IVAN DE ARAÚJO MOURA FÉ (Cadeira 63)
Francisco Flávio Leitão de Carvalho
Membro titular da cadeira 50 da ACM
Ivan de Araújo Moura Fé, filho de Nelson de Moura Fé e Hilda Araújo de Moura, é piauiense, originário da pacata cidade de Simplício Mendes, onde nasceu no dia 13 de novembro de 1947 e onde recebeu a influência benéfica de dois vultos da Saúde do Estado do Piauí – o médico Isaías Coelho e o farmacêutico José de Moura Fé, seu tio-avô.
É, para satisfação e orgulho dos cearenses, nosso co-cidadão, por ter sido agraciado com os Títulos de Cidadão de Fortaleza e de Cidadão Cearense, conferidos, respectivamente, pela Câmara Municipal de Fortaleza e pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará.
As primeiras letras, aprendeu-as no Grupo Escolar Álvaro Mendes, na cidade de Simplício Mendes (Piauí); o secundário, fê-lo no famoso Colégio São Francisco de Sales (Diocesano), da capital do estado vizinho, concluindo o 2º grau em Fortaleza, no Colégio Castelo Branco.
Classificou-se em 1º lugar no disputado Vestibular da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará, três anos depois da instalação do regime ditatorial no País, obtendo, em 1972, o título de médico.
É casado com Rita de Cássia Mota Moura Fé, médica com quem teve três filhos (Mariana: médica infectologista; Daniel: médico endoscopista; Ivan: engenheiro eletrônico) e oito netos (Alice, João Gabriel, Vinicius, Daniel, Ivan, Gustavo, Eduardo e Rafael).
Especializou-se em Psiquiatria e obteve o título dessa especialidade, pela Associação Brasileira de Psiquiatria através de concurso realizado em 1975, quando também se classifica em 1º lugar, no Brasil.
Por duas vezes ocupou a presidência da Sociedade Cearense de Psiquiatria (1980-1983 e 1998-2001). Foi preceptor do Programa de Residência Médica de Psiquiatria do Hospital de Saúde Mental de Messejana, hoje Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto.
Foi membro da Comissão Nacional de Residência Médica e do Conselho Nacional de Saúde.
Dedica grande parte de sua atividade a assuntos relacionados com a medicina, com a ética médica e a bioética, tendo completado 40 anos como Conselheiro do Conselho Regional de Medicina do Estado do Ceará.
Nesse extenso período, por mais de três mandatos, exerceu o cargo de Presidente dessa respeitável entidade, guardiã dos princípios éticos, culminando sua interferência na ética médica brasileira com o nobilitante e expressivo cargo de Presidente do Conselho Federal de Medicina, que exerceu de 1989 a 1994.
Foi Presidente de vinte Congressos Médicos, Científicos e de Ética Médica, tendo sido agraciado com inúmeras medalhas das quais destacamos a Medalha Nacional do Mérito Médico, pela Associação Médica Brasileira, a do Conselho Federal de Medicina, a Medalha de Honra ao Mérito Profissional, do Conselho Regional de Medicina do Estado do Ceará, assim como as Comendas do Centro Médico Cearense e do Sindicato dos Médicos do Estado do Ceará.
Por mais de três oportunidades o Poder Legislativo do Estado do Ceará o homenageou, em sessão solene, em reconhecimento ao desempenho de sua diuturna luta pela ética médica, pelo digno exercício da melhor Medicina, pela extensão da Medicina de primeiro mundo, principalmente aos menos validos.
Publicou em 2015 o livro “Saúde e Cidadania” e, em 2019, desta feita junto com o Dr. Renato Evando Moreira Filho, o livro “Ethos – o Conselho de Medicina do Ceará”. Ademais, escreveu vários artigos e capítulos de livros relacionados com a ética médica e a bioética, a exemplo do artigo “Doença Mental e Autonomia”, publicado na Revista Bioética, do Conselho Federal de Medicina.
Tem mais de duzentas e quarenta e cinco participações como conferencista, palestrante, como apresentador de tema livre, de mesa-redonda e de painéis em congressos médicos, científicos e de ética médica.
Exarou, com acurácia, precisão e isenção de interesse pessoal, para o Conselho Federal de Medicina, para o Conselho Nacional de Saúde e para o Conselho Regional de Medicina do Estado do Ceará mais de trinta pareceres, sobre questões éticas as mais variadas possíveis.
É membro da Câmara Técnica de Psiquiatria do Conselho Regional de Medicina do Ceará e Coordenador da Cátedra de Bioética da Associação Médica Mundial em Fortaleza.
Tomou posse na Cadeira 63, da Academia Cearense de Medicina no dia nove de março de 2012.
Biografia baseada em:
CARVALHO, Francisco Flávio Leitão de. Discurso de Saudação aos Recipiendários: Ivan de Araújo Moura Fé e Maurício Cabral Benevides. Anais – Academia Cearense de Medicina. v. 15, ano 15, 2012. p. 301-307.
Número acadêmico: 100
Nome: Ivan de Araújo Moura Fé
Cadeira: 63 (Patrono: Vinicius Antonius de Hololanda Barros Leal)
Membro: Titular
Seção: Cirurgia
Posse: 09/03/2012
Nascimento: 13/11/1947