Academia Cearense de Medicina

Desde 1978

Eliezer Studart da Fonseca


Eliezer Studart da Fonseca nasceu em 29 de outubro de 1884, em Fortaleza-CE, filho de João da Fonseca Barbosa e Leonisia Studart da Fonseca. Fez o curso preparatório em 1898 no Liceu do Ceará e posteriormente no Colégio Anchieta, dos Jesuítas, em Nova Friburgo.

Em 1904, matriculou-se na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, doutorando-se em 16 de junho de 1910, com a tese “Tratamento Cirúrgico das Varizes dos Membros Inferiores”, com distinção, e o diploma foi expedido em 18 de agosto de 1910.

Em 1910, ao receber a missão de acompanhar um paciente a Paris, com doença grave, aproveitou e fez um estágio nos hospitais da capital francesa, retornando em 1912, quando como médico serviu à Estrada de Ferro de Baturité, depois REFFSA onde atuou por 40 anos.

Em 1913, abriu seu consultório na Rua Floriano Peixoto, 422, esquina com a Rua São Paulo, situado no centro da cidade de Fortaleza, hoje ocupada pela loja de tecidos Casa Blanca, trabalhando durante 40 anos. Neste mesmo ano integrou, como cirurgião, o serviço médico da Santa Casa de Misericórdia, chefiando uma das clínicas cirúrgicas.

Em 25 de março de 1913, juntamente com outros colegas fundaram o Centro Médico Cearense, hoje Associação Médica Cearense.

Em 1915, instalou no mesmo prédio, chamado sobrado dos Fonsecas, juntamente com seu sogro Dr. Eduardo Salgado e Dr. José Frota, a primeira Casa de Saúde de Fortaleza, dando-lhe o nome de Centro Clínico, que era bem equipado com iluminação elétrica e a gás, dispondo de seis quartos e uma sala de cirurgia.

Em 24 de maio de 1917 casou-se com Dona Ester Salgado, filha do Dr. Eduardo da Rocha Salgado, médico, e Amélia Barroso Salgado, teve os seguintes filhos: Eliezer Filho, Helyett e Dr. Evandro Salgado Studart da Fonseca, médico, professor de cirurgia da Faculdade de Medicina da UFC.

Em 1947, juntamente com outros médicos, fundaram o Instituto de Ensino Médico, do qual resultou a fundação da Faculdade de Medicina do Ceará, em 12 de maio de 1948, portanto um dos seus fundadores.

Em dezembro de 1965, foi agraciado com a Medalha de Ouro de Mérito Educacional, conferida pelo Conservatório de Música Alberto Nepomuceno.

Em 16 de agosto de 1966, fez sua inscrição no Conselho Regional de Medicina do Estado do Ceará, com o número do CRM 759.

Exerceu sua profissão com devoção, indo habitualmente de dois em dois anos ao Rio de Janeiro para reciclagem, frequentando o Serviço do Prof. Brandão Filho; no mesmo sentido, reservava horas especiais para atendimento a pessoas carentes que necessitavam de seus cuidados profissionais, geralmente nas quartas-feiras, assim como sua dedicação à Santa Casa da Misericórdia de Fortaleza, da qual foi honrado com o título de sócio benemérito.

Um dos fundadores e membros efetivo do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, Capítulo do Ceará; foi Diretor Clínico da Casa de Saúde Dr. Cesar Cals.

Na parte social dirigiu por 35 anos, inicialmente como diretor e posteriormente como presidente, o Clube dos Diários, sendo seu presidente emérito. Também um dos fundadores e durante oito anos presidente do Conselho Superior de Interclubes, depois sendo eleito presidente de honra. Grande apreciador da música erudita, juntamente com sua esposa.

Em 18 de março de 1974, morreu na Casa de Saúde São Raimundo, em Fortaleza, com o diagnóstico de insuficiência respiratória.

Lino Antonio Cavalcanti Holanda

 

Cargos, funções e reconhecimentos

INFORMAÇÕES GERAIS

Nascimento: 29/10/1884

Falecimento: 18/03/1974