Academia Cearense de Medicina

Desde 1978

Heládio Feitosa de Castro


HELÁDIO FEITOSA DE CASTRO (Cadeira: 40)

Sérgio Gomes de Matos

Membro Titular da cadeira 52 da ACM

Heládio Feitosa de Castro nasceu na Fazenda Barra, na cidade de Tauá-CE, em 8 de abril de 1919. Foi um dos três filhos do casal Eufrásio Alves Feitosa e Eufrásia Feitosa e Castro.

Foi alfabetizado aos 9 anos de idade, na Fazenda Canaan também em Tauá, pelo Professor Pedro Alves Feitosa Ferro e, posteriormente, mandado em 1929 para a escola do Professor Luís Soares. Em março de 1932, foi matriculado no Curso de Admissão do Ginásio do Crato, onde cursou até a 3ª série do Ginasial. O Dr. Heládio Feitosa chegou a ser regente de classe nessa Instituição, uma espécie de inspetor de alunos. Mudou-se para Fortaleza e concluiu o curso ginasial em 1937 no Colégio Castelo Branco, lá foi secretário da Revista Terra da Luz e orador do Grêmio Literário Machado de Assis, denotando sua tendência para a literatura. Em 13 de março de 1938, aportou na Bahia. Foi lá que concluiu o curso pré-médico no Ginásio da Bahia em 1939.

Em 1940, foi aprovado no exame vestibular e ingressou no Curso de Medicina da Faculdade da Bahia, onde colou grau em 19 de dezembro de 1945. Foi interno do Serviço de Clínica Médica do Hospital Santa Isabel e do Ambulatório de Cardiologia Silva Lima durante todo o ano de 1946, ambos sob a direção do Professor Adriano de Azevedo Pondé. Durante a vida acadêmica, foi por duas vezes representante do corpo discente da Faculdade de Medicina.

Fez curso de Oficial da Reserva do Exército no CPOR da 6ª Região Militar da Bahia. Curso esse que teve três anos de duração. Foi convocado para estágio de instrução, tendo servido na 6ª Cia. do Batalhão sediada em Feira de Santana. Foi desconvocado em 1944, quando chegava ao fim a Segunda Guerra Mundial.

Em 1947, depois de ter feito as especialidades de Cardiologia e Clínica Médica, abriu consultório em Fortaleza, onde clinicou por muitos anos. A convite do Professor Artur Enéas Vieira colaborou, na qualidade de Assistente, desde a 1ª turma da Faculdade de Medicina do Ceará como Professor de Clínica Propedêutica Médica. Foi Presidente da Sociedade dos Assistentes da Faculdade de Medicina, Secretário do Departamento de Medicina Clínica da Faculdade, Coordenador de Estudos de Problemas Brasileiros do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Ceará. Foi ainda Presidente da Banca Examinadora do Concurso de Radiologia para Livre Docente da Faculdade. Teve ampla participação em congressos médicos, conferências, entre outros.

Como sócio do Centro Médico Cearense, foi eleito Membro da Comissão de União e Defesa da Classe, e Membro do Conselho Regional de Medicina. Como médico católico, foi Presidente da Sociedade Médica São Lucas.

Dr. Heládio Feitosa foi médico do Instituto de Previdência do Estado do Ceará (IPEC), onde exerceu as seguintes funções: Presidente da Junta Médica Mista do Estado, depois Serviço de Inspeção de Saúde; Presidente do Grupo de Trabalho de Auxílio Hospitalar; Diretor do Departamento Médico-Odontológico – onde respondeu pela presidência do Instituto em dois governos – e, por fim, foi designado Presidente Interino no Governo Gonzaga Mota.

Tinha grande apreço pela literatura. Como escritor, publicou os seguintes livros: Sombras do Tempo, Reflexões do Entardecer, Conceitos e Confrontos, Cantigas do Coração e Miscelânea. Foi Membro da Academia Cearense de Retórica (da qual foi 2º Secretário) e da União Brasileira de Trovadores – Secção Ceará.

Foi distinguido com inúmeras homenagens, dentre elas: Medalha Jurandir Picanço e Medalha da Integração Nacional da Ciência e da Saúde.

Tomou posse da Cadeira de número 40, cujo patrono é Antônio Justa, na condição de Membro Titular da Academia Cearense de Medicina em 15 de setembro de 1989.

Aos 90 anos, em 17 de junho de 2009, veio a falecer em Fortaleza. Deixou como viúva a Sra. Maria Estela de Aguiar Feitosa e Castro e os seguintes filhos: Heládio Filho (Médico), Hélvia (Médica), Heraldo (Engenheiro Civil), Helga (Terapeuta Ocupacional) e Helena (Fisioterapeuta).

Biografia baseada em:

BESSA, Raimundo Hélio Cirino. Discurso saudando os Novos Acadêmicos Titulares da Academia Cearense de Medicina – Glaura Ferrer Dias Martins, Eduardo Régis Jucá e Heládio Feitosa e Castro. Anais – Academia Cearense de Medicina. v. 5, ano 5, 1995. p. 63-67.

            . Homenagem Póstuma aos Acadêmicos Jorge Romcy, Silas Mumguba, Heládio Feitosa e José Gerardo Ponte. Anais – Academia Cearense de Medicina. v. 14, ano 14, 2010. p. 229-233.

CASTRO, Heládio Feitosa e. Memória Auto-biográfica. Fortaleza: [s.n.], 1987. 6f.

PINHEIRO, Geraldo. Discurso do Acad. Geraldo Pinheiro ao tomar Posse na Cadeira 40 da Academia Cearense de Medicina. Anais – Academia Cearense de Medicina. v. 6, ano 6, 1995. p. 119-125.

PINTO, Francisco Salvio Cavalcante. Discurso de Posse. Anais – Academia Cearense de Medicina. v. 17, ano 17, 2017. p. 263-270.

 

Cargos, funções e reconhecimentos

INFORMAÇÕES DO ACADÊMICO

Número acadêmico: 45

Cadeira: 40 (Patrono: João da Rocha Moreira )

Membro: Titulares Honoráveis

Seção: Cirurgia

Posse: 15/09/1989

Nascimento: 08/04/1919

Falecimento: 15/06/2009