JOSÉ RONALDO MONT'ALVERNE (Cadeira 53)
Maria dos Prazeres Ferreira Rabelo
Membro Titular da Cadeira 68 da ACM
José Ronaldo Mont’Alverne, nascido na cidade de Sobral-CE em 27 de março de 1941, é filho do Dr. Antônio Guarany Mont'Alverne, médico, e da Sra. Nadyr Mont'Alverne.
Ronaldo iniciou seus estudos em Sobral, que possuía pungente nível educacional nos setores primário e secundário, graças à influência do Seminário Diocesano. Depois se transferiu para Fortaleza.
Ingressou em 1960 na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC), formando-se em 1965. Fez Residência em Cardiologia (1966 e 1967) no então Serviço de Cardiologia dirigido pelo lendário mestre Dr. Raymundo Dias Carneiro, no Hospital dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro.
De 1968 a 1969 realizou Fellowship em doenças cardiovasculares no St. Lukes Hospital, sob orientação do Dr James Crockett – Kansas City, Missouri (USA). Especialização em clinical treinee in echocardiography, com orientação de Marvin Dunn, MD. Ao regressar dos EUA, foi admitido em 1970 como professor auxiliar do Departamento de Medicina Clínica da UFC, lecionando Semiologia.
Foi médico cardiologista do Hospital Geral de Fortaleza (SUS) de 1969 a 1975, onde desempenhou as funções de preceptor junto à Residência e Internato de Clínica Médica e chefiou o Serviço de Eletrodiagnóstico, no qual aplicou o seu profundo conhecimento em ECG e vetorcardiograma. Transferiu-se em 1975 para trabalhar, como cardiologista no Hospital de Messejana (hoje Hospital Carlos Alberto Studart Gomes), onde adquiriu grande experiência na área da Cardiologia Pediátrica. Nessa unidade hospitalar foi Presidente do Centro de Estudos e foi figura destacada na formação de novos residentes em Cardiologia.
Por longos anos foi dedicado e competente professor de Cardiologia da Faculdade de Medicina da UFC, aposentando-se como professor adjunto. Concluiu em 2002 o mestrado em Clínica Médica do Departamento de Medicina Clínica da UFC, defendendo a dissertação “Análise da Morbiletalidade do Infarto da Parede Inferior com supra de ST com e sem Infarto do Ventrículo Direito”, sob a orientação do Prof. Dr. Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho.
Dr. Ronaldo, além de professor, também exerceu clínica particular nos hospitais e consultórios, principalmente no Hospital Prontocárdio. Após especialização em ecocardiografia, em 1976 na Universidade de Kansas, nos EUA, com o Dr. Marwin Dunn, ele foi pioneiro da Ecocardiografia no Ceará, tendo introduzido o primeiro equipamento desse importante método diagnóstico.
Escreveu vários artigos científicos em revistas locais, nacionais e internacionais, proferiu numerosas palestras e importante participação assistencial e didática no HGF, no Hospital Carlos Alberto Studart Gomes e no Hospital Universitário Walter Cantídio da UFC.
Ocupou na Academia Cearense de Medicina (ACM), como membro titular, a cadeira de número 53, patroneada pelo insigne e brilhante professor Aluísio Pinheiro, empossado em. 13/02/2009, quando foi recepcionado pelo confrade João Martins de Souza TORRES. Era membro zzz por ser filho de um dos patronos da ACM e em 13/09/2009 passou para a condição acadêmico honorário, sendo sucedido em sua cadeira pelo Acad. Plínio José da Silva Câmara.
Mercê de seu comportamento ético e de seu saber profissional, foi agraciado com títulos e homenagens pela SBC, AMB e pela UFC / Campus de Sobral com a medalha Visconde de Sabóia.
Casou-se com a Dra. Nádya Maria de Miranda Mont’Alverne, defensora pública, de cuja união nasceram três filhos: Alexandre, engenheiro civil e professor da UFC; José Ronaldo Mont’Alverne Filho, hemodinamicista e cardiologista intervencionista; Marcelo, advogado e também professor universitário. Desta prole recebeu de presente cinco maravilhosos netos.
Cultor de música clássica, cinema, literatura, história de grandes vultos da cardiologia, da Segunda Guerra Mundial e da Guerra de Secessão norte-americana e, logicamente, literatura médica com forte apoio de seu iluminado primo Sérgio Gomes de Matos. No campo literário, montou um belo e rico livro descrevendo a vida e trajetória de seu pai.
Sinto-me lisonjeada de ter sido honrada com a escolha para escrever este panegírico de meu colega de turma, que resolveu “precocemente” se afastar de sua atividade profissional.
Biografia baseada em:
CÂMARA, Plínio José da Silva. Discurso de posse. Anais – Academia Cearense de Medicina. v. 19, ano 19, 2021. p. 261-268.
RABELO, José Iran de Carvalho. Saudação ao Dr. Ronaldo Mont’Alverne. Anais – Academia Cearense de Medicina. v. 19, ano 19, 2021. p. 297-300.
TORRES, João Martins de Souza. Saudação aos Recipiendários. Anais – Academia Cearense de Medicina. v. 14, ano 14, 2010. p. 69-76.
Número acadêmico: 88
Cadeira: 53 (Patrono: Francisco Aluísio Pinheiro)
Membro: Titulares Honoráveis
Seção: Cirurgia
Posse: 13/02/2009
Nascimento: 27/03/1941