Academia Cearense de Medicina

Desde 1978

José Galba Araújo


JOSÉ GALBA ARAÚJO (Cadeira 40)

Francisco José Costa Eleutério

Membro Titular da Cadeira 16 da ACM

José Galba Araújo nasceu no dia 31 de maio de 1917, no município de Sobral, no interior do Ceará. Seus pais foram Leocádio Araújo Junior e Joaquina Bastos Araújo. O petiz José Galba enfrentou os estudos básicos em sua cidade natal, daí migrando para a capital do estado, Fortaleza, onde concluiu o curso secundário no Colégio Cearense dos Irmãos Maristas.

José Galba Araújo ingressou na Faculdade de Medicina da tradicional e pioneira Universidade da Bahia em 1936, graduando-se no ano de 1941, quando estagiou na Maternidade Climério de Oliveira. Sua pós-graduação tomou lugar nos Estados Unidos da América, no Illinois Central Hospital de Chicago (1942), no American Legions Hospital Battle Creek em Michigan (1943) e no Lake Forest Hospital em Illinois (1944).

O Dr. José Galba Araújo consorciou-se com a Sra. Alice Lorene Wilkinson Dailey, tendo o casal gerado seis filhos: Terry, Beatriz, Carla, Cecília, Leocádio e Galba Filho.

De volta ao Ceará, o Dr. José Galba Araújo participou ativamente de diversos movimentos da classe médica, sendo um dos precursores da Faculdade de Medicina, posteriormente, incorporada à Universidade Federal do Ceará em 1954. Tornou-se Professor Assistente e, em seguida, Catedrático em Clínica Obstétrica, até sua aposentadoria em 1985 na dita faculdade de medicina.

O Dr. José Galba Araújo atuou como Diretor da Maternidade Dr. João Moreira, em Fortaleza (1945–1960). Em 23 de fevereiro de 1928 a Maternidade Dr. João Moreira instalou-se junto à Casa de Saúde Dr. César Cals, na Praça da Lagoinha, no centro da capital cearense. Ali foi um celeiro de grandes tocólogos que fizeram história na medicina cearense.

O Dr. José Galba Araújo foi Presidente do Centro Médico Cearense (1959 – 1960). Galgou, com mérito, o posto de primeiro Diretor da Maternidade Escola Assis Chateaubriand, hospital inaugurado em Fortaleza pelos Diários e Rádios Associados e entregue à UFC em 1963. Neste exemplar nosocômio, com a ajuda de dedicados mestres, construiu uma incubadora de onde saiu uma infinidade de parteiras leigas e grandes toco-ginecologistas.

O Dr. José Galba Araújo presidiu a Sociedade Cearense de Ginecologia e Obstetrícia no biênio de 1973–1974.

O Dr. José Galba Araújo torna-se com justiça e mérito, Membro da Academia Cearense de Medicina, na Cadeira 40, patroneada pelo Dr. João da Rocha Moreira. Seu sucessor e contemporâneo na Faculdade de Medicina da Bahia foi o Dr. Heládio Feitosa e Castro.

No âmbito da medicina privada, o Dr. Galba apresentou-se como um de seus maiores destaques durante décadas, e através de suas hábeis mãos milhares de vidas adentraram neste mundo. Como gestor na área pública, o Professor Galba prestou relevantes serviços a toda comunidade cearense. Criou o projeto definitivo de Assistência ao Parto Humanizado. Implantou um pioneiro trabalho de extensão acadêmica de Saúde Comunitária no âmbito de populações rurais com o auxílio de médicos e para-médicos, que se tornou referência para o resto do mundo. Em 1975, o Professor Galba Araújo criou o Programa de Assistência Materno-Infantil que se tornou um dos principais projetos de extensão acadêmica de Saúde da Universidade Federal do Ceará. O programa funcionava com o amparo de agentes formais e não formais de saúde, contando ainda, com a significativa participação da Fundação Kellog e do Projeto Hope. O Dr. Galba Araújo criou inúmeras “Casas de Parto” em várias comunidades no interior do Ceará, onde manteve cursos de treinamentos de parteiras, difundindo, desse modo, as salutares boas práticas de assistência ao parto.

O Professor José Galba Araújo exerceu cargo de Consultoria na Área de Saúde Reprodutiva junto a órgãos internacionais como, OMS (Organização Mundial de Saúde), OPAS (Organização Pan-Americana de Saúde), USAIDS (Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional).

O nobre Professor José Galba Araújo partiu para o mundo superior no dia 6 de abril de 1985, promovendo uma imensa lacuna nos meios acadêmicos e sociais de nossa terra, tendo plasmado, contudo, um conceito ímpar de um ser humano ungido de excepcional caráter, um notável cientista e um dos mais destacados mestres na arte de partejar.

*Biografia baseada em:

CASTRO, Heládio Feitosa e. Discurso do Acad. Heládio Feitosa e Castro ao tomar Posse na Cadeira 40 da Academia Cearense de Medicina. Anais – Academia Cearense de Medicina. v. 5, ano 5, 1995. p. 79-82.

PINHEIRO, Geraldo. Discurso do Acad. Geraldo Pinheiro ao tomar Posse na Cadeira 40 da Academia Cearense de Medicina. Anais – Academia Cearense de Medicina. v. 6, ano 6, 1995. p. 119-125.

PINTO, Francisco Salvio Cavalcante. Discurso de Posse. Anais – Academia Cearense de Medicina. v. 17, ano 17, 2017. p. 263-270.

 

Cargos, funções e reconhecimentos

INFORMAÇÕES DO ACADÊMICO

Número acadêmico: 35

Cadeira: 40 (Patrono: João da Rocha Moreira )

Membro: Titular

Seção: Ciências Aplicadas à Medicina

Posse: 10/03/1982

Nascimento: 31/05/1917

Falecimento: 06/04/1985