CÉSAR SILVA PONTES (Cadeira 5)
Oswaldo Augusto Gutiérrez Adrianzén
Membro titular da cadeira 23 da ACM
César Silva Pontes nasceu em Fortaleza, no dia 10 de abril de 1950, filho de Edson Milburges de Pontes, auditor fiscal federal, e de Teresita Silva Pontes, nascida em Acaraú.
Estudou no Colégio São João, em Fortaleza, das primeiras letras, no jardim de infância, ao término do ensino médio, no então chamado curso científico.
Iniciou a graduação na Faculdade de Medicina, na Universidade Federal do Ceará, em 1970, concluindo-a em 1975. Nesse mesmo ano, casou-se com Sandra Portela Lima, graduada em Letras. Dessa união, nasceram três filhos: Raquel, arquiteta, Mario e Marcelo, médicos.
Depois de formado, César Pontes realizou Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Anatomia Patológica, pela mesma universidade, sob coordenação do Prof. Geraldo de Sousa Tomé, finalizado em 1977. Ingressou na Residência em Clínica Médica do Hospital Universitário Walter Cantídio – HUWC, da UFC, com duração de dois anos. Em seguida, obteve o título de especialista em Clínica Médica, conferido pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica.
Ingressou no Serviço Público Federal, no Hospital Geral de Fortaleza, no ano de 1980, aí permanecendo até 2014, quando se aposentou. Nesse período, ocupou o cargo de médico nefrologista, tendo sido, por dois anos, chefe do Serviço de Nefrologia, participando da equipe do primeiro transplante renal, sob a coordenação clínica do Dr. Oswaldo Augusto Gutiérrez Adrianzén e coordenação cirúrgica do Dr. João Evangelista Bezerra.
Após ser aprovado na Education Commission for Foreign Medical Graduates – ECFMG, cursou Estágio em Nefrologia (Fellowship), na Wayne State University School of Medicine, Nephrology Division, Department of Medicine, Detroit, Michigan, iniciado em junho de 1980 e concluído em julho de 1981.
Publicou artigo no American Journal Physiology, com o título: “Mechanism of effect of diphenylhydantion on renal release. Em julho de 1989, realizou curso de três meses, no Departamento de Hipertensão e Nefrologia, na Cleveland Clinical Foundation.
Ainda nos anos 1980, juntamente com os colegas Prof. Dr. Oswaldo Augusto Gutiérrez Adrianzén, Dr. Paulo Rossas Mota, Dra. Regina Ferreira Gomes Garcia, Dra. Dulce Barreto e Dra. Khátia Zuntini, Dr. César Pontes participou da criação do Grupo Instituto do Rim, especializado em tratamento substitutivo da função renal de pacientes com Doença Renal Crônica: hemodiálise e diálise peritoneal. Durante mais de trinta anos, esse Grupo distinguiu-se em Fortaleza como referência em tratamento dialítico. Nos anos 1990, com os colegas Paulo Mota e Regina Garcia, participou da criação da Unidade de Terapia Renal, dedicada ao tratamento do paciente com insuficiência renal aguda, ainda em atividade.
Em março de 1993, sob coordenação do Professor Manassés Claudino Sales, concluiu Mestrado em Farmacologia. Em concurso promovido pela Sociedade Brasileira de Nefrologia e Associação Médica Brasileira, obteve o título de especialista em Nefrologia, em outubro de 1993.
Em novembro de 1999, realizou curso de quatro meses no Departamento de Hipertensão e Doenças Cardiovasculares, no National Cardiovascular Center, em Osaka, no Japão, promovido pela Japan International Cooperation Agency. Nesse período, escreveu artigo, intitulado “Effects of alcohol pressure in hypertensive patients: Serial changes in the morning and evening records”, na Clinical and Experimental Hypertension, publicado em 2002. Nesse mesmo ano, recebeu o título de Especialista em Hipertensão, conferido pela Sociedade Brasileira de Hipertensão.
Entre 2003 e 2008 foi membro do Conselho Regional de Medicina, recebendo o correspondente Diploma do CREMEC. Em janeiro de 2004, concluiu o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu-MBA, em Gestão de Organizações Hospitalares e Sistemas de Saúde, em nível de Especialização, pela Fundação Getúlio Vargas. Em 2008, concluiu seus estudos na Faculdade de Direito da Organização Educacional Farias Brito, recebendo o Diploma de Bacharel em Direito.
Paralelamente, dado seu desejo de conhecer áreas afins da Nefrologia, dedicou-se a Hipertensão, o que o levou a ocupar a Chefia do Serviço de Hipertensão do HGF, durante 12 anos.
No ano de 2007, os médicos César Pontes, Oswaldo Gutiérrez e Paulo Mota criaram a Fundação do Rim, entidade de cunho social, que se destina a promover ações de prevenção da doença renal crônica e melhoria de vida dos pacientes renais, hoje reconhecida como entidade pública em âmbito municipal, estadual e federal.
O acadêmico César Pontes demonstra constante preocupação em estar sempre atualizado na especialidade de Nefrologia, e também, no que se refere à investigação diagnóstica e tratamento da Hipertensão Arterial Sistêmica.
Biografia baseada em:
GUTIÉRREZ ADRIANZÉN, Oswaldo Augusto. Saudação aos Acadêmicos César Silva Pontes e Lineu Ferreira Jucá. In: ACADEMIA CEARENSE DE MEDICINA. Sessão Solene: posse dos membros titulares: César Silva Pontes [e] Lineu Ferreira Jucá. Fortaleza, 2018. p. 3-8.
Número acadêmico: 121
Nome: César Silva Pontes
Cadeira: 5 (Patrono: José Ribeiro da Frota)
Membro: Titular
Seção: Cirurgia
Eleição: 21/03/2018
Posse: 27/04/2018
Nascimento: 10/04/1950