Academia Cearense de Medicina

Desde 1978

Plínio José da Silva Câmara


PLÍNIO JOSÉ DA SILVA CÂMARA (Cadeira 54)

José Eduilton Girão

Membro Titular da Cadeira 39 da ACM

Plínio José da Silva Câmara nasceu em 30 de março de 1955, em Fortaleza-CE, sendo filho de José Bonifácio Paiva Câmara e Terezinha Silva Câmara.

A sua família residiu de 1951 a 1972, no Município de Madalena / Ceará, onde o seu pai, laborou, como engenheiro agrônomo, na fazenda Teotônio de propriedade do senhor Plínio Câmara, avô do biografado. Plínio José lá permaneceu até 1961 até 1961.

Foi alfabetizado em casa, por sua própria mãe, a qual tinha múltiplas habilidades, tanto na área do ensino infantil como nas artes da pintura e da dramatização. Com outras professoras do município, Plínio José continuou as atividades escolares, até completar o segundo ano do curso primário.

Mudando-se para Fortaleza, passou a morar na casa sua avó Idezith Paiva Câmara, por um ano, transferindo-se depois para outras residências de tias, onde residiu por  dois anos. Nesse período, estudou no Externato Cristo Rei, da congregação de ensino dos padres jesuítas.

Em 1965, os seus pais fixaram residência em Fortaleza, posto que os outros filhos necessitavam de melhor suporte escolar.

Plínio continuou estudando sob orientação jesuítica nos anos seguintes, agora no Colégio Santo Inácio, onde cumpriu todo o ginasial e os dois primeiros anos do científico. Em 1973, concluiu o curso científico no Colégio São João, com reforço de estudo no Cursinho do Colégio Equipe.

Ingressou, em 1974, na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará, (UFC), realizando um curso médico de grande proveito, concluindo-o em dezembro de 1979. Quando universitário, estagiou a Casa de Saúde São Raimundo, logrando proveitosa convivência com notáveis e experientes clínicos de Fortaleza.

Mercê da sua dedicação e integridade de conduta, obteve bons ensinamentos, por parte dos seus mestres, como destaque para os professores Paulo Marcelo Martins Rodrigues e Célio Brasil Girão.

Acompanhou o Dr. Marcelo Martins Rodrigue também nas atividades privadas daquele Mestre, não apenas em visitas hospitalares e domiciliares, mas até mesmo em atendimento em consultório particular. Aquelas oportunidades foram da maior importância para Plínio, ensejando-lhe auferir a inestimável postura científica, ética e humanitária, com que Marcelo beneficiava a sua vasta clientela.

Aceito, em 1980, na Residência de Clínica Médica do Hospital Universitário Walter Cantídio da UFC, continuou o contato, agora frequente e estreito, com o Professor Paulo Marcelo, o que contribuiu ainda mais para a sua ótima formação médica.

Mesmo cultivando a postura de Internista Clínico, optou por Pneumologia, em que completou Especialização e Mestrado, iniciados em 1985, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. Naquele tradicional centro universitário auferiu larga competência médica e consolidação da sua postura ética, sob a chefia do magnânimo Prof. Dr. Mário Rigatto.

Levou a efeito, posteriormente, vários estágios de aprimoramento na sua especialidade e em áreas correlatas.

Em termos de atividades profissionais, é integrante do Corpo Clínico do Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), onde atua em: assistência aos pacientes, realização de provas funcionais respiratórias, broncoscopia e preceptoria de Médicos Residentes e Internos de Medicina. Possui igualmente plena aptidão em Medicina Intensiva. Já teve também importante participação laboral no Hospital Universitário Walter Cantídio, da FMUFC.

Por sua dedicação e competência ao longo de quase quatro décadas de atuação, Plínio Câmara foi homenageado pela direção do HGCC, que denominou Unidade Doutor Plínio Câmara o setor de Pneumologia desse hospital.

Detém alentada e devota clientela, a qual atende em consultório e ambiente hospitalar.

Tem, por outro lado, prestado importante contributo à Secretaria da Saúde do Estado, no planejamento de várias ações preventivas e assistenciais.

Em 22/11/2019, foi empossado na Academia Cearense de Medicina (ACM) como ocupante da cadeira 54, patroneada pelo Dr. Francisco Aluísio Pinheiro, sendo saudado pelo Acad. José Eduilton Girão.

Do matrimônio com a senhora Regina Mara, nasceram os filhos: Paulo Marcelo, Marina e Gustavo.

 

Cargos, funções e reconhecimentos

INFORMAÇÕES DO ACADÊMICO

Número acadêmico: 127

Cadeira: 53 (Patrono: Francisco Aluísio Pinheiro)

Membro: Titular

Seção: Cirurgia

Posse: 22/11/2019

Nascimento: 22/11/2019