LUIZ CARVALHO DE SOUSA (Cadeira: 49)
Lineu Ferreira Jucá
Membro titular da cadeira 48 da ACM
O Dr. Luiz Carvalho nasceu em 6 de fevereiro de 1934, na fazenda Vitória no município de Batalha, no Piauí. Com a separação de seus pais, ele com menos de 2 anos de idade, sua mãe foi morar com os avós maternos que contrataram uma professora para alfabetizá-lo, juntamente com os outros netos
Em 1944, com a morte do avô, seu pai pediu permissão para a mãe, para que ele fosse estudar em Teresina e no Ginásio Leão XII concluiu seu curso em 1951.
Em 1952, veio estudar em Fortaleza, no Colégio São João e concluiu o científico em 1954. Entrou no Exército Brasileiro no curso preparatório de oficiais da reserva, sendo 2º tenente de Infantaria (R2) e em 1956 passou no vestibular de medicina na faculdade de Medicina, por não ser ainda UFC.
Em 1957 com a morte de seu pai, mantenedor, a ajuda financeira diminuiu, e passou a ser patrocinado pelos bens herdados e administrados por seu cunhado.
Em 1959, no quarto ano da faculdade, foi convidado a ser plantonista da Santa Casa da Misericórdia, melhorando sua condição, pois, além de moradia e alimentação tinha uma pequena ajuda de custo.
Em dezembro de 1960 foi aprovado em concurso de plantonista do serviço de Assistência Médica Domiciliar-SAMDU, isso com carteira assinada.
Em junho de 1961, juntamente com colegas de turma, visitaram hospitais em São Paulo, o Hospital A. C. Camargo e no Rio de Janeiro o Hospital dos Servidores do Instituto de Pensões e Aposentadoria do Estado-IPASE, onde deixou curriculum pleiteando uma vaga de residência.
Em janeiro de 1962 recebeu a confirmação dessa vaga de residência médica em Cirurgia Geral, por dois anos. No HSE existia um setor de Cirurgia Pediátrica chefiada pelo pioneiro em cirurgia infantil do Rio de Janeiro Dr. Octávio Vaz., inclusive, tornando se amigos.
Em 1965, solicitou sua transferência em definitivo, para esse serviço, e em 1968 já prestou concurso de título de especialista.
Em 22 de junho de 1968, casou com Regina Cerqueira, com quem teve três filhos.
Sonhava sim, em desenvolver e ampliar a Cirurgia Pediátrica em Fortaleza, pois, um único cirurgião pediátrico no Estado o Dr. Paulo Iran, que se envolvera mais na administração do seu Hospital Walter Telles. Este hospital, então credenciado ao INAMPS, tinha excelente espaço físico. Pela falta de atualização dessa tabela de remuneração, e pela Constituição de 1988, quando findou o INAPS, passando a ser SUS, ele sucumbiu. Hoje duas imponentes torres comerciais, no seu antigo espaço.
Em junho de 1968 recebeu o primeiro convite para montar, o seu sonho, um serviço de cirurgia pediátrica no hospital Luiz de França. Esse hospital era particular, mas com um grande número de leitos, também credenciado ao INAMPS. Foi também o Dr. Luiz França que conseguiu seu ingresso na rede própria do INAMPS, precisamente, no novo Hospital Geral de Fortaleza.
Em maio de 1969, determinadamente, iniciou o serviço de Cirurgia Pediátrica do Hospital Geral de Fortaleza, INAMPS-Ceará. Outro momento de sua determinação, foi em 1976, quando criou outro serviço. Agora, no Hospital Infantil Alberto Sabin, da Secretaria de Saúde do Estado. Temos então, a afirmativa em podermos dizer, ser ele, o PAI da cirurgia Pediátrica no Estado, no serviço público. O criar um serviço, ou ser o “pioneiro” em um procedimento médico, exige muita coragem, conhecimento, e o solucionar os impedimentos, desse processo, pois, a maior palavra, de estimulo que ouvi: “isso num vai dar certo”.
Sua competência técnica, vocação de ensinar, não só criou os serviços, mas aglutinou discípulos, e formou uma legião de novos especialistas. Frequentou, quando ainda no Rio, um hospital especializado em cirurgia do Tórax. Nessa linha de muito aprender, para bem cuidar, os seus pequenos e grande número de pacientes, foi aos Estados Unidos, para mais um aperfeiçoamento.
Luiz era um homem Íntegro, Ético, Honrado e Humano. Pregava que “o conhecimento e ciência não é patrimônio de ninguém”. Luiz foi um professor sem cátedra, um chefe distante da burocracia e um cirurgião muito além do seu centro cirúrgico.
Em 2002, foi eleito para a cadeira 49 da ACM, e que agora tenho a hora de sucedê-lo, tendo a coincidência sermos oficial da reserva do Exército Brasileiro no início dos nossos estudos.
Número acadêmico: 75
Nome: Luís Carvalho de Sousa
Cadeira: 49 (Patrono: Paulo de Mello Machado )
Membro: Titular
Seção: Ciências Aplicadas à Medicina
Posse: 05/01/2002
Nascimento: 06/02/1934
Falecimento: 15/05/2016