Membro do Quadro Único do Estado. Na clínica privada foi muito querido pelos pequenos pacientes e por seus pais, vindo a constituir grande clientela em diferentes classes sociais.
Cabe mencionar que Dr. Alísio Mamede foi idealizador, fundador e primeiro Diretor do Departamento Estadual da Criança do Ceará e do SAMI, Sociedade de Assistência à Infância, a que se dedicou inteiramente, colocando-se na História da Medicina Cearense como um dos grandes nomes da Pediatria em nosso Estado.
Uma faceta interessante do Dr. Alísio foi seu sucesso na prática esportiva, principalmente no futebol. Defendeu com muito entusiasmo e de uma forma exclusiva e amadorística o Maguary Esporte Clube, tendo recebido propostas tentadoras para transferir-se para centros mais avançados do esporte bretão. Todas foram recusadas pelo fortalezense que preferiu fazer brilhar suas qualidades futebolísticas em sua querida capital.
A sensibilidade social demonstrada em seus artigos e palestras, assim como, no exercício da prática clínica com crianças carentes propiciam, certamente, sua decisão de candidatar-se a vereador de Fortaleza. Notabilizou-se na política como membro do Partido Comunista Brasileiro. Foi eleito, em 3 de outubro de 1947, o Vereador mais votado de Fortaleza. Pouco depois torna-se Presidente da Câmara Legislativa de nosso município. Pelo Partido Republicano, em 1950, lança-se candidato à Prefeitura de Fortaleza, obtendo votação consagradora (81.411votos), não conseguindo, no entanto, ser eleito.
Seu prematuro falecimento, com 61 anos de idade, muito sentido em nossa cidade, veio a acontecer no dia 3 de dezembro de 1973.