Francisco Sálvio Cavalcante Pinto (Cadeira 40)
Ary da Silva Ramalho
Membro Titular da Cadeira 45 da ACM
Nascido na cidade de Ipu, em 1959, é filho do Desembargador Plínio Ramos Pinto e de D. Laurelice Cavalcante Pinto. Em tenra idade, a família transferiu-se para Fortaleza, quando Sálvio inicia o aprendizado das primeiras letras, com a educadora Julinha Quixadá, no Externato Coração Eucarístico. Mais adiante, fez seus estudos de ensino fundamental e médio no Colégio São João.
Ingressou na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC) em 1977 graduando-se em 1982. Durante a vida acadêmica foi estagiário do Serviço de Oncologia da Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza, por cinco anos, local onde despertou o interesse e a paixão pela Cirurgia Oncológica e a Oncologia.
Fez Residência Médica em Cirurgia Oncológica no Hospital A.C. Camargo, em São Paulo-SP, durante três anos. Convidado pelo Prof. Fernando Gentil, seu antigo preceptor e Chefe do Departamento de Cirurgia Pélvica do Hospital A. C. Camargo, integrou sua equipe como staff, por dois anos. Nesse período, publicou vários trabalhos sobre Câncer Urológico em periódicos nacionais e internacionais. Em 1989, realizou estágio em Cirurgia Oncológica no National Cancer Center do Japão (sob a orientação do Prof. Keichi Maruyama), e em Câncer Urológico no Memorial Sloan-Kettering Cancer Center (Nova York), sob a orientação do Prof. Willet Whitmore Jr., uma das maiores autoridades em câncer urológico do mundo.
Retornando a Fortaleza, trabalhou no Serviço de Oncologia da Santa Casa da Misericórdia e no Instituto do Câncer do Ceará. Posteriormente, ingressou no Serviço de Urologia do Hospital Geral de Fortaleza. É pioneiro na realização de vários procedimentos urológicos no Ceará, como prostatectomia radical retro-púbica, cistectomia radical com bexiga ortotópica, além de outras inovações em cirurgia oncológica e oncologia geral.
A formação acadêmica do Dr. Sálvio se destaca com o Mestrado em Cirurgia pelo Departamento de Cirurgia da UFC, com o trabalho: “Estudo comparativo das alterações metabólicas induzidas por hiperplasia benigna da próstata versus adenocarcinoma prostático em humanos” (1996); e com o Doutorado em Oncologia Urológica, pela Universidade São Paulo, com a tese intitulada “Correlação clínico-patológica da expressão proteica do complexo CD44/ERM no carcinoma de próstata” (2010).
Exerceu várias atividades acadêmicas, tais como: Preceptor da Residência médica no Hospital A. C. Camargo e no Hospital Heliópolis, em São Paulo (1986-1987); Professor de Oncologia da Faculdade de Medicina de Mogi das Cruzes (SP, em 1986); Professor Convidado de Urologia da Faculdade de Medicina da UFC (1994); Preceptor da Residência Médica em Cirurgia Geral da Casa de Saúde São Raimundo; e de Urologia, no Hospital Geral de Fortaleza; Chefe do Setor de Pélvis do Serviço de Oncologia da Santa Casa de Fortaleza (1992); Chefe do Serviço de Urologia do Hospital Geral de Fortaleza (2001-2004).
Fundou o Serviço de Oncologia do Hospital Geral de Fortaleza (HGF); e foi médico do Instituto do Câncer do Ceará e do Instituto Dr. José Frota.
Em atividades associativas, foi Vice-Presidente da Associação Médica Brasileira (1995-97, 1997-99); Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Cancerologia (1995-98); Presidente da Sociedade Cearense de Cancerologia (1991-93, 1993-95, 1995-97); Presidente da Sociedade Brasileira de Urologia - Secção Ceará (2008-2009).
É membro titular de várias associações médicas, tais como: Sociedade Brasileira de Urologia; Sociedade Brasileira de Cancerologia; Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica; Colégio Brasileiro de Cirurgiões; Confederação Americana de Urologia; American Urological Association; American Cancer Society; Sociedade Internacional de Urologia; Sociedade Americana de Endourologia; Sociedade Americana de Câncer Urológico e Sociedade Urológica de Cirurgia Robótica. Atualmente, é uro-oncologista do HGF e tem clínica particular.
Em todos esses anos de atividade médico-cirúrgica, o Dr. Sálvio Pinto acumulou experiência na realização de mais de duas mil prostatectomias radicais retro-púbicas, o que lhe confere um papel relevante na urologia brasileira.
É casado com a sra. Leyla Maria Joffily Bezerra Pinto, com quem tem 3 filhos: Plínio e Pedro Jorge (ambos médicos) e Sálvio (estudante).
*Biografia baseada em:
RAMALHO, Ary da Silva. Saudação aos Acadêmicos Francisco Eleutério e Salvio Pinto. Anais – Academia Cearense de Medicina. v. 17, ano 17, 2017. p. 251-255.
Número acadêmico: 112
Cadeira: 40 (Patrono: João da Rocha Moreira )
Membro: Titular
Seção: Ciências Aplicadas à Medicina
Posse: 24/07/2015
Nascimento: 26/06/1959