Academia Cearense de Medicina

Desde 1978

César Cals de Oliveira


Nasceu em Fortaleza, no dia 18 de julho de 1885, e faleceu em sua cidade natal, no dia 10 de dezembro de 1948.

Em 1905, seguiu para Salvador, matriculando-se no primeiro ano do curso médico da tradicional Faculdade de Medicina da Bahia. Em 1910, concluiu o curso na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro.

De volta ao Ceará, em 1912 foi nomeado médico da Força Pública do Estado, chegando a dar combate, em Juazeiro do Norte aos jagunços do Dr. Floro Bartolomeu da Costa.

Em 1914 consorciou-se com a Sra. Hilza Diogo de Oliveira, filha do Sr. Antônio Diogo. Desta união nasceram os seguintes filhos: George Cals de Oliveira, oficial da Marinha de Guerra; José Cals de Oliveira, igualmente oficial da Marinha; Luiz Cals de Oliveira, Oficial do Exército; César Cals de Oliveira Filho, oficial do Exército chegando a ser Senador da República, Governador do Estado do Ceará e Ministro das Minas e Energia; Maria  Carmelita Cals de Oliveira, Irmã de Caridade; Maria Antonieta Cals de Oliveira, Professora e Maria de Lourdes Cals de Oliveira que casou com o oficial do Exército Manoel Teófilo Gaspar de Oliveira.

O Dr. César Cals não era afeito a motejos e tinha muitas virtudes, além de uma conduta moral irreprochável. Era um cidadão justo, um altruísta, determinado e com acendrado espírito democrático, além de ter sido um profissional extremamente dedicado à Medicina.  Foi um batalhador pelo Centro Médico Cearense do qual foi fundador e um dos seus ex-presidentes (de 1937 a 1944). Também foi Presidente do Sindicato Médico Cearense de 1940 a 1943 e da Fundação D. Libânia Holanda, de 1941 a 1944. Na política, foi Prefeito de Fortaleza, em 1930 e 1931. Foi Deputado Estadual, de 1925 a 1928 e de 1935 a 1938, ocupando neste último mandato a presidência da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará. César Cals desempenhou estas funções com raro discernimento e espírito de justiça e com uma capacidade ímpar de trabalho e sempre soube tão bem comandar a nau mesmo no fragor das tormentas.

No entanto, a Maternidade Dr. João Moreira tornou-se o alvo maior de sua vida profissional. Foi o principal colaborador do Dr. Manuelito Moreira na criação da Maternidade, em 19 de março de 1915, em uma das alas do segundo pavimento da Santa Casa de Misericórdia. Com a ida do Dr. Manuelito Moreira para o Rio de Janeiro, o Dr. César Cals assumiu definitivamente os destinos da Maternidade e, em 24 de outubro de 1923, iniciava a construção da Maternidade Dr. João Moreira na Praça da Laginha.

Todo esforço empregado foi coroado de êxito em 19 de abril de 1929, com a inauguração da maternidade em suas novas instalações.  Sua luta para manter a entidade tornara-se sem tréguas. Fundou uma instituição mantenedora da maternidade e começou a construir a casa de saúde que posteriormente levou o seu nome. Toda renda seria destinada à manutenção da maternidade. A Casa de Saúde foi inaugurada em 1928 e iniciou suas atividades com 14 aposentos para pensionistas, ótima sala de cirurgia e arsenal cirúrgico completo para aquela época. O Dr. César Cals foi seu primeiro Diretor, sendo sucedido pelo Dr. José Ribeiro da Frota.

A dedicação do Dr. César Cals em formar parteiras foi algo apreciável, pois selecionava as candidatas: as que não sabiam ler eram matriculadas em escolas públicas e ele administrava o curso completo de formação de parteiras, incluindo princípios de higiene pessoal, noções de anatomia e fisiologia do aparelho genital feminino, concepção, gravidez, mecanismo de parto e infecção puerperal.

A Maternidade Dr. João Moreira acolhia os jovens médicos recém-chegados da Bahia e do Rio de Janeiro, entre os quais José Pontes Neto, Galba Araújo, José Carlos Ribeiro, Vulpiano Cavalcante e Haroldo Gondim Juaçaba.

César Cals de Oliveira é o patrono da Cadeira 11 da Academia Cearense de Medicina.

Vladimir Távora Fontoura Cruz

3793 caracteres

Cargos, funções e reconhecimentos

INFORMAÇÕES GERAIS

Nascimento: 18/07/1885

Falecimento: 10/12/1948