Academia Cearense de Medicina

Desde 1978

Francisco Braga de Andrade


FRANCISCO BRAGA ANDRADE (Cadeira 51)

Marcelo Gurgel Carlos da Silva

Membro Titular da cadeira 18 da ACM

Francisco Braga Andrade nasceu em Aiuaba-CE em 25/01/1935, filho de Luiz Napoleão de Andrade e Maria Blandina Braga de Andrade.

Foi alfabetizado por uma professora particular; sendo encaminhado ao Colégio da Sagrada Família em Crato, onde estudou por dois anos até o período do ginasial. Veio a Fortaleza estudar no Liceu do Ceará, onde terminou o ginasial e o científico.

Ingressou na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC) em 1960, graduando-se em 1965. Em 1967, fez os cursos de aperfeiçoamento em Imunologia Básica, pelo Centro de Pesquisa e Formação em Imunologia, e o WHO Research and Training Center in Immunology, pela Organização Mundial de Saúde.

Em 1972, começou o Mestrado em Microbiologia e Imunologia na Escola Paulista de Medicina, concluindo-o em 1975, com a defesa a dissertação “Anafilaxia cutânea passiva homóloga e heteróloga induzida pelos anticorpos homocitotrópicos do camundongo”, sob a orientação do Prof. Dr. Ivan Mota.

O Dr. Braga iniciou na Escola Paulista de Medicina, em 1978, o Doutorado em Imunologia Médica, com conclusão em 1980, com aprovação da sua tese “Natureza dos anticorpos no soro de pacientes com Doença de Chagas na fase crônica”, tendo, novamente, por orientador o Prof. Dr. Ivan Mota, tornando-se o primeiro Doutor em Imunologia do Ceará.

Ao tempo em que permaneceu na capital paulista, entre 1970 e 1980, o Dr. Braga fez vários estágios no Instituto Butantã, buscando o aperfeiçoamento na área de Genética Humana e Aconselhamento Genético.

Por sua formação especializada, obteve o Título de Especialista em Patologia Clínica, conferido pela Sociedade Brasileira de Patologia Clínica.

Ingressou na docência da UFC em abril de 1966, como auxiliar de ensino do Departamento de Patologia e Medicina Legal (DPML), com progressão e novo concurso para professor assistente em 1970, após a obtenção do título de mestrado; e a professor Adjunto em 1995, cargo no qual aposentou-se como Professor Adjunto IV em 2000.

Lecionou disciplinas, como Microbiologia, Microbiologia Oral, Imunologia Básica, Imunologia Médica, Imunologia Aplicada, Métodos e Técnicas de Análises Imunológicas, nos cursos de Enfermagem, Farmácia, Medicina e Odontologia, e Curso de Especialização em Anatomia Patológica. Foi representante docente do DPML no Conselho do Centro de Ciências da Saúde da UFC.

Foi médico do Instituto Nacional de Assistência Médica e Previdência Social (INAMPS), lotado no Laboratório de Patologia Clínica do Hospital Geral de Fortaleza, de 1970 a 1995, ocupando a chefia das seções de Bacteriologia e Parasitologia e de Hemoterapia.

No Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), trabalhou a partir de janeiro de 1998, como chefe do Laboratório de Sorologia onde implementou tecnologias fazendo com que esse hemocentro desse um salto de qualidade, equiparando-se aos grandes serviços de sorologia do País.

Sua produção científica atualizada na Plataforma Lattes em 7/07/2005, exibia as seguintes cifras: artigos completos publicados em periódicos (6 resumos publicados em anais de congressos (16), apresentações de Trabalho (22) e participação em eventos (47).

O acadêmico Francisco Braga Andrade é membro titular da Academia Cearense de Medicina (ACM), empossado em 25/01/2002 na Cadeira 51, patroneada por seu colega imunologista Raimundo Vieira Cunha, tendo sido saudado em sua posse pelo acadêmico Pedro Henrique Saraiva Leão.

Na ACM, ele ocupou os seguintes cargos diretivos: 2º Secretário da 13ª Diretoria (Biênio 2005/2004) e 1º Tesoureiro das 14ª, 15ª, 16ª e 17ª Diretorias, cobrindo o período de 2004 a 2012.

Casado com a médica Dra. Marta Maria Magalhães Braga Andrade, tem duas filhas: a Dra. Ana Cristina Magalhães Andrade, cardiologista do Instituto do Coração, concursada no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, com doutorado pela USP e post-doc na Alemanaha; e a Dra. Adriana Magalhães Andrade de Menezes, dentista com mestrado e doutorado pela UFC. É avô de João Henrique e Renan.

Como fervoroso católico, foi assíduo participante das ações evangelizadoras da Sociedade Médica São Lucas.

Biografia baseada em:

LEÃO, Pedro Henrique Saraiva. Discurso saudando os Novos Membros Honorários e Membros Titulares da Academia Cearense de Medicina. Anais – Academia Cearense de Medicina. v. 10, ano 10, 2003. p. 161-167.

 

Cargos, funções e reconhecimentos

INFORMAÇÕES DO ACADÊMICO

Número acadêmico: 76

Cadeira: 51 (Patrono: Raimundo Vieira da Cunha)

Membro: Titulares Honoráveis

Seção: Medicina

Posse: 25/01/2002

Nascimento: 20/01/1935