Academia Cearense de Medicina

Desde 1978

Maria Helena da Silva Pitombeira


MARIA HELENA DA SILVA PITOMBEIRA (Cadeira 41)

Oswaldo Augusto Gutiérrez Adrianzén

Membro titular da Cadeira 23 da ACM

Maria Helena da Silva Pitombeira, filha de Manoel Ferreira da Silva e Beatriz da Silva Pitombeira, nasceu em 24 de agosto de 1937, em Russas, no Estado do Ceará. É a quinta de 11 filhos do casal. Iniciou o curso primário no Ginásio Coração Imaculado de Maria, na sua cidade natal, dando-lhe prosseguimento no Instituto Waldemar Falcão, em Fortaleza. Nessa cidade, estudou no Ginásio Farias Brito e no Instituto de Educação Justiniano de Serpa e cursou o então chamado “científico” no Colégio Estadual do Ceará.

Ingressou na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC) em 1958, colando grau no dia 16 de dezembro de 1963. Foi estagiária do Instituto de Medicina Preventiva, vinculada à área de Doenças Infecciosas da Faculdade de Medicina da UFC. Realizou Curso de Especialização e Aperfeiçoamento em Hematologia no Hospital de Clínicas da Universidade de São Paulo. Trabalhou por dez anos no Instituto de Ciências do Mar, como pesquisadora em Hematologia Comparada.

Cumpriu Doutorado no Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo e Pós-Doutorado, em 1977, no Hôpital Saint-Louis, de Paris, como bolsista do governo francês, obtendo o título d’Assistant Etranger de la Faculté de Médicine de Paris Lariboisiére-Saint Louis, de l’Université Paris VII. Em 1983, estagiou no Hôpital Henri Mondor de l’Université Paris-Est, Créteil-Val-de-Marne. Foi Professora Visitante, como bolsista da CAPES, no Serviço de Hematologia do Hospital das Clínicas de Porto Alegre da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Estagiou no Serviço de Hematologia da Universidade Mc-Master, em Hamilton, no Canadá.

Foi hematologista do quadro permanente da UFC, lotada no Hospital das Clínicas, e professora assistente, por concurso público, do Departamento de Medicina Clínica da Faculdade de Medicina da UFC, sendo promovida a professora adjunta, em 1973, e professora titular de Clínica Médica, por concurso público, em 1980. Foi Chefe do Laboratório Central do Hospital das Clínicas da UFC. Dedicando-se prioritariamente à especialidade de Hematologia, foi consultora do CNPq nessa área, de 1985 a 1997, e Chefe da Divisão de Hematologia do HEMOCE, de 1986 a 1987. Implantou o Curso de Mestrado em Clínica Médica do Departamento de Medicina Clínica e o coordenou em 1994 e 1995. No setor de administração universitária da UFC, exerceu a chefia do Departamento de Medicina Clínica do Centro de Ciências da Saúde, de 1994 a 1995, foi Pró-Reitora de Graduação, no período de 1995 a 1997 e Vice-Reitora, de 1998 a 1999, tendo sido Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, de 2000 a 2004. Coordenou, ainda, o Curso de Especialização em Hematologia e Hemoterapia do Departamento de Medicina Clínica da Faculdade de Medicina. Foi Membro nato do Conselho Universitário e do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da mesma universidade. Recebeu o título de Professora Emérita da UFC, em 2012. Participou do Projeto de Apoio ao Professor Aposentado-PROPAP, da UFC, e continuou seu trabalho de pesquisa e assistência junto ao Serviço de Hematologia do Hospital Universitário Walter Cantídio da UFC.

Durante sua vida universitária, participou de inúmeros cursos de extensão e realizou atividades didáticas extracurriculares, assim como tomou parte de cinquenta e uma bancas examinadoras em nível de Mestrado e de Doutorado e em uma centena de bancas de Comissões Julgadoras de concurso público, sendo vinte e uma delas para Professor Titular. Foi orientadora de monografias de Iniciação Científica e Especialização, de dissertações de Mestrado e teses de Doutorado. Apresentou cento e quarenta e seis trabalhos em congressos, vários como conferencista. Publicou sessenta e dois artigos científicos em periódicos nacionais e internacionais e cinco capítulos de livro na sua especialidade. Organizou e presidiu o XVIII Congresso Brasileiro de Hematologia e Hemoterapia.

Em sua brilhante trajetória na carreira médica e universitária, recebeu, merecidamente, vinte e uma homenagens acadêmicas.

Biografia baseada em:

BESSA, Hélio. Acadêmico Hélio Bessa saudando os Novos Membros Titulares. Anais – Academia Cearense de Medicina. v. 9, ano 9, 2001. p. 149-153.

 

Cargos, funções e reconhecimentos

INFORMAÇÕES DO ACADÊMICO

Número acadêmico: 67

Cadeira: 41 (Patrono: Adalberto Studart Filho)

Membro: Titular

Seção: Cirurgia

Posse: 14/05/1999

Nascimento: 24/08/1937