Academia Cearense de Medicina

Desde 1978

Francisco Flávio Leitão de Carvalho


FRANCISCO FLÁVIO LEITÃO DE CARVALHO (Cadeira 50)

Djacir Gurgel de Figueiredo

Membro titular da cadeira 12 da ACM

Francisco Flávio Leitão de Carvalho nasceu em Fortaleza-CE, a 21 de abril de 1939. É o terceiro filho do poeta, jornalista e professor José Valdivino de Carvalho e da pianista Maria Adamir Leitão de Carvalho.

Recebeu sua instrução primária no Colégio Lourenço Filho; a instrução secundária no  Colégio Castelo Branco e no Seminário Arquidiocesano de Fortaleza.

Graduou-se pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC) em 1964, tendo sido Orador Oficial do Diretório Acadêmico XII de Maio, por quatro anos e Monitor, por concurso, de Anatomia Patológica, quando foi estagiário no Serviço do Prof. Bogliolo, em Minas Gerais.

Especializou-se em Neurocirurgia no Instituto de Neurocirurgia de Porto Alegre, dirigido pelo famoso Prof. Elyseu Paglioli, em 1965.

Foi Fellow na Tuffts New England Medical Center em Boston em 1975. Concluiu o Mestrado em Cirurgia, pela UFC, em 2000, ocasião em que defendeu sua Dissertação sob o título Auxílio ao Diagnóstico dos Tumores do Ângulo Ponto-Cerebelar, Utilizando Processo de Inteligência Artificial.

É Professor Adjunto IV aposentado Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da UFC.

Exerceu intensa atividade extra-didática, tendo sido Membro do Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) da UFC, bem como Coordenador do Projeto de Extensão – Núcleo de Estudos Acadêmicos em Neurocirurgia.

Foi Membro de Conselhos, Comissões e Consultoria, do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da UFC e Chefe do Serviço de Neurocirurgia do HUWC (2003–2009). Foi Coordenador da Comissão de Extensão do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da UFC (1977–2009).

Chefiou o Departamento de Cirurgia (2001–2003). Foi Membro Titular da Comissão de Estatutos e Regulamentos (1999) assim como Sub-Chefe do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina da UFC (1967-1977). Ministrou a Disciplina: Bases da Técnica e da Anestesia Clínica Cirúrgica Urgências Médicas (1974–1975)

É Membro Emérito da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia. Recebeu o Diploma de Mérito Ético-Profissional – Conselho Federal de Medicina. É Sócio Jubilado da Associação Médica Brasileira  desde 2009.

Foi laureado com o Diploma de Emérito do Colégio Brasileiro de Cirurgiões e com a Comenda do Mérito Médico, outorgada pelo Curso de Medicina do Centro de Ciências da Saúde da Fundação Edson Queiroz.

É Membro Titular das Academias : Cearense de Letras, Metropolitana de Letras de Fortaleza, de Letras e Artes do Nordeste, Brasileira de Neurocirurgia, Cearense de Cultura, Cearense de Medicina, Cearense de Médicos Escritores, e da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores (Sobrames/CE).

Recebeu o prêmio Coruja de Ouro (SOCENNE). É igualmente, Membro Titular da Sociedade Cearense de Neurologia e Neurocirurgia, da Sociedade Nordestina de Neurocirurgia, do Colégio Brasileiro de Cirurgiões.

Publicou 34 artigos científicos, sendo três em revistas estrangeiras e os livros: História da Neurologia e da Neurocirurgia no Ceará, A Ventura de Gamalielzinho & Outros Contos. e Retórica de Circunstâncias.

Publicou os seguintes capítulos de livros: Tumores de Nervos Periféricos; Nervos Periféricos; Neurofibromatose Tipo 2 no Paciente Pediátrico. Neurocirurgia Pediatrica e Algumas Achegas à História da Neurologia Cearense.

Publicou também trabalhos completos em anais de congressos, dos quais se destacam: Comparing Diagnostic Models for CPA Tumors; Doppler Trans-Operatório na Cirurgia dos Aneurismas Cerebrais e Morte Cerebral. Apresentou mais de uma centena de trabalhos científicos em Congressos.

Tem vários textos publicados em jornais de notícias/revistas dos quais se destacam: Aspectos Psicogênicos no Paciente Cirúrgico. Uma aproximação entre a Cirurgia e a Psiquiatria; Anencefalia: Inescapável dilema ético; Recordando a História da Neurologia no Ceará.

Vem, desde 1993, contribuindo com contos na Antologia Anual da Sobrames-CE.

Casado com Marimilia Quevedo Esteves, com quem teve quatro filhos: Anamaria (pedagoga), Flávio Filho (neurocirurgião), André (Juiz Federal) e Manuela (advogada), bem como quatro netos: Francisco Eliezer, Flávia, José Neto e Leticia.

Biografia baseada em:

OLIVEIRA, Francisco Chagas. Discurso saudando o Novo Membro Honorário e os Novos Membros Titulares da Academia Cearense de Medicina. Anais – Academia Cearense de Medicina. v. 11, ano 11, 2006. p. 105-108.

Cargos, funções e reconhecimentos

INFORMAÇÕES DO ACADÊMICO

Número acadêmico: 77

Cadeira: 50 (Patrono: Walter de Moura Cantídio)

Membro: Titular

Seção: Ciências Aplicadas à Medicina

Posse: 23/05/2002

Nascimento: 20/04/1939