SÉRGIO GOMES DE MATOS (Cadeira 52)
José Eduilton Girão
Membro titular da cadeira 39 da ACM
Sérgio Gomes de Matos nasceu em 22.08.1946, em Fortaleza-CE, sendo, seus pais, Dr. Thomás Pompeu Gomes de Matos e Sra. Maria de Jesus Gomes de Matos.
Fez curso primário no Educandário Santa Terezinha, tendo cursado o ginasial e o científico no Colégio Marista Cearense Sagrado Coração, em Fortaleza, de 1957 a 1964.
Em 1965 prestou exame vestibular para a Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará tendo obtido o 1º lugar, e feito o seu curso médico com igual brilhantismo, vindo a se graduar em dezembro de 1969.
Realizou Residência em Clínica Médica no Hospital dos Servidores do Estado durante os anos de 1971 e 1972, durante o qual estagiou também no Centro de Tratamento Intensivo (CTI).
De retorno a Fortaleza, passou a exercitar Medicina Interna, em consultório particular, no Instituto Doutor José Frota e na Casa de Saúde São Raimundo, atual Hospital São Raimundo. Nesta última instituição, da qual é ainda um importante integrante do corpo clínico, foi um dos assistentes do Professor Paulo Marcelo Martins Rodrigues, desempenhando grande atuação como Preceptor de estudantes de Medicina e Residentes de Clínica Médica, propiciando uma exitosa formação e aperfeiçoamento de vários profissionais da Medicina.
Dentro da área de Medicina Clínica, capacitou-se também em Pneumologia, especialidade na qual laborou, por muitos anos e até a sua aposentaria formal, no Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes. Neste, ao lado da parte assistencial, desempenhou benéfica atuação educativa para com graduandos e pós-graduandos de Medicina. Neste sentido, tendo participado, por mais de uma gestão da Diretoria inclusive como Presidente, do Centro de Estudos Manoel de Abreu, período em que foi registrado intenso e duradouro período de atividades com o fito de aprimoramento científico e cultural do corpo funcional daquele hospital.
Exerceu também as funções de: Médico do Instituto Dr. José Frota; Médico plantonista da UTI do Hospital Prontocárdio; Médico Internista e Chefe da UTI da Casa de Saúde São Raimundo; Coordenador e Chefe da Residência Médica do Hospital Dr. Carlos Alberto Studart Gomes
Tradutor Oficial da língua inglesa no XX Congresso Brasileiro de Tisiologia e Pneumologia.
Com boa saúde e notável disposição para o trabalho, continua dando assistência à sua clientela, no âmbito das suas especialidades, em consultório privado, assim como a pacientes internados no Hospital São Raimundo.
Foi membro do Conselho Regional de Medicina do Estado do Ceará, do qual foi membro atuante e do Centro Médico Cearense (CMC), atual Associação Médico Cearense (AMC).
Com título de Especialista em Clínica Médica pela Associação Médica Brasileira (AMB) foi fundador e membro diretor da Sociedade Brasileira de Clínica Médica/Regional Ceará.
Em razão dos seus predicados hipocráticos, foi eleito Membro Titular da Academia Cearense de Medicina (ACM), tendo exercido, por várias gestões, importantes cargos da Diretoria
Foi também Membro Titular fundador da Academia Cearense de Médicos Escritores (ACEMES).
Da sua vasta produção científica, constando inclusive de apresentação em congressos médicos, destacam-se: Insuficiência Aórtica Sifilítica em Pacientes de Idade Avançada; Icterícia Obstrutiva na Infância; Manifestações Cardiológicas no Lúpus Eritematoso Sistêmico.
Com grande desenvoltura para línguas, dominava airosamente o idioma inglês, tendo sido Professor do Instituto Brasil-Estados Unidos e de Língua e Literatura inglesas no Colégio Marista Cearense Sagrado Coração. Após uma adequada formação no Centro de Cultura Germânica da Universidade Federal do Ceará, tem também um bom domínio do Alemão.
Ávido leitor desde criança, detinha conhecimentos abrangentes e profundos em Medicina, bem como sobre os mais variados temas concernentes à cultura em geral.
Mercê da sua erudição e da aptidão virtuosa na escrita, apresentara, no âmbito acadêmico e noutros espaços, escritos ou alocuções que se constituem em autênticas peças literárias.
Dignos de menção, por outro lado, era a notável postura cordial e bem-humorada que ele sempre mantém no convívio com seus pares.
Do seu matrimônio com Cláudia Diogo, vieram os filhos Patrícia, Sandra, Adriana e Sérgio Filho e, da união com Rosalise Pontes, nasceram Aline Rosa e Paulo Marcelo, estando este último, já médico internista pronto, no mesmo percurso, nobre e lustroso, do pai.
Faleceu, subitamente, em Fortaleza, em
Biografia baseada em:
GIRÃO, José Eduilton. Clínica Médica no Ceará: passado & presente. 2.ed. Fortaleza: Expressão Gráfica, 2017.
SOUZA, Pedro Mauro Rola de. Discurso de Saudações aos Novos Membros Titulares: Lúcia Maria Alcântara Albuquerque, João Martins de Souza Torres e Sérgio Gomes de Matos. Anais – Academia Cearense de Medicina. v. 12, ano 12, 2007. p. 79-89.
Número acadêmico: 84
Nome: Sérgio Gomes de Matos
Cadeira: 52 (Patrono: Arthur Enéas Vieira)
Membro: Titular
Seção: Cirurgia
Posse: 24/11/2005
Nascimento: 22/08/1946
Falecimento: 24/04/2019