ARY DA SILVA RAMALHO (Cadeira 45)
Paulo Henrique de Moura Reis
Membro Titular da cadeira 58 da ACM
De tradicional família russana, Ary da Silva Ramalho nasceu em Beberibe, em 10 de junho de 1935, sendo o terceiro de oito filhos do casal Pedro da Silva Ramalho e Edésia de Queiroz Ramalho.
Vivenciou os primeiros anos da infância em Beberibe. Em 1937, a família mudou-se para Fortaleza. Cursou o ensino primário e o início do ginasial no Colégio Marista Sagrado Coração. Transferido para o Colégio Castelo, concluiu o científico em 1953. Em 1955 habilitou-se como piloto civil pelo Aeroclube do Ceará e tornou-se piloto da reserva da Força Aérea Brasileira.
O Dr. Joaquim Santiago, primo paterno, médico em Russas, foi sua inspiração para a escolha da profissão. Ingressou na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (FM-UFC) em 1956.
Decidido por uma especialidade cirúrgica, passou a frequentar o Serviço de Cancerologia da Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza (SCMF), chefiado pelo Prof. Haroldo Juaçaba. Estagiou como interno-plantonista na Maternidade Dr. João Moreira, sob a orientação dos doutores José Carlos Ribeiro e José Anastácio Magalhães. Concluiu o curso de medicina em 1961.
Optou por urologia. Contou com a orientação e apoio do Prof. Wilson Jucá. Com bolsa de estudo pela Fundação Júlio de Alencar Pinto, e através do convênio da UFC e Universidade de São Paulo (USP), tornou-se Residente de Urologia no Hospital das Clínicas da USP, serviço chefiado pelo Prof. Geraldo Campos Freire e sob orientação do Prof. Gilberto Menezes de Góes, em 1962/63.
Retorna a Fortaleza em janeiro de 1964 e inicia uma brilhante e produtiva vida profissional. Instala consultório e realiza cirurgias na Casa de Saúde São Raimundo. Transfere-se por convite dos professores Paulo Marcelo Martins Rodrigues e Antônio Lacerda Machado para o Instituto de Clínicas. Ainda no mesmo ano, convidado pelo Prof. José Oswaldo Soares, torna-se Professor Auxiliar de Ensino da FM-UFC e médico assistente do Serviço de Urologia da SCMF.
Contratado em 1966 como Médico Adjudicado do IAPC, depois INPS.
Instado pelo Prof. Paulo Machado, presidente do INPS, criou em 1968 o Serviço de Urologia do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), tendo convidado para esta façanha os doutores Antônio Mota Pontes e Fernando Vasconcelos Pombo. Em 1974 foi um dos protagonistas da criação da Residência Médica em Urologia do HGF.
O espírito inquieto e o vínculo com o Dr. José Edson Pontes, levou-o a estagiar em 1974 no Serviço de Urologia da Wayne State University (USA).
Após pleitear e conseguir bolsa da CAPES, por um ano, 1979/80, aperfeiçoou-se no Serviço de Urologia Pediátrica do Alder Hey Children´s Hospital em Liverpool, na Inglaterra, sob a orientação do Dr. Herbert Johnson. Também frequentava o Serviço de Urologia no Broadgreen Hospital, chefiado pelo Prof. James Gow, onde adquiriu o domínio da ressecção endoscópica da próstata e de outras práticas endourológicas. No retorno a Fortaleza, instala a enfermaria de urologia pediátrica no HGF.
Por convite do Prof. Andrew Schally, endocrinologista e prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia em 1977 e de sua esposa Dra. Ana Maria Cumaru, participou do estudo com análogos LH-RH em câncer de próstata. Entre as publicações resultantes deste trabalho foi coautor, juntamente com o professor e membro titular da ACM Paulo Leitão de Vasconcelos, do paper Clearance of lung metastases of prostate cancer after reatment with LH-RH, publicado no Lancet 4-1984.
É membro fundador da SBU-CE e foi seu presidente no biênio 1976/77; foi tesoureiro dos XIX e XXVIII Congressos Brasileiros de Urologia; é Membro Titular da Sociedade Brasileira e Internacional de Urologia. Aposentou-se como Professor Adjunto IV da FM-UFC em 2001.
O seu patrimônio afetivo é tão brilhante e feliz quanto sua vida profissional. Casado com a professora, musicóloga e pesquisadora Elba Braga Ramalho, professora titular da UECE, com quem teve três filhos: César, Cristina e Leonardo; é avô de cinco netos: Teresa, Maria Raquel Matias, Davi e Rafaela.
Tomou posse na ACM ocupando a cadeira 45 em 4 de fevereiro de 2000.
Elaborada com base em:
CHAVES, José Maria. Médicos de 1961:Uma Turma Proficiente. Fortaleza: Expressão Gráfica, 2014
PONTES, Antonio Mota. História Documental da Urologia do Ceará. Fortaleza: Expressão Gráfica, 2014.
Número acadêmico: 71
Nome: Ary da Silva Ramalho
Cadeira: 45 (Patrono: José Pontes Neto)
Membro: Titular
Seção: Ciências Aplicadas à Medicina
Posse: 04/02/2000
Nascimento: 10/06/1935