FRANCISCO FLÁVIO LEITÃO DE CARVALHO (Cadeira 50)
Djacir Gurgel de Figueiredo
Membro titular da cadeira 12 da ACM
Francisco Flávio Leitão de Carvalho nasceu em Fortaleza-CE, a 21 de abril de 1939. É o terceiro filho do poeta, jornalista e professor José Valdivino de Carvalho e da pianista Maria Adamir Leitão de Carvalho.
Recebeu sua instrução primária no Colégio Lourenço Filho; a instrução secundária no Colégio Castelo Branco e no Seminário Arquidiocesano de Fortaleza.
Graduou-se pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC) em 1964, tendo sido Orador Oficial do Diretório Acadêmico XII de Maio, por quatro anos e Monitor, por concurso, de Anatomia Patológica, quando foi estagiário no Serviço do Prof. Bogliolo, em Minas Gerais.
Especializou-se em Neurocirurgia no Instituto de Neurocirurgia de Porto Alegre, dirigido pelo famoso Prof. Elyseu Paglioli, em 1965.
Foi Fellow na Tuffts New England Medical Center em Boston em 1975. Concluiu o Mestrado em Cirurgia, pela UFC, em 2000, ocasião em que defendeu sua Dissertação sob o título Auxílio ao Diagnóstico dos Tumores do Ângulo Ponto-Cerebelar, Utilizando Processo de Inteligência Artificial.
É Professor Adjunto IV aposentado Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da UFC.
Exerceu intensa atividade extra-didática, tendo sido Membro do Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) da UFC, bem como Coordenador do Projeto de Extensão – Núcleo de Estudos Acadêmicos em Neurocirurgia.
Foi Membro de Conselhos, Comissões e Consultoria, do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da UFC e Chefe do Serviço de Neurocirurgia do HUWC (2003–2009). Foi Coordenador da Comissão de Extensão do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da UFC (1977–2009).
Chefiou o Departamento de Cirurgia (2001–2003). Foi Membro Titular da Comissão de Estatutos e Regulamentos (1999) assim como Sub-Chefe do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da UFC (1967-1977). Ministrou a Disciplina: Bases da Técnica e da Anestesia Clínica Cirúrgica Urgências Médicas (1974–1975)
É Membro Emérito da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia. Recebeu o Diploma de Mérito Ético-Profissional – Conselho Federal de Medicina. É Sócio Jubilado da Associação Médica Brasileira desde 2009.
Foi laureado com o Diploma de Emérito do Colégio Brasileiro de Cirurgiões e com a Comenda do Mérito Médico, outorgada pelo Curso de Medicina do Centro de Ciências da Saúde da Fundação Edson Queiroz.
É Membro Titular das Academias : Cearense de Letras, Metropolitana de Letras de Fortaleza, de Letras e Artes do Nordeste, Brasileira de Neurocirurgia, Cearense de Cultura, Cearense de Medicina, Cearense de Médicos Escritores, e da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores (Sobrames/CE).
Recebeu o prêmio Coruja de Ouro (SOCENNE). É igualmente, Membro Titular da Sociedade Cearense de Neurologia e Neurocirurgia, da Sociedade Nordestina de Neurocirurgia, do Colégio Brasileiro de Cirurgiões.
Publicou 34 artigos científicos, sendo três em revistas estrangeiras e os livros: História da Neurologia e da Neurocirurgia no Ceará, A Ventura de Gamalielzinho & Outros Contos. e Retórica de Circunstâncias.
Publicou os seguintes capítulos de livros: Tumores de Nervos Periféricos; Nervos Periféricos; Neurofibromatose Tipo 2 no Paciente Pediátrico. Neurocirurgia Pediatrica e Algumas Achegas à História da Neurologia Cearense.
Publicou também trabalhos completos em anais de congressos, dos quais se destacam: Comparing Diagnostic Models for CPA Tumors; Doppler Trans-Operatório na Cirurgia dos Aneurismas Cerebrais e Morte Cerebral. Apresentou mais de uma centena de trabalhos científicos em Congressos.
Tem vários textos publicados em jornais de notícias/revistas dos quais se destacam: Aspectos Psicogênicos no Paciente Cirúrgico. Uma aproximação entre a Cirurgia e a Psiquiatria; Anencefalia: Inescapável dilema ético; Recordando a História da Neurologia no Ceará.
Vem, desde 1993, contribuindo com contos na Antologia Anual da Sobrames-CE.
Casado com Marimilia Quevedo Esteves, com quem teve quatro filhos: Anamaria (pedagoga), Flávio Filho (neurocirurgião), André (Juiz Federal) e Manuela (advogada), bem como quatro netos: Francisco Eliezer, Flávia, José Neto e Leticia.
Biografia baseada em:
OLIVEIRA, Francisco Chagas. Discurso saudando o Novo Membro Honorário e os Novos Membros Titulares da Academia Cearense de Medicina. Anais – Academia Cearense de Medicina. v. 11, ano 11, 2006. p. 105-108.
Número acadêmico: 77
Cadeira: 50 (Patrono: Walter de Moura Cantídio)
Membro: Titular
Seção: Ciências Aplicadas à Medicina
Posse: 23/05/2002
Nascimento: 20/04/1939