Academia Cearense de Medicina

Desde 1978

Carlos Augusto Ciarlini Teixeira


CARLOS AUGUSTO CIARLINI TEIXEIRA (Cadeira 65)

Vicente de Paulo Leitão de Carvalho

Membro titular da cadeira 46 da ACM

Carlos Augusto Ciarlini Teixeira nasceu a 1º de março de 1949, em Fortaleza, CE, filho de Quintílio de Alencar Teixeira, médico e político, e de Júlia Ciarlini Teixeira.

Carlos Augusto Ciarlini teve educação primária e ginasial com padres jesuítas (Externato Cristo Rei e Ginásio Santo Inácio), em Fortaleza; curso científico no Colégio Castelo Branco, ligado à Arquidiocese de Fortaleza.

Fez o Curso de Medicina na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC), de 1967 a 1972. Durante a graduação, foi membro da primeira turma do Curso de Verão de Fisiologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, USP, SP (dezembro e janeiro de 1968) e monitor concursado da disciplina de Fisiologia.

Obtém, em 26 de julho de 1972, por provas e exames, o diploma do Educational Council for Foreign Medical Graduates (ECFMG), com valor de equivalência de graduações médicas entre Brasil e EUA.

Cumpriu residência médica: em Clínica Médica, 1973 a 1974, no The Grace Hospital, Detroit, Michigan, EUA; e em Neurologia, 1974 a 1976, na Wayne State University School of Medicine, Detroit, Michigan, EUA, onde foi Residente Chefe.

Obtém, por provas e exames, licença médica plena pelo Michigan Medical Practice Board (em setembro de 1984) e pelo Department of Registration and Education, State of Illinois (em julho de 1976), EUA.

Foi “Fellowship” em Neurologia/Neurofisiologia Clínica (Eletroneuromiografia, Eletroencefalografia e Epileptologia), de 1976 a 1977, no Rush-Presbyterian-St.Luke’s Medical Center, Chicago, Illinois, EUA.

Tem Registro de Qualificação de Especialista em Neurologia, pelo Conselho Federal de Medicina, em 19 de março de 1983.

É membro da Sociedade Cearense de Neurologia e Neurocirurgia (SOCENNE), da Sociedade Brasileira de Eletroencefalografia e Neurofisiologia Clínica, da Academia Brasileira de Neurologia e Corresponding Associate Member da American Academy of Neurology.

Foi membro da Comissão Científica organizadora do XVI Congresso Brasileiro de Neurologia, presidido pelo Dr. Vicente de Paulo Leitão de Carvalho, de 3 a 8 de setembro de 1994, em Fortaleza.

Foi neurologista do corpo clínico do Hospital Geral de Fortaleza (HGF) (inicialmente do INPS, depois INAMPS, depois SUS) de 1977 até aposentadoria em março de 2008, exercendo atividades em ambulatório de Neurologia, enfermaria, Unidade de Terapia Intensiva e Eletroneuromiografia.

Foi professor de Neurologia do Curso de Medicina da Faculdade de Medicina da UFC, de 1978 até aposentadoria em abril 2015, como Professor Associado; foi Professor e Coordenador da disciplina de Neurologia, Professor da disciplina de Iniciação ao Exame Clínico (Semiologia Médica), Chefe do Departamento de Medicina Clínica; criador e coordenador do ambulatório de Esclerose Múltipla e outras Doenças Desmielinizante no Hospital Universitário da UFC, participando da introdução pioneira do tratamento dessas enfermidades com imunomoduladores.

Obteve o Doutorado em Farmacologia na UFC, com tese defendida e aprovada em 28 de dezembro de 2011, intitulada “Características clínicas e epidemiológicas de 146 pacientes com esclerose múltipla acompanhados em Fortaleza, CE, Brasil, entre os anos 1979 e 2010”.

Responsável por publicações nacionais e internacionais sobre: dificuldades diagnósticas em neurologia; doença dos neurônios motores (esclerose lateral amiotrófica) e suas variações; miastenia gravis e polimiosite; ondas f e reflexos h nas radiculopatias lombares; doença de Creutzfeldt-Jakob e sua evolução eletroencefalográfica; neuropatias por intoxicações exógenas; neuropatias por encarceramento (“entrapment“); ciclofosfamida em neuropatia motora multifocal refratária a imunoglobulina humana; doenças desmielinizantes; esclerose múltipla: epidemiologia e tratamento com mitoxantrona; neuromielite óptica (doença de Devic).

Foi eleito Membro Titular da Academia Cearense de Medicina, Cadeira 65, tomando posse a 21 de junho de 2012, na Cadeira 65, patroneada pelo Acad. Gerardo Frota Pinto.

Casado desde 18/05/1973 com Eliana Maria Romero Teixeira, engenheira química e professora adjunta aposentada da UFC. São filhos do casal: Clarissa (farmacêutica), Ivan (bacharel em Informática) e Luís (engenheiro civil).

Cargos, funções e reconhecimentos

INFORMAÇÕES DO ACADÊMICO

Número acadêmico: 102

Cadeira: 65 (Patrono: Gerardo Frota de Sousa Pinto)

Membro: Titular

Seção: Cirurgia

Posse: 22/06/2012

Nascimento: 01/03/1949