Academia Cearense de Medicina

Desde 1978

Paulo Roberto Leitão de Vasconcelos


PAULO ROBERTO LEITÃO DE VASCONCELOS (Cadeira 47)

Janedson Baima Bezerra

Membro titular cadeira 60 da ACM

Paulo Roberto Leitão de Vasconcelos, nascido em Fortaleza-Ceará, em 12 de agosto de 1955, filho do casal Francisco Domingos de Vasconcelos (comerciante) e Francisca Celina Leitão Vasconcelos (do lar).

Fez toda a sua formação escolar, do curso primário ao curso científico, no Colégio Cearense Sagrado Coração, auferindo primorosa educação marista. Ingressou no Curso de Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (FM/UFC) em 1974, graduando-se na Turma de 1979.2. Fluente na língua inglesa, foi professor do Instituto Brasil-Estados Unidos, durante a graduação.

Quando universitário, a convite do Prof. Andrew Schally, endocrinologista e prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia em 1977 e de sua esposa Dra. Ana Maria Cumaru, participou juntamente com o Acad. Ary Ramalho, do estudo com análogos LH-RH em câncer de próstata.

Logo depois da graduação, foi estagiário voluntário da Enfermaria B do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC/UFC), sob orientação do Prof. Haroldo Gondim Juaçaba, em 1980, seguindo-se a formação de Residência Médica em Cirurgia Geral, de 1981 a 1983, no Hospital Geral de Fortaleza (HGF).

Na busca de voos mais elevados, complementou sua formação acadêmica na Universidade de Oxford, Reino Unido, no período de 1983 a 1987, quando e onde fez uma extensão da Residência Médica-cirúrgica e os cursos de Mestrado e Doutorado, no John Radcliffe Hospital. Sua pesquisa experimental foi realizada no Metabolic Research Laboratory do Prof. Hans Krebs, sob orientação de um discípulo de Krebs, Prof. Dermont Williamson. Em agosto de 1987, recebeu o Grau de Doutor em Filosofia da Universidade de Oxford.

Concluída essa formação relatada, retornou a Fortaleza, onde, nos primeiros anos, foi médico voluntário da Enfermaria B do HUWC/UFC, pesquisador do Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), sob orientação do Prof. Manassés Claudino Fonteles, e membro da equipe cirúrgica do Prof. João Evangelista Bezerra Filho, no Hospital Gastroclínica.

Por concurso, adentrou a carreira docente no Departamento de Cirurgia da Universidade Federal do Ceará (UFC) e, em 2012, guindou-se, também por concurso, a Professor Titular em Cirurgia/Nutrologia.

Ele enriquece o seu memorial associativo como membro titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC) e membro honorário do Colégio Real de Cirurgiões do Reino Unido.

Em 1992, foi cofundador do Programa de Pós-graduação em Cirurgia da UFC, a nível de mestrado, sendo seu coordenador de setembro de 1993 a fevereiro de 2015, tendo-o elevado ao nível de doutorado, no ano 2000.

Permaneceu como consultor ad-hoc da CAPES, de 1998 a 2014. É recipiente de bolsa de pesquisador docente do CNPq nível 2. Na graduação em Medicina, coordena o módulo de Nutrologia da FM/UFC.

Na sua biografia acadêmica, constam a publicação de 93 artigos científicos, dois livros e nove capítulos de livros. Como docente-pesquisador, orientou 44 alunos de iniciação científica, 13 doutores e 34 mestres. Detém, ainda, uma patente registrada.

Participou, como membro, do corpo editorial, dos seguintes periódicos: Acta Cirúrgica Brasileira, Revista Brasileira de Nutrição Clínica e Revista da Faculdade de Medicina da UFC, nos anos 2005, 2004 e 2000, respectivamente. Em 2013, foi membro do comitê de assessoramento da Comissão de aperfeiçoamento permanente do ensino superior.

Em 22/09/2017, foi empossado na Academia Cearense de Medicina (ACM) como ocupante da cadeira 47, patroneada pelo Dr. Livino Virgínio Pinheiro, sendo saudado pelo Acad. Janedson Baima Bezerra.

Em 1980, casou-se com a Sra. Dione Maria Cavalcante de Vasconcelos, recebendo como fruto desse matrimônio quatro filhos (Paulo Roberto, Raquel, Marcelo e Gustavo) e cinco netos (Isabele, Paulo Roberto Filho, Lucas, Vitória e Marcelo Filho). O casal montou e gerenciou, por muitos anos, a empresa Nutrimed que prestou relevantes serviços ao suporte nutricional de pacientes cirúrgicos.

Paulo Roberto Leitão de Vasconcelos é enófilo de formação, deleite e predileção, praticando como hobby o canto lírico, com forte e determinada pretensão a tenor amador, segundo a tessitura das suas características vocais. Passeia pela aviação como curioso e observador.

Cargos, funções e reconhecimentos

INFORMAÇÕES DO ACADÊMICO

Número acadêmico: 120

Cadeira: 47 (Patrono: Livino Virgínio Pinheiro)

Membro: Titular

Seção: Ciências Aplicadas à Medicina

Posse: 22/09/2017

Nascimento: 12/08/1955