Academia Cearense de Medicina

Desde 1978

Francisco Sálvio Cavalcante Pinto


Francisco Sálvio Cavalcante Pinto (Cadeira 40)

Ary da Silva Ramalho

Membro Titular da Cadeira 45 da ACM

Nascido na cidade de Ipu, em 1959, é filho do Desembargador Plínio Ramos Pinto e de D. Laurelice Cavalcante Pinto. Em tenra idade, a família transferiu-se para Fortaleza, quando Sálvio inicia o aprendizado das primeiras letras, com a educadora Julinha Quixadá, no Externato Coração Eucarístico. Mais adiante, fez seus estudos de ensino fundamental e médio no Colégio São João.

Ingressou na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC) em 1977 graduando-se em 1982. Durante a vida acadêmica foi estagiário do Serviço de Oncologia da Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza, por cinco anos, local onde despertou o interesse e a paixão pela Cirurgia Oncológica e a Oncologia.

Fez Residência Médica em Cirurgia Oncológica no Hospital A.C. Camargo, em São Paulo-SP, durante três anos. Convidado pelo Prof. Fernando Gentil, seu antigo preceptor e Chefe do Departamento de Cirurgia Pélvica do Hospital A. C. Camargo, integrou sua equipe como staff, por dois anos. Nesse período, publicou vários trabalhos sobre Câncer Urológico em periódicos nacionais e internacionais. Em 1989, realizou estágio em Cirurgia Oncológica no National Cancer Center do Japão (sob a orientação do Prof. Keichi Maruyama), e em Câncer Urológico no Memorial Sloan-Kettering Cancer Center (Nova York), sob a orientação do Prof. Willet Whitmore Jr., uma das maiores autoridades em câncer urológico do mundo.

Retornando a Fortaleza, trabalhou no Serviço de Oncologia da Santa Casa da Misericórdia e no Instituto do Câncer do Ceará. Posteriormente, ingressou no Serviço de Urologia do Hospital Geral de Fortaleza. É pioneiro na realização de vários procedimentos urológicos no Ceará, como prostatectomia radical retro-púbica, cistectomia radical com bexiga ortotópica, além de outras inovações em cirurgia oncológica e oncologia geral.

A formação acadêmica do Dr. Sálvio se destaca com o Mestrado em Cirurgia pelo Departamento de Cirurgia da UFC, com o trabalho: “Estudo comparativo das alterações metabólicas induzidas por hiperplasia benigna da próstata versus adenocarcinoma prostático em humanos” (1996); e com o Doutorado em Oncologia Urológica, pela Universidade São Paulo, com a tese intitulada “Correlação clínico-patológica da expressão proteica do complexo CD44/ERM no carcinoma de próstata” (2010).

Exerceu várias atividades acadêmicas, tais como: Preceptor da Residência médica no Hospital A. C. Camargo e no Hospital Heliópolis, em São Paulo (1986-1987); Professor de Oncologia da Faculdade de Medicina de Mogi das Cruzes (SP, em 1986); Professor Convidado de Urologia da Faculdade de Medicina da UFC (1994); Preceptor da Residência Médica em Cirurgia Geral da Casa de Saúde São Raimundo; e de Urologia, no Hospital Geral de Fortaleza; Chefe do Setor de Pélvis do Serviço de Oncologia da Santa Casa de Fortaleza (1992); Chefe do Serviço de Urologia do Hospital Geral de Fortaleza (2001-2004).

Fundou o Serviço de Oncologia do Hospital Geral de Fortaleza (HGF); e foi médico do Instituto do Câncer do Ceará e do Instituto Dr. José Frota.

Em atividades associativas, foi Vice-Presidente da Associação Médica Brasileira (1995-97, 1997-99); Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Cancerologia (1995-98); Presidente da Sociedade Cearense de Cancerologia (1991-93, 1993-95, 1995-97); Presidente da Sociedade Brasileira de Urologia - Secção Ceará (2008-2009).

É membro titular de várias associações médicas, tais como: Sociedade Brasileira de Urologia; Sociedade Brasileira de Cancerologia; Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica; Colégio Brasileiro de Cirurgiões; Confederação Americana de Urologia; American Urological Association; American Cancer Society; Sociedade Internacional de Urologia; Sociedade Americana de Endourologia; Sociedade Americana de Câncer Urológico e Sociedade Urológica de Cirurgia Robótica. Atualmente, é uro-oncologista do HGF e tem clínica particular.

Em todos esses anos de atividade médico-cirúrgica, o Dr. Sálvio Pinto acumulou experiência na realização de mais de duas mil prostatectomias radicais retro-púbicas, o que lhe confere um papel relevante na urologia brasileira.

É casado com a sra. Leyla Maria Joffily Bezerra Pinto, com quem tem 3 filhos: Plínio e Pedro Jorge (ambos médicos) e Sálvio (estudante).

 

*Biografia baseada em:

RAMALHO, Ary da Silva. Saudação aos Acadêmicos Francisco Eleutério e Salvio Pinto. Anais – Academia Cearense de Medicina. v. 17, ano 17, 2017. p. 251-255.

Cargos, funções e reconhecimentos

INFORMAÇÕES DO ACADÊMICO

Número acadêmico: 112

Cadeira: 40 (Patrono: João da Rocha Moreira )

Membro: Titular

Seção: Ciências Aplicadas à Medicina

Posse: 24/07/2015

Nascimento: 26/06/1959