Academia Cearense de Medicina

Desde 1978

Maurício Cabral Benevides


MAURÍCIO CABRAL BENEVIDES (Cadeira 58)

Francisco Flávio Leitão de Carvalho

Membro titular da cadeira 50 da ACM

Maurício Cabral Benevides nasceu no dia 1º de abril de 1940, filho de Antônia Cabral Benevides e Carlos Eduardo Benevides, farmacêutico, comerciante e parlamentar (de 1934 a 1937), quando houve o fechamento da Assembleia Legislativa, por força de implantação da Ditadura do Estado Novo, que durou até 1945, tendo sido reeleito para o período de 1975 a 1978.

Adquiriu o Diploma de Médico pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará, em 1965.

Logo confirma sua paixão pela neurologia e pela fisiatria, fazendo pós-graduação na Universidade Federal do Rio de Janeiro e na Pontifícia Universidade Católica daquela cidade.

Foi Diretor Clínico do Instituto de Neurorreabilitação do Ceará, por vários anos e Membro Titular de oito Academias de Neurologia e de Reabilitação dentre as quais ressaltaríamos a Brasileira, a Internacional e a Latino-americana.

Foi igualmente, membro titular das Sociedades Brasileiras de Paralisia Cerebral, de Medicina Física e Reabilitação e da Sociedade Cearense de Neurologia, Neurocirurgia e Eletrencefalografia, da qual foi presidente.

Em 1980 fundou o primeiro centro de reabilitação do Ceará – a ABCR, colocando definitivamente a fisioterapia cearense, num patamar de equivalência aos grandes centros de fisioterapia do país, chegando a ser seu Diretor Clínico.

Participou do ensino da neurologia, como Professor Auxiliar da Disciplina de Neurologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará.

Para mostrar sua completitude como médico, deu substancial contribuição político-profissional, tendo sido 2º Presidente da Unimed Singular de Fortaleza (1978-1979), Delegado Federal de Saúde do Ceará (1985-1987), Diretor do Serviço Médico da Assembleia Legislativa do Ceará (1990-1996) e Coordenador do Programa de Reabilitação Profissional do INSS-CE (1994-1998). Em todas essas entidades houve-se com muita dedicação, altruísmo e bom senso, demonstrando alto apreço a seus pares.

Obteve, no curso de sua vivencia como médico inúmeras, merecidas e justas honrarias, das quais poderíamos destacar pela excelência e magnitude de seu significado, a Medalha Nacional do Mérito Fisiátrico e a Medalha do Mérito Reumatológico Prof. Dr. Geraldo Wilson Gonçalves, esta última outorgada como reconhecimento por ter inaugurado a reabilitação científica na Reumatologia, Neurologia e Ortopedia cearenses.

Ostentou com justeza, o título de Sócio Honorário de Regionais de Medicina Física e Reabilitação de vários Estados brasileiros, dos quais destacamos os Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco, Espírito Santo e Paraíba.

Enriqueceu seu currículo com inúmeros cursos de atualização em Neurologia e Fisiatria, com a publicação de expressivo número de artigos sobre essas duas especialidades, bem como com a participação efetiva em congressos, no âmbito da Neurologia e da Fisiatria.

Realizou curso de Retórica no Colégio Mackenzie, tendo sido o fundador da reconhecida Academia Cearense de Retórica, tendo-a presidido por sucessivos mandatos bienais, até seu falecimento.

Para comprovar seu entusiasmo pela literatura criou dois órgãos de divulgação da retórica – o mensário “A Palavra” e a Revista da Academia Cearense de Retórica, de caráter semestral.

Comprovando a importância que dedica à preservação da História, fundou a Biblioteca e a Videoteca da Academia de Retórica, com a finalidade de preservar para os pósteros a voz e a imagem dos Oradores.

Teve mais de uma vintena de obras editadas, a maioria delas sobre retórica, das quais salientaríamos Vinte Anos de Retórica (1999) e Culto ao Humanismo (2004) e o livro de poemas Prelúdio Holístico.

Como esteta que foi, Mauricio Cabral Benevides teve seus pendores musicais confirmados por ter sido escolhido pelo Maestro Orlando Leite, o “crooner” do famoso Conjunto Universitário do Ceará, tendo, juntamente com sua mulher, Rose Grangeiro Espíndola Benevides, gravado mais de uma dezena de CDs, onde reuniu composições insuperáveis da MPB de qualidade. Participou igualmente, na Rádio Universitária FM 107,9, durante muito anos, compondo o elenco do Programa Noite de Serenata, assim como na Rádio Verdes Mares AM 810, no programa A Fase Áurea da MPB: (Show da Madrugada)

Foi Membro Titular da Cadeira 58, da Academia Cearense de Medicina desde o dia nove de março do ano de dois mil e doze, tendo falecido vitimado por infarto fulminante do miocárdio, em 11/09/2018, nos braços de sua mulher, Rosimir Grangeiro Espíndola Benevides (Rose), Profa. Universitária e Musicista (sua prima), com quem era casado, em segundas núpcias.

 

Biografia baseada em:

CARVALHO, Francisco Flávio Leitão de. Discurso de Saudação aos Recipiendários: Ivan de Araújo Moura Fé e Maurício Cabral Benevides. Anais – Academia Cearense de Medicina. v. 15, ano 15, 2012. p. 301-307.

 

Cargos, funções e reconhecimentos

INFORMAÇÕES DO ACADÊMICO

Número acadêmico: 99

Cadeira: 58 (Patrono: José Alves Fernandes)

Membro: Titular

Seção: Cirurgia

Posse: 09/03/2012

Nascimento: 01/04/1940

Falecimento: 11/09/2018