Academia Cearense de Medicina

Desde 1978

Thomaz Correia Aragão


THOMAZ CORRÊA ARAGÃO(Cadeira 52)

José Eduilton Girão

Membro titular da cadeira 39 da ACM

Thomaz Corrêa Aragão nasceu em Ipu/CE, em 16/08/1910, sendo filho de Auton Aragão e Adalgisa Corrêa Aragão. Iniciou os estudos aos seis anos de idade na sua cidade natal, com professores particulares, concluindo o curso primário em Crateús-CE, dali seguindo para Fortaleza, onde fez o curso secundário no Colégio Cearense Sagrado Coração, nos anos de 1924 a 1929.

Em sequência, foi para o Rio de Janeiro, tendo sido graduado na Faculdade de Medicina da Universidade do Brasil. Durante a fase de estudante universitário, estagiou com o grande Professor Miguel Couto, na Sétima Enfermaria da Santa Casa de Misericórdia.

De retorno ao Ceará, instalou-se em Sobral, onde foi um dos mais notáveis clínicos do Estado, seja em consultório particular, assim como na Santa Casa de Misericórdia, instituição onde foi Chefe da Clínica Médica. Clinicou, também com dedicação, competência e ética humanitária, para os segurados do Instituto de Aposentadoria e Pensão dos Bancários e Instituto de Aposentadoria e Pensão dos Industriários, além ter laborado na Legião Brasileira de Assistência – LBA e no Departamento Nacional de Endemias Rurais.

Posteriormente, passou a dedicar-se com prioridade ao estudo do calazar e ao tratamento dos pacientes acometidos daquela insidiosa endemia. Nessa nobre missão, contou com a importante participação do Professor Joaquim Eduardo de Alencar e da sua equipe, bem assim do Farmacêutico Pedro Aurélio Mendes Carneiro, trabalho que lhes valeu citaçãos em todas as publicações médicas a respeito daquele assunto.

Na trilha da sua grande atuação científica, cabem ser citadas algumas participações e publicações: 3ª Reunião de Saúde do Estado, em Fortaleza, em face de um surto de Leishmaniose Visceral na Zona Norte do Ceará, em 1953; Tratamento da Leishmaniose Visceral em Sobral - CE, em coautoria com Joaquim Eduardo de Alencar; Calazar Canino – Contribuição para o Estudo da Epidemiologia do Calazar no Brasil – em coautoria com Dr. Joaquim Eduardo de Alencar –1959. Leishmaniose Visceral no Brasil, em coautoria com Dr. Leônidas de Mello Deane; Estudos sobre Reservatórios e Transmissores, realizados no Estado do Ceará, edição do Serviço Nacional de Educação Sanitária – Rio de Janeiro Brasil: Leishmaniose Visceral (Calazar) – Tese do Prof. José Rodrigues da Silva, editada pelo Serviço Nacional de Educação Sanitária – Rio de Janeiro 1957. Participou igualmente de: Curso de Hepatopatias – IV Congresso Brasileiro de Gastrenterologia de Fortaleza - CE; XXIX Congresso Brasileiro de Cardiologia, Fortaleza - CE; IX Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. Fortaleza – 1971; XX Jornada de Ginecologia e Obstetrícia; VIII Congresso Nordestino de Ginecologia e Obstetrícia – Fortaleza- CE e Curso “Distúrbios Menstruais”.

Foi autor de capítulo do tratado “Parasitologia Médica” do Prof. Samuel Bransley Pessoa Teve grande participação em congressos e outros eventos científicos na área médica, como: III Congresso da Associação Médica Brasileira, em Fortaleza.

Da sua participação associativa, citam-se, dentre outros: Membro fundador da Academia Sobralense de Estudos e Letras, ocupando a Cadeira 39 e Membro do Centro Médico Cearense (CMC), atual Associação Médica Cearense (AMC). Foi alvo de importantes e merecidas homenagens, das quais citam-se: Medalha Cultural Gaspar Viana, pelo Ministério da Saúde; Medalha Visconde de Saboya e Diploma de Honra ao Mérito pelo Rotary Club de Sobral. Com todo o merecimento é o Patrono da Cadeira 30 da Academia Ipuense de Letras Ciências e Artes. Mercê, igualmente, do muito que propiciou à saúde da população cearense, Dr. Thomaz empresta seu nome a várias entidades de saúde, em Sobra e em Ipu.

Não obstante residir em Sobral, frequentava com assiduidade as atividades da ACM, onde teve importantes participações.

Ainda lúcido, o Acadêmico Thomaz Corrêa Aragão veio a falecer em Sobral, em 13/10/1998.

Biografia baseada em:

GIRÃO, José Eduilton. Discurso do Acad. José Eduilton Girão ao tomar Posse na Cadeira 39 na Academia Cearense de Medicina. Anais – Academia Cearense de Medicina. v. 7, ano 7, 1998. p. 149-156.

GIRÃO, José Eduilton. Clínica Médica no Ceará: passado & presente. 2.ed. Fortaleza: Expressão Gráfica, 2017.

Cargos, funções e reconhecimentos

INFORMAÇÕES DO ACADÊMICO

Número acadêmico: 33

Membro: Titular

Seção: Medicina

Posse: 10/03/1982

Nascimento: 16/08/1910

Falecimento: 13/10/1998